Desenvolvimento de um aplicativo de Realidade Aumentada para a simulação do teste de tipagem sanguínea na Educação Básica

Autores

  • Victor Silva Bello Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0009-0003-4028-0019
  • Lucio Paulo do Amaral Crivano Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2463

Palavras-chave:

ensino, realidade aumentada, aplicativos móveis, sistema ABO

Resumo

O ensino de grupos sanguíneos do Sistema ABO e Fator Rh é essencial para conscientização a respeito das incompatibilidades sanguíneas, bem como para a compreensão de assuntos correlacionados, como a relação antígeno-anticorpo e conteúdo de biologia molecular e biotecnologia. Diversas barreiras de segurança, de infraestrutura e até mesmo legais, dificultam a realização de aulas práticas que envolvam a tipagem sanguínea na Educação Básica. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em especial a Realidade Aumentada (RA), são recursos que podem auxiliar na transposição dessas barreiras. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo de RA que simula o teste de tipagem sanguínea, visando contribuir para a abordagem da problemática referente ao ensino das incompatibilidades sanguíneas do Sistema ABO/Rh e explorar as potencialidades do uso de TDIC na educação. Para a criação do aplicativo foram utilizados programas de modelagem 3D, de criação de jogos digitais e de RA, sendo eles, respectivamente, Blender, Unity e EasyAR. A partir da elaboração de elementos virtuais representando lâminas biológicas, gotas de sangue, conta-gotas, soluções contendo anticorpos e amostras sanguíneas foi criado um aplicativo que simula o teste de tipagem sanguínea com oito amostras diferentes que correspondem às possíveis combinações do Sistema ABO e do Fator Rh. A simulação virtual, utilizando o aplicativo de RA que tenta reproduzir da forma mais fiel possível o teste de tipagem sanguínea, pode contribuir para ajudar docentes e discentes no ensino-aprendizagem desse tema, bem como a relacionarem ou estarem cientes das aplicações dos conhecimentos abordados no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Victor Silva Bello, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Atualmente é mestrando e representante discente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde do Instituto Nutes da UFRJ, no Laboratório de Tecnologias Cognitivas(LTC) e bolsista do Programa de Excelência da CAPES (PROEX). Também é bolsista no Núcleo de Educação à Distância (NEAD/UFRJ) pelo Programa de Bolsas para o desenvolvimento de Material e Ações Pedagógicas destinadas a cursos de graduação da UFRJ (PBMAP-GR). Possui graduação plena em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência com técnicas de modelagem 3D (ThinkerCAD e Blender) e programação em blocos (Bolt e Scratch) desenvolvendo recursos didáticos virtuais ou para impressão 3D. Tem experiência com o desenvolvimento de recursos de Realidade Aumentada (RA) utilizando o motor de desenvolvimento de jogos Unity. Também possui experiências com Web Rádios escolares, Pesquisa em Design Educacional e Questões sociocientíficas na educação. 

Lucio Paulo do Amaral Crivano Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), com periodo de Doutorado Sanduiche no Muséum national d'Histoire naturelle (Paris, França). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua como docente permanente do Curso de Especialização em Ensino de Ciências (UERJ) e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO-UERJ) (atuando também, desde 2020, como coordenador adjunto). Desenvolve pesquisas nos temas de Tecnologias Digitais (em especial impressão 3D e realidade aumentada) no Ensino de Ciências e Biologias e no Ensino de Zoologia e Paleontologia.

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Publicado

09-05-2025

Como Citar

BELLO, Victor Silva; MACHADO, Lucio Paulo do Amaral Crivano. Desenvolvimento de um aplicativo de Realidade Aumentada para a simulação do teste de tipagem sanguínea na Educação Básica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e246325, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2463. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2463. Acesso em: 20 maio. 2025.