O uso da Cartilha Pedagógica como ferramenta de ensino
fortalecendo a Pesquisa Escolar e a Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2442Palavras-chave:
formação continuada, material didático, produto educacionalResumo
As Cartilhas Pedagógicas são recursos que vem se destacando na formação continuada de professores, oferecendo orientações práticas e exemplos, pois atualizam conhecimentos, apresentam novas metodologias e fornecem ferramentas e atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, facilitando a adoção de novas estratégias de ensino. O estudo tem por objetivo descrever o processo de desenvolvimento de uma oficina pedagógica, utilizando uma cartilha elaborada sob a perspectiva do “Educar pela Pesquisa”, na prática docente de professores do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública, e refletir sobre as contribuições dessa formação na prática pedagógica e na integração da pesquisa como estratégia de ensino-aprendizagem. O estudo é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, utilizando-se oficinas pedagógicas em oito encontros. O momento permitiu aos professores desenvolver uma compreensão mais profunda do papel da pesquisa na prática educacional e promoveu novas habilidades e inovação pedagógica, refletidas nos relatos. A cartilha desenvolvida para a formação forneceu ferramentas práticas e informações simplificadas, demonstrando sua importância na melhoria do processo de investigação educacional. Os relatos dos professores destacam que a formação e a cartilha contribuíram para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, ampliando as competências pedagógicas e incentivando a inovação na sala de aula. O uso de novas abordagens e tecnologias também foram evidenciados como aspectos positivos.
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