Instrumento avaliativo de Objetos Digitais de Aprendizagem para a alfabetização: da elaboração à prática docente

Autores

  • Mariana dos Reis Alexandre
  • Thais Cristina Rodrigues Tezani

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.656

Palavras-chave:

Tecnologia e didática, Alfabetização, Prática pedagógica

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes na sociedade em que vivemos, e se faz necessário que o professor aprenda a selecionar e analisar o que há disponível para ser utilizado pedagogicamente. Há inúmeros Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) que necessitam de seleção e análise prévia para o uso em sala de aula e, para isso, é indispensável instrumentos que o auxiliem. Estabelecemos como objetivo geral deste artigo: apresentar o desenvolvimento de um instrumento avaliativo para ODA nos aspectos técnico e pedagógico para o processo de alfabetização. Baseamo-nos em uma dissertação do mestrado profissional em Docência para a Educação Básica, defendida no final de 2017, na qual utilizamos as contribuições da pesquisa qualitativa, com desenvolvimento interventivo e participante. Realizamos pesquisas bibliográficas, documentais e análise dos ODA coletados de acordo com o instrumento elaborado. Desta forma, constatamos a escassez de instrumentos que auxiliem o professor a avaliar os ODA que serão utilizados em sala de aula, a possibilidade e necessidade de uma avaliação prática e prévia docente e, neste sentido, a importância da formação e preparação para lidar com as diferentes perspectivas e análises que o uso dos ODA na prática pedagógica podem oferecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALBUQUERQUE, A. B. C. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. 1ed, 1reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 152 p., 2007.

ALEXANDRE, M. R. A prática curricular e as tecnologias nas escolas municipais e estaduais: desafios e possibilidades. 120 f. Monografia (Graduação)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2015.

ALEXANDRE, M. R. Um estudo sobre Objetos Digitais de Aprendizagem no processo de alfabetização e letramento. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2017.

BORTOLOZO, C. R. F. Práticas de escrita em ambiente digital: proposta de educação colaborativa. 2016. 96 f. Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica. Instituição de Ensino: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Bauru, Bauru Biblioteca Depositária: Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação.

BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

BRANDÃO, E. J. R. Repensando modelos de avaliação de software educacional. 2004. Disponível em: <http://www.minerva.uevora.pt/simposio/comunicacoes/artigo.html>. Acesso em: 15 maio 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular - BNCC. Brasília, DF, 2017.

CIEB. Orientações para seleção e avaliação de conteúdos e recursos digitais. 2017. Disponível em: <http://www.cieb.net.br/wp-content/uploads/2017/04/CIEB-Notas-T%C3%A9cnicas-5-Orienta%C3%A7%C3%B5es-para-Sele%C3%A7%C3%A3o-e-Avalia%C3%A7%C3%A3o-de-Conte%C3%BAdos-e-Recursos-Digitais.pdf>. Acesso em: 22 out. 2017.

COLL, C.; ILLERA, J. L. R. Alfabetização, novas alfabetizações e alfabetização digital: as TIC no currículo escolar. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DUTRA, R. L. S.; TAROUCO, L. M. R. Recursos educacionais abertos (Open educational resources). 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14171/8099>. Acesso em: 22 out. 2017.

GALLO, P. Objetos de aprendizagem e alfabetização: a proposição de um encontro. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GROSSI, E. P. Didática do nível silábico. Didática da alfabetização. V. 2. 4 ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GROSSI, E. P. Didática do nível alfabético. Didática da alfabetização. V. 3. 6 ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GROSSI, E. P. Didática do nível pré-silábico. Didática da alfabetização. V. 1. 8 ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 2001.

KENSKI, V. M. Novas Tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, nº8, 58-71, 1998. Disponível em: <http://anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE08/ RBDE08_07_VANI_MOREIRA_KENSKI.pdf>. Acesso: 20 out. 2017.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Revista e Ampliada. Atlas, 1992.

MARTINS, J. M. R. Objetos digitais de aprendizagem como ferramenta metodológica para o ensino de Ciências sob uma perspectiva inclusiva. 2013. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_cien_pdp_joseane_maria_rachid_martins.pdf >. Acesso em 22 out. 2017.

MONEREO, C.; POZO, J. I. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MOYSÉS, M. A. A.; COLLARES, C. A. L. O buraco negro entre o conhecimento científico e o mundo real: um objeto essencial de pesquisa. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Orgs.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 2003.

OLIVEIRA, L. R.; MEDINA, R. D.. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para dispositivos móveis: uma nova abordagem que contribui para a educação. RENOTE, v. 5, n. 1, 2007. Disponível em <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/4aLeandro.pdf> Acesso em 18 nov. 2017.

PORTES, S. A. As tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem/ Suzana Aparecida Portes, 137 f. Dissertação (Mestrado) –Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2017.

RIBEIRO, A. E. Ler na tela – letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autentica, 2011.

SATO, M. A. V. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: explorando as possibilidades pedagógicas da produção de vídeos, 135 f. Dissertação (Mestrado)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2015.

SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. Cad. Pesq., São Paulo. 1985.

SOARES, M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. In: Educação e sociedade. V. 23, n.81, dez. 2002, p. 143-162.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

WILEY, D. A. Conecting learning objects to instructional theory: a definition, a methaphor anda a taxonomy. The instructional use of learning Objets. Wiley, D. (Ed.). 2000. Disponível em: <https://opencontent.org/docs/dissertation.pdf>. Acesso em 03 fev. 2017.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

ALEXANDRE, M. dos R.; TEZANI, T. C. R. Instrumento avaliativo de Objetos Digitais de Aprendizagem para a alfabetização: da elaboração à prática docente. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.656. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/656. Acesso em: 30 abr. 2024.
Received 2018-08-28
Accepted 2018-12-19
Published 2018-12-26