Abordagem do conteúdo de radioatividade por meio de uma WebQuest

Autores

  • Alana Neto Zoch Universidade de Passo Fundo (UPF), RS.
  • Lucas Vanz Centro de Ensino Superior Riograndense-Cesurg, Marau-RS.

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.449

Palavras-chave:

Ensino, Química, Estratégias didáticas

Resumo

Esse trabalho é um relato de experiência sobre a aplicação de uma WebQuest (WQ) envolvendo o conteúdo de radioatividade. A WQ foi dividida em quatro tarefas com o propósito de discutir os conceitos químicos básicos dos fenômenos radioativos; a história da radioatividade; as diferentes aplicações dos conhecimentos envolvidos e a utilização da energia termo nuclear. Estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Marau/RS participaram das atividades. A coleta de dados incluiu o diário de bordo do professor e avaliações quali-quantitativas. Os resultados indicaram que a WQ motivou os estudantes a buscarem as informações de modo mais crítico e a interagirem de forma efetiva com seus pares. Além disso, auxiliou-os na aquisição de significados importantes, tanto em termos de conhecimento básico em química, quanto das suas aplicações na sociedade.

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Biografia do Autor

Alana Neto Zoch, Universidade de Passo Fundo (UPF), RS.

Professora da área de química do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM-UPF).

Lucas Vanz, Centro de Ensino Superior Riograndense-Cesurg, Marau-RS.

Professor da área de química de Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta, na cidade de Marau-RS. Professor do Centro de Ensino Superior Riograndense-Cesurg, nas áreas de química e didática.

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

ZOCH, A. N.; VANZ, L. Abordagem do conteúdo de radioatividade por meio de uma WebQuest. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.449. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/449. Acesso em: 20 abr. 2024.
Received 2018-08-20
Accepted 2018-12-19
Published 2018-12-26