Uma análise sobre o desempenho das equipes na 1a etapa de uma Olimpíada de Robótica Educativa Livre
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.312Palavras-chave:
Aprendizagem por ensaio e erro, Robótica pedagógica, Tecnologia educacionalResumo
A Universidade de Passo Fundo realiza anualmente uma Olimpíada de Robótica Educativa Livre, para equipes oriundas de escolas da Educação Básica da região. É constituída de quatro etapas e este trabalho diz respeito a primeira etapa desta competição. Durante esta primeira etapa, foi analisado o comportamento dos alunos perante os possíveis erros, comuns em robótica. Era esperado que os alunos, ao se defrontarem com problemas em seus robôs, identificassem a fonte dos mesmos e buscassem uma solução. Previamente e ao longo das tentativas das provas desta etapa, as equipes podiam aprimorar seu aparato robótico visando a melhorar o desempenho referente à tentativa anterior. Durante a realização da mesma, os organizadores da olimpíada realizaram uma avaliação participante com vistas a identificar, nos comportamentos das equipes, atitudes em que demonstravam perceber o erro e a tentativa de saná-lo. Ao final, observou-se que algumas equipes não obtiveram resultado satisfatório nas provas, o que levou a concluir que muitas delas não realizaram, antecipadamente, testes para o aprimoramento do seu aparato robótico, ou seja, não se depararam com os erros antes das provas, para assim solucioná-los com antecedência e em tempo hábil.
Downloads
Metrics
Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
FRANCISCO JÚNIOR, Nacim Miguel; VASQUES, Carla K.; FRANCISCO, Thiago Henrique Almino. Robótica Educacional e a Produção Científica Na Base De Dados Da Capes. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 19 f, 4 jul. 2010. Disponível em: <http://www.ujaen.es/revista/reid/revista/n4/REID4art2.pdf>. Acesso em: 06 set. 2017.
GUEDES, Aníbal L; KERBER, Fábio Matias. Usando a robótica como meio educativo. Unoesc & Ciências − ACET, Joaçaba, v. 1, n. 2, p. 199-208, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/acet/article/viewFile/164/pdf_78> Acesso em: 15 set. 2017.
MALIUK, Karina Disconsi. Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática. 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado em em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17426>. Acesso em: 28 set. 2017.
SANTOS, Leonor. Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como?. Avaliação das Aprendizagens. Das concepções às práticas, p. 75-84, 2002. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4884/1/Santos (2002).pdf>. Acesso em: 14 nov. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-08-23
Published 2018-12-26