Produtos Educacionais da formação de professores em Ciências e Matemática

tipologia de produção em um programa stricto sensu do Espírito Santo

Autores

  • Felipe Sarmenghi Rangel Instituto Federal do Espírito Santo - IFES https://orcid.org/0000-0002-5004-2837
  • Manuella Villar Amado Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Vilma Reis Terra Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2572

Palavras-chave:

produtos educacionais, mestrado profissional, formação de professores, ensino

Resumo

Este estudo analisou a tipologia dos produtos educacionais (PE) do Programa EDUCIMAT do IFES, avaliando sua contribuição na formação de professores. Utilizando Mapeamento Sistemático, examinou 254 produções de 2011 a 2023, categorizadas conforme diretrizes da CAPES. Os resultados mostraram que 87,8% dos PE são materiais didáticos textuais, com 22,4% focados na formação de professores, principalmente em livros digitais e guias, ainda que um aumento da oferta de MOOCs tenha sido observado após normas relacionadas à pandemia de Covid-19. A subárea de Formação de Professores em Matemática foi responsável por 56,2% desses materiais. Em um panorama nacional, de 592 trabalhos analisados, apenas 1,5% detalhavam os PE, com doutorados profissionais otimizando esse aspecto a partir de 2023. Em um contexto mais amplo, a pesquisa destaca a necessidade de uma maior articulação entre produções acadêmicas e a prática escolar. É crucial que os PE estejam alinhados às necessidades dos profissionais da educação, com formatos adequados para sua aplicação e replicação, cujas motivações, referências e contextos possam estar claramente discriminados nos trabalhos originais, sobretudo considerando o fato de que o PE é um dos principais diferenciais dos programas stricto sensu profissionais.

Crossmark

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, CAPES. Documento de Área - Ensino, Brasília, 2013.

BRASIL, CAPES. Considerações sobre Classificação de Produção Técnica – Área de Ensino, Brasília, 2016.

BRASIL, CAPES. Grupo de trabalho Produção Técnica. Brasília, 2019b.

CURI, Edda et al. DOUTORADO PROFISSIONAL–DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DOS QUATRO PRIMEIROS CURSOS DA ÁREA DE ENSINO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 12, n. 1, p. 217-227, 2021. DOI: https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1702

DE ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pd- f/ep/v33n2/a07v33n2.pdf. Acesso em: 2 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200007

DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge AP de M.; BITTENCOURT, Ig Ibert. Mapeamento sistemático e revisao sistemática da literatura em informática na educação. JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig.(Org.) Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2019.

EDUCIMAT: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Produto Educacional. Espírito Santo: IFES, 2021. Disponível em: https://educimat.ifes.edu.br/index.php/produtos- educacionais. Acesso em: 15 mai. 2021.

Falbo, R. de A.(2018). Mapeamento Sistemático. Retrieved October, 7, 1-25. Recuperado de http://claudiaboeres.pbworks.com/w/file/fetch/133747116/Mapeamen to%20Sistem%C3%A1tico%20-%20v1.0.pdf

FERNANDES, Agnes. Mestrado profissional–algumas reflexões. Oculum Ensaios, n. 4, p. 106-109, 2005.

FREIRE, Paulo et al. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia das práxis. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 3-11, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/spp/v1 4n2/9782.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200002

GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.

GATTI, Bernardete A.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília: Unesco, 2009.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GIAMLO, Priscila Regina Gonçalves de Melo; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos. PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA CURSOS NO FORMATO MOOC. In: Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed Editora, 2010.

KITCHENHAM, B. CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering (Technical Report No.EBSE-2007-01). Keele: Keele University, 2007. Disponível em: pdfs.semanticscholar.org/e62d/bbbbe70cabcde 3335765009e94ed2b9883d5.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2021.

LATINI, R. M.; OLIVEIRA, L. R.; ANJOS, M. B.; CARVALHO, R. H. S. B. F. Análise dos produtos de um Mestrado profissional da área de Ensino de Ciências e Matemática. Ensino, Saúde e Ambiente – v. 4 (2), p. 45-57, ISSN 1983-7011, ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i2.a21091

LELIS, D. A. de J.; VOSGERAU, D. S. R.; ZOPPO, B. M. Os saberes necessários aos orientadores na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: um estudo de revisão . Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22657.031. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/ praxiseducativa/article/view/22657. Acesso em: 11 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22657.031

LEODORO, M. P. BALKINS, M. A. S. Problematizar e participar: elaboração do produto educacional no Mestrado Profissional em Ensino. SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 2, 2010.

