O uso da realidade virtual para ensino de astronomia
desenvolvimento e aplicação de um software para simulação de planetário
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.964Palavras-chave:
Ensino, Realidade Virtual, AstronomiaResumo
A astronomia pode ser reconhecida como uma ciência interdisciplinar com grande potencial educacional. No entanto, determinados conteúdos abordados por esta área de conhecimento demandam a utilização de estruturas específicas de ensino para alcançar um melhor aprendizado. Nesse cenário, o uso de uma ferramenta computacional baseada em realidade virtual, por exemplo, contribui para otimizar o processo de ensino desse tipo de conteúdo. Este artigo apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um planetário virtual em ambiente imersivo. O objetivo é avaliar esta aplicação, tanto em termos de sua usabilidade quanto de experiência de uso. Esta pesquisa, metodologicamente caracterizada como quantitativa, coletou dados por meio da aplicação de questionários SUS (System Usability Scale) com os estudantes que utilizaram a aplicação desenvolvida. Os resultados alcançados mostram que a ferramenta teve uma excelente avaliação com relação a sua usabilidade.
Downloads
Referências
ABBOTT, A. The “causal devolution”. Sociological Methods and Research, 27 (2): 148-181. 1998.
ANDRADE, P. A Museabilidade e a Literacia da Ciência: consumos, cidadania e cultura. (Org). Museus Públicos e Literária Científico-Tecnológica. Lisboa: Edições Colibri, p. 33-50. 2010.
BELL, J. e FOGLER, H. S. The Investigation and Application of Virtual Reality as an Educational Tool. Disponível em: <http://www.engin.umich.edu/labs/vrichel/aseepap2.htm>. Jun. 1995. Acesso em: 15 jul. 2019.
BOUCINHA, R. M.; TAROUCO, L. M. R. Avaliação de Ambiente Virtual de Aprendizagem com o uso do SUS - System Usability Scale. 2013.
HAND, C. Other faces of virtual reality. First International Conference MHVR’94 - Lecture Notes in Computer Science n.1077, pp. 107-116, Ed. Springer, Moscow, Russia,September, 1994.
IDC TRACKER. Worldwide Semiannual Augmented and Virtual Reality Spending Guide. Disponível em: <https://www.idc.com/tracker/showproductinfo.jsp?prod_id=1381>. Acesso em: 15 jul. 2019.
LATTA, J. N. & OBERG, D. J. A conceptual virtual reality model. IEEE Computer Graphics& Applications, pp. 23-29, Jan., 1994.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MILANI, F.; MARCHI, A. C. B.; RIEDER, R. Usability Guidelines to Develop Gesture-Based Serious Games for Health: a systematic review. 2017 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2017. [ONLINE]. Disponível em: <https://conferences.computer.org/svr/2017/papers/3588a188.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2019.
PREECE, J. et al. A Guide to Usability: human factors in computing. Reino Unido: Addison Wesley, 144p. 1993.
SAURO, J. Measuring Usability With The System Usability Scale(SUS). 2009. Disponível em: <http://www.measuringusability.com/sus.php>. Acesso em: 18 ago. 2019.
STEFFANI, M. H.; VIEIRA, F. Planetários. In: MATSUURA, Oscar. História da Astronomia no Brasil. Volume II. MAST/MCTI, Recife: Cepe Editora e Secretaria da Ciência e Tecnologia de Pernambuco, 2014. p.400-418. Disponível em: <http://www.mast.br/HAB2013/index.html>. Acesso em: 3 jul. 2019.
TANAKA, O. Y.; MELO, C. Avaliação de Programas de Saúde do Adolescente- um modo de fazer Capitulo IV. São Paulo : Edusp, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.