Projeto “Eu, Cientista”: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino da Disciplina Introdução à Metodologia Científica nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Autores

  • Lilian Coelho de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.563

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação pela pesquisa, Iniciação à pesquisa, Metodologia do ensino

Resumo

A disciplina de Introdução à Metodologia Científica é fundamental nos cursos técnicos, pois permite o ingresso no mundo da pesquisa através da compreensão sobre método científico e escrita científica. Contudo, a articulação inadequada de conteúdos e práticas docentes pode torná-la ineficiente. O Projeto “Eu, Cientista” é uma proposta pedagógica para o ensino da disciplina Introdução à Metodologia Científica nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, o qual visa despertar os estudantes para a compreensão do desenvolver Ciência como algo factível a sua realidade estudantil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa participante, com uma abordagem qualitativa. Participaram do projeto 32 estudantes, sendo um estudante com deficiência visual e uma estudante com deficiência auditiva. Inicialmente, apresentou-se os conceitos teóricos sobre pesquisa, conforme a ementa da disciplina. Os estudantes, em grupos, foram convidados a pensar em problemas da realidade que os cerca. Em seguida, foram orientados a propor soluções para tais problemas e testá-las, utilizando-se das premissas do método científico. Como resultado, seis projetos foram desenvolvidos, abordando as dificuldades no ensino-aprendizagem de Física e de Português, acessibilidade para deficientes visuais, o gerenciamento do tempo, e comunicação entre professores e alunos com deficiência auditiva. Durante o projeto, observou-se o desenvolver nos estudantes de habilidades e competências como autonomia intelectual, capacidade para resolver problemas, criatividade, trabalho em grupo e comunicação de ideias. Ademais, os alunos publicaram quatro artigos em seminários estudantis. Conclui-se que o Projeto “Eu, Cientista” alcançou bons resultados, por despertar no aluno a “curiosidade como inquietação indagadora”, fundamental para a construção de novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 21 set. 2012. Seção 1, p. 22.

BRASIL. Parecer CNE/CEB N. 11/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de setembro de 2012b, Seção 1, p. 98.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CORDÃO, Francisco Aparecido. Desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional. B. Tec. SENAC, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.26-47, Maio/Ago. 2013.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FAERMAM, Lindamar Alves. A Pesquisa Participante: Suas Contribuições no Âmbito das Ciências Sociais. Revista Ciências Humanas. Universidade de Taubaté (UNITAU). Brasil. vol. 7, n. 1, 2014.

FERREIRA, Cristina Araripe. Juventude e iniciação científica: políticas públicas para o ensino médio / Organização de Cristina Araripe Ferreira, Simone Ouvinha Peres, Cristiane Nogueira Braga e Maria Lúcia de Macedo Cardoso. - Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; SOUZA JUNIOR, Antônio de. A. Educação Profissional no Brasil. Revista Interacções. n.40. 2016. p. 152-169.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

COELHO DE FREITAS, L. Projeto “Eu, Cientista”: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino da Disciplina Introdução à Metodologia Científica nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.563. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/563. Acesso em: 20 abr. 2024.
Received 2018-08-26
Accepted 2018-12-21
Published 2018-12-26