O uso da realidade virtual para ensino de astronomia

desenvolvimento e aplicação de um software para simulação de planetário

Autores

  • Ânderson dos Santos Ritta Universidade Federal do Pampa
  • Sandra Dutra Piovesan Universidade Federal do Pampa
  • Marcelo da Silveira Siedler Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.964

Palavras-chave:

Ensino, Realidade Virtual, Astronomia

Resumo

A astronomia pode ser reconhecida como uma ciência interdisciplinar com grande potencial educacional. No entanto, determinados conteúdos abordados por esta área de conhecimento demandam a utilização de estruturas específicas de ensino para alcançar um melhor aprendizado. Nesse cenário, o uso de uma ferramenta computacional baseada em realidade virtual, por exemplo, contribui para otimizar o processo de ensino desse tipo de conteúdo. Este artigo apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um planetário virtual em ambiente imersivo. O objetivo é avaliar esta aplicação, tanto em termos de sua usabilidade quanto de experiência de uso. Esta pesquisa, metodologicamente caracterizada como quantitativa, coletou dados por meio da aplicação de questionários SUS (System Usability Scale) com os estudantes que utilizaram a aplicação desenvolvida. Os resultados alcançados mostram que a ferramenta teve uma excelente avaliação com relação a sua usabilidade.

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Publicado

05-06-2020

Como Citar

RITTA, Ânderson dos S.; PIOVESAN, S. D.; SIEDLER, M. da S. O uso da realidade virtual para ensino de astronomia: desenvolvimento e aplicação de um software para simulação de planetário . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e096420, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.964. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/964. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2019-11-26
Accepted 2020-04-17
Published 2020-06-05