Ensino e aprendizagem no curso técnico em agropecuária do PROEJA: olhares que orientam
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.363Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, PROEJAResumo
Este artigo busca compreender melhor o Curso Técnico em Agropecuária do PROEJA. O objetivo foi investigar olhares que orientam os processos de ensino e de aprendizagem de um Curso Técnico em Agropecuária do PROEJA, em um Instituto Federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como campo de investigação o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís-Maracanã. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada junto aos professores e alunos, sujeitos da pesquisa, do curso supracitado. Dos relatos dos entrevistados e em sintonia com os objetivos específicos desta pesquisa, emergiram três categorias que foram intituladas: Ensino Integrado: concepções de ciência, de ensino e de aprendizagem; Valorização do aluno como sujeito dos processos de ensino e de aprendizagem e Ações didático-pedagógicas. Para melhor discutir a temática, o presente artigo prioriza as ações didático-pedagógicas. Os resultados nos comprovam que o papel do professor é fundamental no processo de ensino e de aprendizagem. Através de novos caminhos metodológicos, os professores possibilitam aos alunos superarem suas dificuldades.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000
BRASIL. Decreto nº 22.470 de 20 de outubro de 1947- cria a Escola Agrotécnica Federal de São Luís – MA.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa Nacional de Integração de Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Documento Base. Brasília. DF. MEC, ago.2009.
BRASIL. Decreto nº5.840, de 13 de julho de 2006. Instituiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Brasília. DF; Senado Federal, 2005.
BRASIL. Decreto nº 5.478 de 24 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-PROEJA. Brasília, DF; Senado Federal, 2005.
BRASIL. Congresso Nacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Naciona. Brasília, DF:MEC, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal,1988.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FRIGOTTO Gaudêncio, CIAVATA, Maria, RAMOS Marise Nogueira (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento/Johannes Hessen: tradução João Vergílio Gallerani Curter: revisão técnica Sérgio Sérvulo da Cunha. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo; Cortez, 2011.
MANFREDI, Silva Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez. 2003.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed, São Paulo: Atlas, 2003.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2 ed. rev. Ed. Unijui, 2011-224p. (Coleção educação em ciências).
MORETTO, Vasco Pedro. PROVA: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
PILETTI, Nelson. Psicologia Educacional. São Paulo. Ática, 1984.
SOARES, Leôncio José Gomes. Do trabalho para a escola: as contradições dessa trajetória a partir de uma experiência da escolarização de adultos. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, 1987.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-12-10
Published 2018-12-26