MOREIRA, Marco Antonio. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, 2004.

MOREIRA, Marco; NARDI, Roberto. O mestrado profissional na área de Ensino de Ciências e Matemática: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, p. 1-9, 2010. DOI: https://doi.org/10.3895/S1982-873X2009000300001

NIEZER, T. M. et al. Caracterização dos produtos desenvolvidos por um programa de mestrado profissional da área de Ensino de Ciências e Tecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, 2015. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v8n3.2084

NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. Porto: Editora Porto, 1992.

PEREIRA NETO, Francisco Edmar; LOPES, Jayane Mara Rosendo; NUNES, João Batista Carvalho; FERREIRA FILHO, Luciano Nery. A expansão da pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 263111, p. 1-27, jul. 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1678 -4634202349263111por. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FqT3x4d9xdPs G9fwHPXnsDq/?lang=pt. Acesso em: 11 jul. 2024.

PETERSEN, Kai; FELDT, Robert; MUJTABA, Shahid; MATTSSON, Michael. Systematic Mapping Studies in Software Engineering. Electronic Workshops In Computing, Italia, v. 12, n. 1, p. 68-77, jun. 2008. BCS Learning & Development. http://dx.doi.org/10.14236/ewic/ease2008.8. Acesso em: 11 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.14236/ewic/EASE2008.8

REIS, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 1-18, 27 ago. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/ s1678-4634201844180983. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/4KPrBhHg3d xGkN9hc5QFTJn/?format =html&lang=pt#. Acesso em: 9 jul. 2024.

Rizzatti, Ivanise Maria et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências ISSN: 2525-8923, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v5n2.12657

RÔÇAS, Giselle et al. “Esquece tudo o que te disse”: os mestrados profissionais da área de ensino e o que esperar de um doutorado profissional. Revista ENCITEC, v. 8, n. 1, p. 59-74, 2018. DOI: https://doi.org/10.31512/encitec.v8i1.2624

SAUL, Alexandre; SILVA, Camila Godói da. Contribuições de Paulo Freire para a educação infantil: implicações para as políticas públicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Trabalhos completos… São Paulo, p. 1-13, 2011. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio 2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0020.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, n. especial, p. 1-12, 2007.

SIEMENS, G. Connectivism: a learning theory for the digital age. International Journal Instructional Technology and Distance Learning, Estados Unidos, v. 2, n. 1, p. 1-9, jan. 2005. Disponível em: https://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/ files/Connectivism.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.

SILVA, Silvia Maria Cintra da; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino; PEGORARO, Renata Fabiana; MIRANDA, Gilberto José; SILVA, Leonardo Barbosa e. MOTIVOS PARA O INGRESSO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 1-12, 18 dez. 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi .org/10.1590/2175-35392023-250905. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ th3vhxQ8q9GRBMg44SpYn5K/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2024.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, pp. 143-155, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012

SCHIEHL, Edson Pedro; GASPARINI, Isabela. Modelos de ensino híbrido: Um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 1. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELOS, M. A. Guia Didático: Proposta pedagógica e aprendizagens. Revista Educação e Linguagem. vol. 4. p 1-9. 2010. Disponível em: <http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/ 2011/02/11/outros/8874ff7e3f09d1207 54ea3218e187945.pdf>. Acesso em: 30 Abr. 2019.

VITAL, A. GUERRA, A. Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino: Uma reflexão sobre a distância entre a pesquisa e a prática docente. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/ anais/resumos/R0230-1.pdf>. Acesso em: 22 Maio 2021.

Downloads

Publicado

31-01-2025

Como Citar

RANGEL, Felipe Sarmenghi; AMADO, Manuella Villar; TERRA, Vilma Reis. Produtos Educacionais da formação de professores em Ciências e Matemática: tipologia de produção em um programa stricto sensu do Espírito Santo. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e257225, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2572. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2572. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional