Problematizando o ensino de química por meio da leitura de embalagens/rótulos: uma proposta para o segundo ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.343Palavras-chave:
Ensino de química, Soluções, Embalagens/rótulosResumo
O presente artigo apresenta um relato de experiência, realizado durante o Estágio Supervisionado na Licenciatura em Química e objetivou proporcionar o ensino do conteúdo de soluções mediante a leitura e interpretação das embalagens/rótulos de produtos de limpeza, relacionando os termos, conceitos científicos apresentados nas informações contidas nesse material com os conceitos químicos abordados em sala de aula. Os caminhos percorridos envolveram quatro etapas: aplicação de um questionário diagnóstico; apresentação de conceitos sobre o estudo de soluções; proposição do estudo e interpretação das informações das embalagens/rótulos conforme a metodologia de Machado e Mortimer (2003); a produção de vídeos e a aplicação do questionário final para análise do aprendizado dos estudantes. A partir das análises realizadas é possível constatar que os estudantes ampliaram suas perspectivas sobre a interpretação das embalagens/rótulos e perceberam a importância do hábito de leitura dessas informações dos produtos. Na produção dos vídeos os estudantes ampliaram suas interpretações sobre os diferentes tipos de solução, as formas distintas de calcular a concentração das soluções, conceito de concentração e diluição. O desenvolvimento desta metodologia didática provocou inquietações, apontando outros caminhos, diferentes do que comumente se observam nas escolas: a contextualização promoveu novos olhares para o ensino de química.
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Accepted 2018-09-17
Published 2018-12-26