O uso da realidade virtual para ensino de astronomia
desenvolvimento e aplicação de um software para simulação de planetário
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.964Palavras-chave:
Ensino, Realidade Virtual, AstronomiaResumo
A astronomia pode ser reconhecida como uma ciência interdisciplinar com grande potencial educacional, mas determinados conteúdos demandam estruturas específicas para um melhor aprendizado; nesse cenário o uso de uma ferramenta computacional como a realidade virtual pode contribuir para otimizar o ensino desse tipo de conteúdo. Este artigo apresenta o estudo sobre a implementação e uso de um planetário virtual em ambiente imersivo, tendo como objetivo avaliar, respectivamente, familiaridade e usabilidade no uso da ferramenta. Metodologicamente caracterizado como pesquisa quantitativa, na coleta de dados foram utilizados questionários físicos aplicados aos alunos utilizadores. Os resultados mostraram que a ferramenta desenvolvida teve uma excelente avaliação quanto à sua usabilidade por meio dos resultados obtidos no questionário SUS.
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Accepted 2020-04-17
Published 2020-06-05