Contribuição dos produtos educacionais no processo de ensino-aprendizagem na EPT: revisão integrativa

integrative review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2452

Palavras-chave:

produto educacional, educação profissional e tecnológica, ensino-aprendizagem

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal responder de que forma os produtos educacionais (PE) desenvolvidos no âmbito dos programas de pós-graduação profissional strictu sensu da Área de Ensino têm contribuído com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios. A pesquisa segue rigorosamente as etapas condicionais para esse tipo de estudo: elaboração da pergunta norteadora; busca ou amostragem na literatura; análise crítica dos estudos incluídos; discussão dos resultados e apresentação final.  Através do estudo realizado foi possível concluir que os produtos educacionais desenvolvem um papel significativo e extremamente útil no processo de ensino-aprendizagem no cenário educacional, oferecendo meios para tornar o processo mais contextualizado, formativo e significativo de acordo com os preceitos da EPT.

 

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Biografia do Autor

Fernanda Tasso Ribeiro, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atualmente é Técnico em Secretariado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus São José. Possui Especialização em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Franciscano (2012) e Graduação em História pelo Centro Universitário Franciscano

Sabrina Bleicher, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Sabrina Bleicher é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), mestre em Design pela Universidade de Aveiro (Portugal) e bacharel em Design (UFSC). Atua no IFSC como professora no Mestrado Profissional em Educação Profissional e na área de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.

Douglas Paulesky Juliani, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Douglas Juliani é doutor e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) e bacharel em Ciências da Computação (Unisul). Atua no IFSC como professor no Mestrado Profissional em Educação Profissional e na área de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

RIBEIRO, Fernanda Tasso; BLEICHER, Sabrina; JULIANI, Douglas Paulesky. Contribuição dos produtos educacionais no processo de ensino-aprendizagem na EPT: revisão integrativa : integrative review. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e245225, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2452. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2452. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional