Tecnologia assistiva como ferramenta de inclusão escolar da pessoa com deficiência

Autores

  • Mikael Henrique Jesus Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.
  • Welmer Danilo Rodrigues Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.
  • Romulo Bezerra de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.
  • Tainá Soares Nunes
  • Rhuena Kelber Abrão Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.655

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Tecnologia Assistiva, Deficiência

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar a aplicação dos recursos provenientes da Tecnologia Assistiva – área do conhecimento - como instrumento de inclusão escolar da pessoa com deficiência. O objetivo é demonstrar suas contribuições enquanto meio de inclusão no cotidiano escolar, seja no ensino regular ou em outros espaços educacionais. Nesse caso realizou-se uma revisão de literatura com enfoque principal em: BERSCH (2013), GALVÃO FILHO (2009), ARNAIZ SÁNCHEZ (2005), entre outras bibliografias de interesse da área. Nesse sentido evidencia-se o uso da Tecnologia Assistiva nos processos de aprendizagem das pessoas com deficiência, verificando os modos como se dá o emprego dos vários segmentos do conhecimento, técnicas, métodos, equipamentos, tecnologias e conhecimentos afetos, na perspectiva de incluir as pessoas com deficiência no mundo da aprendizagem. Disso, conclui-se que esta área de conhecimento constitui-se em meio eficiente na facilitação da aprendizagem e da educação desses estudantes.

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

JESUS BATISTA, M. H.; RODRIGUES ROCHA, W. D.; BEZERRA DE ALMEIDA, R.; SOARES NUNES, T.; KELBER ABRÃO FERREIRA, R. Tecnologia assistiva como ferramenta de inclusão escolar da pessoa com deficiência. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.655. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/655. Acesso em: 4 maio. 2024.
Received 2018-08-28
Accepted 2018-12-21
Published 2018-12-26