Robótica Pedagógica, uma forma diferenciada para o ensino de Ciências na região Amazônica

Autores

  • David Gentil de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Wellington da Silva Fonseca Universidade Federal do Pará - ITEC/FEEB

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.621

Palavras-chave:

Robótica Pedagógica, Ardublockly, Arduino

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência que pretende investigar a robótica pedagógica, como ferramenta auxiliadora na disciplina de ciência, que vem sendo desenvolvida em uma escola de ensino fundamental na cidade de Santo Antônio do Tauá – Pará. Tema finalidade de investigar a contribuição da robótica pedagógica nas aulas de ciência com o uso de kit educacional Arduino. Foi desenvolvida pesquisa de caráter observacional, que constatou a robótica como um instrumento fundamental na contribuição do desenvolvimento do aluno de maneira eficiente, explorando habilidades como o raciocínio, cooperação, a inovação criativa, a ludicidade e a interdisciplinaridade, elementos substanciais na escola atual. Além disso, estabeleceu-se  relação entre as atividades da robótica pedagógica com os pressupostos do lúdico na educação, visto que os robôs propostos se tornam brinquedos durante as atividades. Isto evidencia a necessidade de incentivar o estudo criativo-científico da robótica enquanto atividade pedagógica significativa nas aulas de ciências. Com isso, desenvolveu-se uma análise sobre a importância da Robótica Pedagógica enquanto recurso didático nas aulas de ciências em correlação com lúdico em sala de aula, utilizando a plataforma Arduino (experiências) e o Ardublockly (programação) como instrumentos materiais. Os pilares desta pesquisa estão fundamentados em Seymour Papert com a teoria do construcionismo, idealizador e disseminador da robótica pedagógica no ambiente escolar, buscando a construção do conhecimento de maneira interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wellington da Silva Fonseca, Universidade Federal do Pará - ITEC/FEEB

Atualmente é Professor do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - ITEC/FEEB. É pesquisador do CEAMAZON - Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática - PPGDOC/UFPA. Tem experiência na área de Física e Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletromagnetismo de Baixas Frequências, interações entre fenômenos Eletromagnéticos e Mecânicos, de Materiais Elétricos, de Educação em Engenharia, Ensino de Física, Novas Metodologias para Educação em Engenharia, Energia, Modelagem de Dispositivos Eletromagnéticos e Eletromecânicos Utilizando Método de Elementos Finitos.

Referências

ARANTES, Adriana Rocha Vilela; BARBOSA, Jéssica Thaynara da Silva; O Lúdico Na Educação Infantil. Revista online De magistrado, ano X, n. 21, 2017.

ARDUBLOCKLY. Editor de Programação Visual para o Arduino. Disponível em:<https://ardublockly.embeddedlog.com/index.html/>. Acesso em: 25 maio 2018.

BARBOSA, Raquel F. M. Barbosa; Brincadeira e Desenho Animado ― A Linguagem Lúdica Da Criança Contemporânea. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5656_3458.pdf >. Acesso em: 30 de Julho de 2018.

BLIKSTEIN, Paulo. Viagens em Troia com Freire:a tecnologia como um agente de emancipação. Educação e Pesquisa, São Paulo ,v. 42, n. 3, p. 837-856, Set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300837&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 out. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual operacional de Educação Integral. Brasília/DF 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=15842&Itemid=.>. Acesso em: 13 Ago. 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Texto Final da BNCC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 15 ago. 2018.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília, DF, 1996.

CAMPOS, Allender Dyllean da Silva; FONSECA, Wellington da Silva; FERREIRA, Klayton Marcondes; FIALHO, Marcos Renan dos Santos; LIMA, Rebeca do Nascimento Pinto. Introdução ao arduino como forma de incentivo às ciências exatas e naturais, COBENGE 2015, São Paulo, 2015.

CASTILHO, M. Robótica na educação: com que objetivos? 2002. Monografia (Especialização em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. Disponível em <http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/mariac/public_html/robot_edu.html>. Acesso em: 10 ago. 2018.

MOREIRA, Marco Antônio; Teorias de Aprendizagens, EPU, São Paulo, 1995.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

Scolari, A. T.; Bernardi, G.; Cordenonsi, A. Z. O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico através de Objetos de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), Porto Alegre, v. 5, n. 2, dez. 2007,

SOUZA, Anderson R. et al . A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira Ensino de Físisca, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 01-05, mar. 2011. Disponivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172011000100026&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 out. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Ardublock - Plataforma de Programação Visual. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/robomaisedu/materiais-educacionais/>. Acesso em: 30 maio 2018.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

DE OLIVEIRA, D. G.; FONSECA, W. da S. Robótica Pedagógica, uma forma diferenciada para o ensino de Ciências na região Amazônica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.621. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/621. Acesso em: 25 abr. 2024.
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-09
Published 2018-12-26