Projeto “Eu, Cientista”: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino da Disciplina Introdução à Metodologia Científica nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.563Palavras-chave:
Educação profissional, Educação pela pesquisa, Iniciação à pesquisa, Metodologia do ensinoResumo
A disciplina de Introdução à Metodologia Científica é fundamental nos cursos técnicos, pois permite o ingresso no mundo da pesquisa através da compreensão sobre método científico e escrita científica. Contudo, a articulação inadequada de conteúdos e práticas docentes pode torná-la ineficiente. O Projeto “Eu, Cientista” é uma proposta pedagógica para o ensino da disciplina Introdução à Metodologia Científica nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, o qual visa despertar os estudantes para a compreensão do desenvolver Ciência como algo factível a sua realidade estudantil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa participante, com uma abordagem qualitativa. Participaram do projeto 32 estudantes, sendo um estudante com deficiência visual e uma estudante com deficiência auditiva. Inicialmente, apresentou-se os conceitos teóricos sobre pesquisa, conforme a ementa da disciplina. Os estudantes, em grupos, foram convidados a pensar em problemas da realidade que os cerca. Em seguida, foram orientados a propor soluções para tais problemas e testá-las, utilizando-se das premissas do método científico. Como resultado, seis projetos foram desenvolvidos, abordando as dificuldades no ensino-aprendizagem de Física e de Português, acessibilidade para deficientes visuais, o gerenciamento do tempo, e comunicação entre professores e alunos com deficiência auditiva. Durante o projeto, observou-se o desenvolver nos estudantes de habilidades e competências como autonomia intelectual, capacidade para resolver problemas, criatividade, trabalho em grupo e comunicação de ideias. Ademais, os alunos publicaram quatro artigos em seminários estudantis. Conclui-se que o Projeto “Eu, Cientista” alcançou bons resultados, por despertar no aluno a “curiosidade como inquietação indagadora”, fundamental para a construção de novos conhecimentos.
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Referências
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