Problematizando o ensino de química por meio da leitura de embalagens/rótulos: uma proposta para o segundo ano do ensino médio

Autores

  • Antuir Alves Soethe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Anelise Grunfeld de Luca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense http://orcid.org/0000-0003-2949-916X

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.343

Palavras-chave:

Ensino de química, Soluções, Embalagens/rótulos

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência, realizado durante o Estágio Supervisionado na Licenciatura em Química e objetivou proporcionar o ensino do conteúdo de soluções mediante a leitura e interpretação das embalagens/rótulos de produtos de limpeza, relacionando os termos, conceitos científicos apresentados nas informações contidas nesse material com os conceitos químicos abordados em sala de aula. Os caminhos percorridos envolveram quatro etapas: aplicação de um questionário diagnóstico; apresentação de conceitos sobre o estudo de soluções; proposição do estudo e interpretação das informações das embalagens/rótulos conforme a metodologia de Machado e Mortimer (2003); a produção de vídeos e a aplicação do questionário final para análise do aprendizado dos estudantes. A partir das análises realizadas é possível constatar que os estudantes ampliaram suas perspectivas sobre a interpretação das embalagens/rótulos e perceberam a importância do hábito de leitura dessas informações dos produtos. Na produção dos vídeos os estudantes ampliaram suas interpretações sobre os diferentes tipos de solução, as formas distintas de calcular a concentração das soluções, conceito de concentração e diluição. O desenvolvimento desta metodologia didática provocou inquietações, apontando outros caminhos, diferentes do que comumente se observam nas escolas: a contextualização promoveu novos olhares para o ensino de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antuir Alves Soethe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville (2006). E também é licenciado em Química pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari. Atualmente é professor de educação física - Secretária de Educação e Cultura de Joinville - SC.

Anelise Grunfeld de Luca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

icenciatura Curta Ciências Naturais e Exatas (1991), UNIJUÍ/RS, Licenciatura Plena Ciências/Química (1994), UNIJUÍ/RS, Especialização Lato Sensu Ensino de Química (1997), UNIJUÍ/RS, Mestrado Em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), UDESC/SC e doutoranda do Programa de Pós-graduação: Educação em Ciências Química da Vida e Saúde/UFRGS. Atualmente é professora no Instituto Federal Catarinense - Câmpus Araquari/SC. Tem experiência na área do Ensino de Ciências e Ensino de Química,

Referências

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília. Ministério da Educação, Secretário da Educação, 2008.

CARVALHO, A. M. P., PEREZ, D. G. O saber e o saber fazer do professor. In: CASTRO, A. D. de, CARVALHO, A. M. P. de. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.

CHASSOT, A.; VENQUIARUTO, L. D; DALLAGO, Rogério Marcos. De olho nos rótulos: compreendendo a unidade caloria. Química Nova na Escola. n.21, 2005.

LUCA, A. G. de. A química inscrita nos espaços urbanos: uma leitura de embalagem e rótulos. Florianópolis, 2002. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2002.

______. O ensino de química nas leituras de embalagens/rótulos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F. Química para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2003.

NEVES, A. P.; GUIMARÃES, P. I. C.; MERÇON, F. Interpretação de rótulos de alimentos no ensino de Química. Química Nova na Escola. n.1, 2009.

PAULETTI, F.; FENNER, R. S. F.; ROSA, M. P. A. A linguagem como recurso potencializador no ensino de química. Perspectiva, v. 37, n. 139, p.7-17, set./2013.

POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução de: Naila Freitas. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ, 1997.

SOUZA, J. L. et al. Proposta de experimentação sobre o conteúdo de soluções baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais realizada através do PIBID. In: Encontro de debates sobre o Ensino da Química, 30., 2010, Porto Alegre. Anais..., Porto Alegre, Faculdade de Química/RS, 2010.

VEIGA, M. S. M.; QUERNENHENN, A.; CARGNIN, C. O ensino de Química: algumas reflexões. In: I Jornada de Didática – O ensino como foco. I Fórum de professores de didática do estado do Paraná. Londrina, 2011.

WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino da Química. Química Nova na Escola. n. 2, 2013.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

SOETHE, A. A.; LUCA, A. G. de. Problematizando o ensino de química por meio da leitura de embalagens/rótulos: uma proposta para o segundo ano do ensino médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.343. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/343. Acesso em: 24 abr. 2024.
Received 2018-06-27
Accepted 2018-09-17
Published 2018-12-26