Realidade Virtual e Educação: Um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.726Palabras clave:
Realidade virtual, Cardboard, EducaçãoResumen
Atualmente, a tecnologia está presente na sociedade e nos mostra diferentes meios de interação. A Realidade Virtual (RV) é uma dessas maneiras, de modo que sua aplicação tem trazido novas experiências imersivas em diversos âmbitos, como na educação. Logo, é possível observar que atividades externas à sala de aula contribuem para a formação do aluno, através de excursões que podem proporcionar experiências em ambientes que levam o conhecimento de maneira prática. Com isso, a empresa Google resolveu explorar o uso da RV nas instituições de ensino através da criação do dispositivo Cardboard Glasses, para que os estudantes pudessem conhecer diversas localidades sem sair de sala de aula. Partindo desse princípio, a motivação deste trabalho consiste em auxiliar os professores das disciplinas de Geografia e Ciências aplicando a ferramenta Cardboard e o aplicativo Expeditions como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 2o, 6o e 9o anos do ensino fundamental em escolas municipais, proporcionando aos estudantes maior interação e dinamismo nos conteúdos abordados nessas disciplinas. O ponto de partida consistiu na fabricação dos óculos, que a partir dos produtos originais foram produzidos outros moldes por meio da coleta de refugos de papelão. A pesquisa incluiu alunos colaboradores do Ensino Médio do IFAM Campus Lábrea, que receberam treinamentos para aplicação da ferramenta e dispuseram seus smartphones para serem utilizados em sala de aula. No total, 141 discentes puderam participar da pesquisa e explorar os conteúdos abordados em sala de aula de maneira imersiva e lúdica.
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