Softwares comerciais, algumas possibilidades de uso pedagógico no ciclo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.439Palabras clave:
Planilha eletrônica, Software educativo, Tecnologia educacionalResumen
Em razão do avanço tecnológico faz-se necessário refletir sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recursos pedagógicos nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi acompanhar e analisar o desenvolvimento de situações de aprendizagem, mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, desenvolvidas por um professor do Ciclo de Alfabetização percebendo quais as implicações do uso destas tecnologias em sala de aula. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação numa turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em Imperatriz/MA. Durante a pesquisa procuramos manter uma interação com a escola pesquisada e com os sujeitos participantes numa aproximação dos princípios propostos por Barbier (2007) e Thiollent (2011) para este tipo de pesquisa. Assim, desenvolvemos algumas situações de aprendizagem mediadas por Tecnologias Digitais, dentre elas destacamos, o uso de Planilha Eletrônica e de um software de apresentação que se mostraram como possibilidades para o desenvolvimento da autoria, da participação e do envolvimento das crianças em cada desafio proposto, expressando, assim, um sentimento de pertença e a alegria da autoria, além de contribuírem para que as crianças pudessem fazer leituras e interpretações de fenômenos e práticas sociais, a partir de situações cotidianas vividas pelas mesmas.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Brincar uma Aprendizagem para a Vida. In: ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de (Org.). Brincar, Amar e Viver. Assis, SP: Storbem, 2014. p. 20-72.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcinide; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
BARBIER, René. A Pesquisa Ação. Brasília: Líber Livro Editora, 2007.
CANO, Cristina Alonso. Os Recursos da Informática e os Contextos de Ensino e Aprendizagem. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2015. p. 156-182.
COX, Kenia Kodel. Informática na Educação Escolar: Polêmicas de Nosso Tempo. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
DEMO, Pedro. Educação Hoje: novas tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
FORNEIRO, Lina Iglesias. A organização dos Espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, Miguel A. (Org.). Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 229-281.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: E.P.U., 2014.
OLIVEIRA, Ramom de. Informática Educativa: dos planos e discursos à sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 2015.
SILVA, Jaqueline Silva da. O Planejamento no enfoque emergente: uma experiência no 1º ano do ensino fundamental de nove anos. 2011. 235 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o professor na atualidade. 9. ed. 6. reimpr. São Paulo: Érica, 2015.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2018-12-21
Publicado 2018-12-26