Currículo Integrado

perspectiva das dissertações e produtos educacionais do ProfEPT no IFB (2020-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2460

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, profEPT, currículo, produto educacional

Resumo

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) destaca em seu regimento a grande relevância atribuída à produção de trabalhos com foco no currículo integrado, reconhecendo-o como parte identitária da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Partindo dessas considerações, esta pesquisa teve como objetivo identificar como as dissertações desenvolvidas no âmbito da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos (OMEP), macroprojeto 5, ProfEPT abordam o currículo integrado do Ensino Médio Integrado (EMI) e elencar as possibilidades de replicabilidade dos produtos educacionais (PE) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Brasília (IFB). Para isso, foram selecionadas dissertações defendidas entre 2020 e 2023 e analisadas por meio de duas categorias: (i) a temática abordada nas dissertações, e (ii) as possibilidades e requisitos para a replicação dos produtos educacionais apresentados pelos autores à luz de Mendonça et al. (2020). A análise dos dados revela que os produtos educacionais têm potencial para enriquecer o currículo e oferecer uma formação mais integrada e prática. O estudo sugere que, para maximizar a eficácia desses recursos, é fundamental garantir sua integração significativa no currículo. Além disso, o trabalho pode ter implicações importantes para pesquisadores da área, pois revela como o currículo pode ser abordado na linha de pesquisa da OMEP e como essas pesquisas podem contribuir para a organização e o planejamento do currículo integrado.

 

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Biografia do Autor

Daianne Maria Barbosa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (2012), em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia (2013), e Especialista em Docência em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2022). Professora do Ensino Fundamental na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Juliana Rocha de Faria Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2017). Mestrado em Educação Musical pela Universidade de Brasília (2010). Graduação em Educação Artística Habilitação - Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Planaltina.Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Transdisciplinar Josué de Castro (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8378877543369161) e o Laboratório de Realidade Integrada (LARI) do IFB no Campus Planaltina.

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

SILVA, Daianne Maria Barbosa da; SILVA, Juliana Rocha de Faria. Currículo Integrado: perspectiva das dissertações e produtos educacionais do ProfEPT no IFB (2020-2023). Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e246025, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2460. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2460. Acesso em: 22 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional