A constituição dos saberes necessários ao exercício da docência na educação profissional, científica e tecnológica: um balanço das produções acadêmicas (2011 - 2016)

Autores

  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva PROFESSORA DA ÁREA DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE- IFC DOUTORA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Sônia Regina de Souza Fernandes Professora do IFC- Campus Camboriú
  • Andressa Graziele Brandt Professora do IFC Campus Camboriú Doutoranda do PPGE da UFSC Membro do grupo de estudos e pesquisas Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, da UFSC
  • Karoline Wolff da SIlva Arruda IFC Campus Camboriú

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i09.321

Palavras-chave:

Educação Profissional, Saberes do Docente, Formação de Professores, Estado do Conhecimento

Resumo

No presente artigo, apresentamos uma análise das produções acadêmicas acerca dos aspectos relacionados ao processo de constituição dos saberes necessários ao exercício da docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A pesquisa, de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa, foi realizada por meio das produções disponíveis nos bancos de dados da ANPEd, CAPES e repositórios de teses e dissertações das Instituições de Ensino Superior do estado de Santa Catarina que possuem Programas de Pós-Graduação em Educação na modalidade stricto sensu – no período de 2011 a 2016. A pesquisa, além de realizar o levantamento do estado do conhecimento acerca da docência na Educação Profissional, trouxe elementos para pensar a formação continuada desses profissionais, reiterando, conforme apontou a análise, a coexistência de múltiplos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, PROFESSORA DA ÁREA DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE- IFC DOUTORA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Professora do IFC- Campus Camboriú

Doutora em Educação pela UFSC

Sônia Regina de Souza Fernandes, Professora do IFC- Campus Camboriú

Doutora em educação pela UNISINOS

Professora do IFC- Campus Camboriú

Andressa Graziele Brandt, Professora do IFC Campus Camboriú Doutoranda do PPGE da UFSC Membro do grupo de estudos e pesquisas Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, da UFSC

Doutoranda em Educação - PPGE- UFSC, linha de pesquisa: ensino e formação de educadores. Possui MESTRADO pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - UFSC, linha de pesquisa: ensino e formação de educadores. Possui graduação em PEDAGOGIA - habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ /RS (2007) e graduação em ADMINISTRAÇÃO - Comércio Internacional Fundação Educacional Machado de Assis - Faculdades Integradas- FIMA/RS (2007). Pós-Graduação em PSICOPEDAGOGIA /FURB/ SC ( 2010). Atualmente é Pedagoga - Supervisora Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). Professora da área de Pedagogia do IFC - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Licenciatura em Pedagogia, formação de professores, educação especial, educação profissional e tecnológica, processo de ensino-aprendizagem, saberes da docência, projetos pedagógicos de curso, currículo, cultura indígena, conhecimento histórico e minorias, curso de licenciatura em Pedagogia, IFs

Karoline Wolff da SIlva Arruda, IFC Campus Camboriú

Licencianda em Pedagogia

Referências

BARBACOVI, Lecir Jacinto. O Professor de Educação Profissional e a conectividade orgânica entre formação e prática docente. 2011. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, PT: 70, 2009.

BRANDT, Andressa Graziele. Programa de Formação de professores (de ensino básico, técnico e tecnológico): um estudo a partir das vozes dos educadores do IF Catarinense. 2014. 474 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº 16 de 21 de janeiro de 1999. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília: 1999.

CASTRO, Mad’Ana Desiréé Ribeiro; BARBOSA, Sebastião Claudio. PROEJA, trabalho docente e formação de trabalhadores. 2015. Trabalho apresentado no GT18 Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Anais da 37a Reunião Científica da ANPEd. Florianópolis, Outubro de 2015. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT18-4020.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016.

COSTA, Maria Adelia da. Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos. 2012, 231 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências de formação do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013.

DREWS, Samile. Políticas de formação continuada de professores da Educação Profissional técnica de nível médio: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santa Rosa - RS. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2015.

FARTES, Vera. L. Bueno; SANTOS, Adriana Paula Q. Oliveira. Saberes, identidades e autonomia na cultura docente da Educação Profissional e Tecnológica. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 41, p. 376-401, 2011.

FERNANDES, Sônia Regina de Souza; HOEPERS, Idorlene da Silva; SILVA, Jamile Delagnelo Fagundes. A complexidade do trabalho docente no contexto dos Institutos Federais de Educação: Vozes de um Campus do IFC. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPEd, 34, 2011, Natal. Anais..., Natal, Trabalho apresentado no GT04 Didática, ANPEd, 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT04/gt04-812res.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016.

FORTES, Maria Carolina. Entrelaçamentos de vidas: a constituição da docência na educação profissional e tecnológica. 2012. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

FREITAS, Josí Aparecida. A cartografia da constituição do sujeito professor na educação profissional e tecnológica em curso do PROEJA: fazendo-se no caminho. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPEd, 37, 2015, Florianópolis. Anais..., Florianópolis, Trabalho apresentado no GT18, ANPEd, 2015. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT18-3652.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016.

GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana. Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educação em Revista [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 211-236. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982012000100010>.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

HECKLER, Gisele Lopes. A especificidade do trabalho docente no PROEJA: um estudo sobre a experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Sapucaia do Sul/RS. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado acadêmico em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012.

MARTINS, Letícia Aparecida. Trajetórias da constituição da docência na educação profissional. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Unicamp, Campinas, 2011.

MENEZES, Graziela Ninck Dias. O trabalho docente na educação profissional técnica. IN: In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPEd, 37, 2015, Florianópolis. Anais..., Florianópolis, Trabalho apresentado no GT09, ANPEd, 2015. Disponível em: em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT09-3617.pdf> Acesso em: 12 mar. 2016.

NÓVOA, Antônio. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, Antônio (Org). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999, p. 15-21.

OLIVEIRA, Nelda Plentz de. Formação continuada de professores e o desenvolvimento de currículos integrados na educação profissional e tecnológica. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

PAEZ, Fabiana Martinello. A Formação continuada de Professores na Educação Profissional Tecnológica de graduação: das necessidades para a tessitura de possibilidades. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000, p. 15-34.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p.37-50, set. 2006.

SANCHES, Maria Pierina Ferdinandi Porcel. A Constituição da identidade profissional dos docentes da educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e desafios. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2014.

SILVA, Filomena Lúcia Gossler Rodrigues da. Identidade profissional dos professores da educação profissional técnica de nível médio no Brasil e em Santa Catarina: desafios para a sua formação. 2014. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

URBANETZ, Sandra Terezinha. A constituição do docente para a educação profissional. 2011. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

SILVA, F. L. G. R. da; FERNANDES, S. R. de S.; BRANDT, A. G.; ARRUDA, K. W. da S. A constituição dos saberes necessários ao exercício da docência na educação profissional, científica e tecnológica: um balanço das produções acadêmicas (2011 - 2016). Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v5i09.321. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/321. Acesso em: 26 abr. 2024.
Received 2018-04-19
Accepted 2018-06-26
Published 2018-12-26