Instrumento avaliativo de Objetos Digitais de Aprendizagem para a alfabetização: da elaboração à prática docente

Autores

  • Mariana dos Reis Alexandre
  • Thais Cristina Rodrigues Tezani

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.656

Palavras-chave:

Tecnologia e didática, Alfabetização, Prática pedagógica

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes na sociedade em que vivemos, e se faz necessário que o professor aprenda a selecionar e analisar o que há disponível para ser utilizado pedagogicamente. Há inúmeros Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) que necessitam de seleção e análise prévia para o uso em sala de aula e, para isso, é indispensável instrumentos que o auxiliem. Estabelecemos como objetivo geral deste artigo: apresentar o desenvolvimento de um instrumento avaliativo para ODA nos aspectos técnico e pedagógico para o processo de alfabetização. Baseamo-nos em uma dissertação do mestrado profissional em Docência para a Educação Básica, defendida no final de 2017, na qual utilizamos as contribuições da pesquisa qualitativa, com desenvolvimento interventivo e participante. Realizamos pesquisas bibliográficas, documentais e análise dos ODA coletados de acordo com o instrumento elaborado. Desta forma, constatamos a escassez de instrumentos que auxiliem o professor a avaliar os ODA que serão utilizados em sala de aula, a possibilidade e necessidade de uma avaliação prática e prévia docente e, neste sentido, a importância da formação e preparação para lidar com as diferentes perspectivas e análises que o uso dos ODA na prática pedagógica podem oferecer.

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

ALEXANDRE, M. dos R.; TEZANI, T. C. R. Instrumento avaliativo de Objetos Digitais de Aprendizagem para a alfabetização: da elaboração à prática docente. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.656. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/656. Acesso em: 14 dez. 2024.
Received 2018-08-28
Accepted 2018-12-19
Published 2018-12-26