Softwares comerciais, algumas possibilidades de uso pedagógico no ciclo de alfabetização

Autores

  • Marinalva Silva da Silva Ferreira UNIVATES
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt UNIVATES
  • Jacqueline Silva da Silva UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.439

Palavras-chave:

Planilha eletrônica, Software educativo, Tecnologia educacional

Resumo

Em razão do avanço tecnológico faz-se necessário refletir sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recursos pedagógicos nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi acompanhar e analisar o desenvolvimento de situações de aprendizagem, mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, desenvolvidas por um professor do Ciclo de Alfabetização percebendo quais as implicações do uso destas tecnologias em sala de aula. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação numa turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em Imperatriz/MA. Durante a pesquisa procuramos manter uma interação com a escola pesquisada e com os sujeitos participantes numa aproximação dos princípios propostos por Barbier (2007) e Thiollent (2011) para este tipo de pesquisa. Assim, desenvolvemos algumas situações de aprendizagem mediadas por Tecnologias Digitais, dentre elas destacamos, o uso de Planilha Eletrônica e de um software de apresentação que se mostraram como possibilidades para o desenvolvimento da autoria, da participação e do envolvimento das crianças em cada desafio proposto, expressando, assim, um sentimento de pertença e a alegria da autoria, além de contribuírem para que as crianças pudessem fazer leituras e interpretações de fenômenos e práticas sociais, a partir de situações cotidianas vividas pelas mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Brincar uma Aprendizagem para a Vida. In: ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de (Org.). Brincar, Amar e Viver. Assis, SP: Storbem, 2014. p. 20-72.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcinide; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BARBIER, René. A Pesquisa Ação. Brasília: Líber Livro Editora, 2007.

CANO, Cristina Alonso. Os Recursos da Informática e os Contextos de Ensino e Aprendizagem. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2015. p. 156-182.

COX, Kenia Kodel. Informática na Educação Escolar: Polêmicas de Nosso Tempo. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

DEMO, Pedro. Educação Hoje: novas tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

FORNEIRO, Lina Iglesias. A organização dos Espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, Miguel A. (Org.). Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 229-281.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: E.P.U., 2014.

OLIVEIRA, Ramom de. Informática Educativa: dos planos e discursos à sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 2015.

SILVA, Jaqueline Silva da. O Planejamento no enfoque emergente: uma experiência no 1º ano do ensino fundamental de nove anos. 2011. 235 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o professor na atualidade. 9. ed. 6. reimpr. São Paulo: Érica, 2015.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

DA SILVA FERREIRA, M. S.; HEPP REHFELDT, M. J.; SILVA, J. S. da. Softwares comerciais, algumas possibilidades de uso pedagógico no ciclo de alfabetização. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.439. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/439. Acesso em: 4 maio. 2024.
Received 2018-08-16
Accepted 2018-12-21
Published 2018-12-26