Uma análise sobre o desempenho das equipes na 1a etapa de uma Olimpíada de Robótica Educativa Livre

Autores

  • Alessandra Cristina Rüedell Universidade de Passo Fundo
  • Marco Antônio Sandini Trentin Universidade de Passo Fundo
  • Anderson Antonio Fontana Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.312

Palavras-chave:

Aprendizagem por ensaio e erro, Robótica pedagógica, Tecnologia educacional

Resumo

A Universidade de Passo Fundo realiza anualmente uma Olimpíada de Robótica Educativa Livre, para equipes oriundas de escolas da Educação Básica da região. É constituída de quatro etapas e este trabalho diz respeito a primeira etapa desta competição. Durante esta primeira etapa, foi analisado o comportamento dos alunos perante os possíveis erros, comuns em robótica. Era esperado que os alunos, ao se defrontarem com problemas em seus robôs, identificassem a fonte dos mesmos e buscassem uma solução. Previamente e ao longo das tentativas das provas desta etapa, as equipes podiam aprimorar seu aparato robótico visando a melhorar o desempenho referente à tentativa anterior. Durante a realização da mesma, os organizadores da olimpíada realizaram uma avaliação participante com vistas a identificar, nos comportamentos das equipes, atitudes em que demonstravam perceber o erro e a tentativa de saná-lo. Ao final, observou-se que algumas equipes não obtiveram resultado satisfatório nas provas, o que levou a concluir que muitas delas não realizaram, antecipadamente, testes para o aprimoramento do seu aparato robótico, ou seja, não se depararam com os erros antes das provas, para assim solucioná-los com antecedência e em tempo hábil.

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Referências

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

RÜEDELL, A. C.; TRENTIN, M. A. S.; FONTANA, A. A. Uma análise sobre o desempenho das equipes na 1a etapa de uma Olimpíada de Robótica Educativa Livre. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.312. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/312. Acesso em: 1 maio. 2024.
Received 2018-03-08
Accepted 2018-08-23
Published 2018-12-26