Empreendedorismo na Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4.725Palavras-chave:
Empreendedorismo, Educação, Formação de professoresResumo
Discute-se sobre Empreendedorismo e Educação, referenciando o professor que diariamente despende esforços para preparar os cidadãos a enfrentarem e responderem às demandas exigidas pelo mundo do trabalho. Procurou-se conhecer posicionamentos de docentes a respeito da importância do Empreendedorismo como estratégia para a formação de professores. Utilizou-se a pesquisa exploratória e a técnica de questionário, aplicado a docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), que atuam no Campus Rio Branco. Discorreu-se na primeira sessão sobre formação de professores, trazendo à tona os desdobramentos do tema. Na segunda sessão, tratou-se sobre o Empreendedorismo e sua aplicabilidade no contexto educacional, sobretudo, na formação de professores. Concluiu-se que é extremamente importante lançar mão do Empreendedorismo como estratégia para o enfrentamento das mudanças que ocorrem no cenário educacional, uma vez que o processo educacional pode ajudar a despertar e a desenvolver esse perfil empreendedor nas pessoas.
Downloads
Referências
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
FILION, Louis Jacques. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n.2, p.5-28, abr./jul. 1999.
GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇAO FÍSICA ESCOLAR, 4., 2009, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2009. p. 1-28.
GUIMARÃES, Jairo de Carvalho; LIMA, Marcos Antonio Martins. Empreendedorismo educacional: reflexões para um ensino docente diferenciado. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, RPCA. Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 34 – 49, abr./jun. 2016.
HENGEMÜHLE, Adelar. Desafios educacionais na formação de empreendedores. Porto Alegre: Penso, 2014.
IMBERNÓN, Francisco. Escola, formação de professores e qualidade do ensino. Tradução de Ricardo Pérez Banega. Pinhais: Editora Melo, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KRONBAUER, Selenir Corrêa Gonçalves; SIMIONATO, Margareth Fadanelli (Orgs). Formação de professores: abordagens contemporâneas. São Paulo: Paulinas, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ª. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, v. 1, n. 1, p. 9, 2008.
MAISSIAT, Jaqueline. O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2007.
MARTINS, Luiz Ailil Vianna. Competências empreendedoras e o comportamento estratégico dos gestores hoteleiros. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) – Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, 2016.
MARTINS, Silvana Neumann. Educação empreendedora transformando o ensino superior: diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2010.
NÓVOA, António et al. Pesquisa em educação como processo dinâmico, aberto e imaginativo: uma entrevista com António Nóvoa. Educação & Realidade, v. 36, n. 2, 2011.
PEÑA, Maria de los Dolores Jimenez; ALVES, Márcio Rodrigues; PEPPE, Maria Aparecida. Educação, Tecnologia e Humanização. Caderno de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. São Paulo, v. 3, n. 1, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
RIZZATO, Sálvio de Castro e Costa. Personalidade empreendedora: a motivação, as crenças e os traços de personalidade dos estilos empreendedores: sonhadores, seguidores e propulsores. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2014.
SEBRAE. Conheça as características empreendedoras desenvolvidas no EMPRETEC. 25 de nov. 2014. Disponível em < http://goo.gl/OVSLsc>. Acesso em: 07 jul. 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes (orgs). A escola mudou. Que mude a formação de professores. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.