Ensino e aprendizagem no curso técnico em agropecuária do PROEJA: olhares que orientam

Autores

  • Maria Alice Cadete Lisboa Instituto Federal de Educação do Maranhão
  • Rogério José Schuck Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.363

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, PROEJA

Resumo

Este artigo busca compreender melhor o Curso Técnico em Agropecuária do PROEJA. O objetivo foi investigar olhares que orientam os processos de ensino e de aprendizagem de um Curso Técnico em Agropecuária do PROEJA, em um Instituto Federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como campo de investigação o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís-Maracanã. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada junto aos professores e alunos, sujeitos da pesquisa, do curso supracitado. Dos relatos dos entrevistados e em sintonia com os objetivos específicos desta pesquisa, emergiram três categorias que foram intituladas: Ensino Integrado: concepções de ciência, de ensino e de aprendizagem; Valorização do aluno como sujeito dos processos de ensino e de aprendizagem e Ações didático-pedagógicas. Para melhor discutir a temática, o presente artigo prioriza as ações didático-pedagógicas. Os resultados nos comprovam que o papel do professor é fundamental no processo de ensino e de aprendizagem. Através de novos caminhos metodológicos, os professores possibilitam aos alunos superarem suas dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Alice Cadete Lisboa, Instituto Federal de Educação do Maranhão

Formada em História pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1974).Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado Oliveira(1996). Especialista em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Maranhão (2009). Professora EBTT em História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Foi Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do IFMA/São Luís Maracanã. Ex-coordenadora do Núcleo de Atendimento das Pessoas com Necessidades Específicas do IFMA/Maracanã. Participou e ainda atua em diversas ações de gestão sistêmica do IFMA. Atualmente é Chefe do Departamento de Educação Profissional Técnica de Nível Médio - DETEC/.PROEN. Dentre outras atribuições subsidia a Diretoria de Educação na atualização das diretrizes e regulamentos institucionais relativos aos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Mestrado em Ensino da Universidade do Vale do Taquari- UNIVATES (2018). Membro do Fórum Estadual da Educação e Membro do Fórum Permanente de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica.

Rogério José Schuck, Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1992), pós-graduação Lato Sensu em Gestão Universitária pela Univates (2013), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates onde atua nos cursos de graduação, bem como junto ao PPGECE no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e PPGEnsino no Mestrado em Ensino. Também é Editor da Revista Signos. Tem experiência na área de História da Filosofia, Ética, Epistemologia, Iniciação à Pesquisa e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia do Conhecimento, Linguagem, Compreensão, Hermenêutica, Ética, Iniciação à Pesquisa e Ensino

Referências

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000

BRASIL. Decreto nº 22.470 de 20 de outubro de 1947- cria a Escola Agrotécnica Federal de São Luís – MA.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa Nacional de Integração de Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Documento Base. Brasília. DF. MEC, ago.2009.

BRASIL. Decreto nº5.840, de 13 de julho de 2006. Instituiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Brasília. DF; Senado Federal, 2005.

BRASIL. Decreto nº 5.478 de 24 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-PROEJA. Brasília, DF; Senado Federal, 2005.

BRASIL. Congresso Nacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Naciona. Brasília, DF:MEC, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal,1988.

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FRIGOTTO Gaudêncio, CIAVATA, Maria, RAMOS Marise Nogueira (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento/Johannes Hessen: tradução João Vergílio Gallerani Curter: revisão técnica Sérgio Sérvulo da Cunha. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo; Cortez, 2011.

MANFREDI, Silva Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez. 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed, São Paulo: Atlas, 2003.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2 ed. rev. Ed. Unijui, 2011-224p. (Coleção educação em ciências).

MORETTO, Vasco Pedro. PROVA: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

PILETTI, Nelson. Psicologia Educacional. São Paulo. Ática, 1984.

SOARES, Leôncio José Gomes. Do trabalho para a escola: as contradições dessa trajetória a partir de uma experiência da escolarização de adultos. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, 1987.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

LISBOA, M. A. C.; SCHUCK, R. J. Ensino e aprendizagem no curso técnico em agropecuária do PROEJA: olhares que orientam. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.363. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/363. Acesso em: 23 abr. 2024.
Received 2018-07-12
Accepted 2018-12-10
Published 2018-12-26