Empreendedorismo na Formação de Professores

Autores

  • Marcus Marcelo Barros IFAC
  • Amarildo Menezes Gonzaga IFAM

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4.725

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação, Formação de professores

Resumo

Discute-se sobre Empreendedorismo e Educação, referenciando o professor que diariamente despende esforços para preparar os cidadãos a enfrentarem e responderem às demandas exigidas pelo mundo do trabalho. Procurou-se conhecer posicionamentos de docentes a respeito da importância do Empreendedorismo como estratégia para a formação de professores. Utilizou-se a pesquisa exploratória e a técnica de questionário, aplicado a docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), que atuam no Campus Rio Branco. Discorreu-se na primeira sessão sobre formação de professores, trazendo à tona os desdobramentos do tema. Na segunda sessão, tratou-se sobre o Empreendedorismo e sua aplicabilidade no contexto educacional, sobretudo, na formação de professores. Concluiu-se que é extremamente importante lançar mão do Empreendedorismo como estratégia para o enfrentamento das mudanças que ocorrem no cenário educacional, uma vez que o processo educacional pode ajudar a despertar e a desenvolver esse perfil empreendedor nas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CACHOEIRA, Eder; MEDEIROS, Elita. Empreendedorismo para professores na prática. [e-book] Disponível em: <goo.gl/zXWVhU>. Acesso em: 07 ago. 2017.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
FILION, Louis Jacques. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n.2, p.5-28, abr./jul. 1999.
GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇAO FÍSICA ESCOLAR, 4., 2009, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2009. p. 1-28.
GUIMARÃES, Jairo de Carvalho; LIMA, Marcos Antonio Martins. Empreendedorismo educacional: reflexões para um ensino docente diferenciado. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, RPCA. Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 34 – 49, abr./jun. 2016.
HENGEMÜHLE, Adelar. Desafios educacionais na formação de empreendedores. Porto Alegre: Penso, 2014.
IMBERNÓN, Francisco. Escola, formação de professores e qualidade do ensino. Tradução de Ricardo Pérez Banega. Pinhais: Editora Melo, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KRONBAUER, Selenir Corrêa Gonçalves; SIMIONATO, Margareth Fadanelli (Orgs). Formação de professores: abordagens contemporâneas. São Paulo: Paulinas, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ª. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, v. 1, n. 1, p. 9, 2008.
MAISSIAT, Jaqueline. O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2007.
MARTINS, Luiz Ailil Vianna. Competências empreendedoras e o comportamento estratégico dos gestores hoteleiros. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) – Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, 2016.
MARTINS, Silvana Neumann. Educação empreendedora transformando o ensino superior: diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2010.
NÓVOA, António et al. Pesquisa em educação como processo dinâmico, aberto e imaginativo: uma entrevista com António Nóvoa. Educação & Realidade, v. 36, n. 2, 2011.
PEÑA, Maria de los Dolores Jimenez; ALVES, Márcio Rodrigues; PEPPE, Maria Aparecida. Educação, Tecnologia e Humanização. Caderno de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. São Paulo, v. 3, n. 1, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
RIZZATO, Sálvio de Castro e Costa. Personalidade empreendedora: a motivação, as crenças e os traços de personalidade dos estilos empreendedores: sonhadores, seguidores e propulsores. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2014.
SEBRAE. Conheça as características empreendedoras desenvolvidas no EMPRETEC. 25 de nov. 2014. Disponível em < http://goo.gl/OVSLsc>. Acesso em: 07 jul. 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes (orgs). A escola mudou. Que mude a formação de professores. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

BARROS, M. M.; GONZAGA, A. M. Empreendedorismo na Formação de Professores. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4.725. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/725. Acesso em: 28 mar. 2024.