O uso da Cartilha Pedagógica como ferramenta de ensino

fortalecendo a Pesquisa Escolar e a Formação de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2442

Palavras-chave:

formação continuada, material didático, produto educacional

Resumo

As Cartilhas Pedagógicas são recursos que vem se destacando na formação continuada de professores, oferecendo orientações práticas e exemplos, pois atualizam conhecimentos, apresentam novas metodologias e fornecem ferramentas e atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, facilitando a adoção de novas estratégias de ensino. O estudo tem por objetivo descrever o processo de desenvolvimento de uma oficina pedagógica, utilizando uma cartilha elaborada sob a perspectiva do “Educar pela Pesquisa”, na prática docente de professores do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública, e refletir sobre as contribuições dessa formação na prática pedagógica e na integração da pesquisa como estratégia de ensino-aprendizagem. O estudo é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, utilizando-se oficinas pedagógicas em oito encontros. O momento permitiu aos professores desenvolver uma compreensão mais profunda do papel da pesquisa na prática educacional e promoveu novas habilidades e inovação pedagógica, refletidas nos relatos. A cartilha desenvolvida para a formação forneceu ferramentas práticas e informações simplificadas, demonstrando sua importância na melhoria do processo de investigação educacional. Os relatos dos professores destacam que a formação e a cartilha contribuíram para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, ampliando as competências pedagógicas e incentivando a inovação na sala de aula. O uso de novas abordagens e tecnologias também foram evidenciados como aspectos positivos.

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Biografia do Autor

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRG

Doutoranda em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Ambiental e Especialista em Conservação da Biodiversidade.

Karla Mendonça Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Pós-Doutoranda em Promoção da Saúde, pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Educação Física. Especialista em Atividade Física e Saúde. Licenciada em Educação Física.

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Educação Física. Especialista em Treinamento, Musculação e Atividade Física. Mestra em Educação em Ciências.

Felix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

25-06-2025

Como Citar

CANDITO, V. O uso da Cartilha Pedagógica como ferramenta de ensino: fortalecendo a Pesquisa Escolar e a Formação de Professores . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e244225, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2442. Acesso em: 11 jul. 2025.