Uso do aplicativo excel como estratégia de ensino para aprendizes com necessidades educacionais especiais

Autores

  • Adriano Edo Neuenfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Renata da Luz Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Derli Juliano Neuenfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Rogério José Schuck Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Lara Kalkmann Goulart Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.328

Palavras-chave:

Necessidades educacionais especiais, Recursos tecnológicos, Aprendizagem significativa

Resumo

Este estudo foi elaborado a partir de uma experiência de um professor de Ciências Exatas, que atuou em disciplinas modulares de matemática num curso de formação para pessoas com necessidades educacionais especiais de uma instituição de Ensino Superior. O objetivo foi verificar a capacidade de utilização de recursos tecnológicos pelos aprendizes, enquanto objetos de aprendizagem. Nas atividades matemáticas foi utilizado o aplicativo Excel, considerando os conhecimentos prévios dos alunos. A proposta se configurou como uma pesquisa-ação. O trabalho perpassou pelos referenciais da concepção de deficiência, de metodologias ativas e do uso da criatividade, para dar sustentação às atividades desenvolvidas em sala de aula. Ao final, percebeu-se que as atividades envolveram os aprendizes e proporcionaram reflexões acerca de suas capacidades físicas e cognitivas. Quanto ao aplicativo Excel, além de ser de fácil acesso, ele mostrou-se adequado para ser utilizado individualmente e em grupo, com características de um objeto de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Adriano Edo Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorando em Ensino/Univates. Mestrado em Educação/UFSM. Especialização em TICs/UFSM.
Licenciatura em Matemática/UFSM. Bacharelado em Desenho e Plástica/UFSM.
Docente no Ensino Superior na Área das Ciências Exatas e Tecnológicas/Univates/RS

Renata da Luz Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Terapeuta Ocupacional – UFSM

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento - Univates/RS
Docente e coordenador do Curso de Educação Física - Univates/RS

Rogério José Schuck, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Filosofia - PUC/RS
Docente do PPGEnsino - Univates/RS

Lara Kalkmann Goulart, Universidade do Vale do Taquari

Acadêmica do curso de Psicologia.

Bolsista de Iniciação Científica/Univates.

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

NEUENFELDT, A. E.; DA LUZ RODRIGUES, R.; NEUENFELDT, D. J.; SCHUCK, R. J.; KALKMANN GOULART, L. Uso do aplicativo excel como estratégia de ensino para aprendizes com necessidades educacionais especiais. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.328. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/328. Acesso em: 1 maio. 2024.
Received 2018-05-09
Accepted 2018-10-30
Published 2018-12-26