Uma análise sobre o desempenho das equipes na 1a etapa de uma Olimpíada de Robótica Educativa Livre
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.312Palabras clave:
Aprendizagem por ensaio e erro, Robótica pedagógica, Tecnologia educacionalResumen
A Universidade de Passo Fundo realiza anualmente uma Olimpíada de Robótica Educativa Livre, para equipes oriundas de escolas da Educação Básica da região. É constituída de quatro etapas e este trabalho diz respeito a primeira etapa desta competição. Durante esta primeira etapa, foi analisado o comportamento dos alunos perante os possíveis erros, comuns em robótica. Era esperado que os alunos, ao se defrontarem com problemas em seus robôs, identificassem a fonte dos mesmos e buscassem uma solução. Previamente e ao longo das tentativas das provas desta etapa, as equipes podiam aprimorar seu aparato robótico visando a melhorar o desempenho referente à tentativa anterior. Durante a realização da mesma, os organizadores da olimpíada realizaram uma avaliação participante com vistas a identificar, nos comportamentos das equipes, atitudes em que demonstravam perceber o erro e a tentativa de saná-lo. Ao final, observou-se que algumas equipes não obtiveram resultado satisfatório nas provas, o que levou a concluir que muitas delas não realizaram, antecipadamente, testes para o aprimoramento do seu aparato robótico, ou seja, não se depararam com os erros antes das provas, para assim solucioná-los com antecedência e em tempo hábil.
Descargas
Métricas
Citas
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
FRANCISCO JÚNIOR, Nacim Miguel; VASQUES, Carla K.; FRANCISCO, Thiago Henrique Almino. Robótica Educacional e a Produção Científica Na Base De Dados Da Capes. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 19 f, 4 jul. 2010. Disponível em: <http://www.ujaen.es/revista/reid/revista/n4/REID4art2.pdf>. Acesso em: 06 set. 2017.
GUEDES, Aníbal L; KERBER, Fábio Matias. Usando a robótica como meio educativo. Unoesc & Ciências − ACET, Joaçaba, v. 1, n. 2, p. 199-208, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/acet/article/viewFile/164/pdf_78> Acesso em: 15 set. 2017.
MALIUK, Karina Disconsi. Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática. 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado em em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17426>. Acesso em: 28 set. 2017.
SANTOS, Leonor. Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como?. Avaliação das Aprendizagens. Das concepções às práticas, p. 75-84, 2002. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4884/1/Santos (2002).pdf>. Acesso em: 14 nov. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2018-08-23
Publicado 2018-12-26