O uso da realidade virtual para ensino de astronomia
desenvolvimento e aplicação de um software para simulação de planetário
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.964Palabras clave:
Ensino, Realidade Virtual, AstronomiaResumen
A astronomia pode ser reconhecida como uma ciência interdisciplinar com grande potencial educacional. No entanto, determinados conteúdos abordados por esta área de conhecimento demandam a utilização de estruturas específicas de ensino para alcançar um melhor aprendizado. Nesse cenário, o uso de uma ferramenta computacional baseada em realidade virtual, por exemplo, contribui para otimizar o processo de ensino desse tipo de conteúdo. Este artigo apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um planetário virtual em ambiente imersivo. O objetivo é avaliar esta aplicação, tanto em termos de sua usabilidade quanto de experiência de uso. Esta pesquisa, metodologicamente caracterizada como quantitativa, coletou dados por meio da aplicação de questionários SUS (System Usability Scale) com os estudantes que utilizaram a aplicação desenvolvida. Os resultados alcançados mostram que a ferramenta teve uma excelente avaliação com relação a sua usabilidade.
Descargas
Métricas
Citas
ABBOTT, A. The “causal devolution”. Sociological Methods and Research, 27 (2): 148-181. 1998.
ANDRADE, P. A Museabilidade e a Literacia da Ciência: consumos, cidadania e cultura. (Org). Museus Públicos e Literária Científico-Tecnológica. Lisboa: Edições Colibri, p. 33-50. 2010.
BELL, J. e FOGLER, H. S. The Investigation and Application of Virtual Reality as an Educational Tool. Disponível em: <http://www.engin.umich.edu/labs/vrichel/aseepap2.htm>. Jun. 1995. Acesso em: 15 jul. 2019.
BOUCINHA, R. M.; TAROUCO, L. M. R. Avaliação de Ambiente Virtual de Aprendizagem com o uso do SUS - System Usability Scale. 2013.
HAND, C. Other faces of virtual reality. First International Conference MHVR’94 - Lecture Notes in Computer Science n.1077, pp. 107-116, Ed. Springer, Moscow, Russia,September, 1994.
IDC TRACKER. Worldwide Semiannual Augmented and Virtual Reality Spending Guide. Disponível em: <https://www.idc.com/tracker/showproductinfo.jsp?prod_id=1381>. Acesso em: 15 jul. 2019.
LATTA, J. N. & OBERG, D. J. A conceptual virtual reality model. IEEE Computer Graphics& Applications, pp. 23-29, Jan., 1994.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MILANI, F.; MARCHI, A. C. B.; RIEDER, R. Usability Guidelines to Develop Gesture-Based Serious Games for Health: a systematic review. 2017 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2017. [ONLINE]. Disponível em: <https://conferences.computer.org/svr/2017/papers/3588a188.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2019.
PREECE, J. et al. A Guide to Usability: human factors in computing. Reino Unido: Addison Wesley, 144p. 1993.
SAURO, J. Measuring Usability With The System Usability Scale(SUS). 2009. Disponível em: <http://www.measuringusability.com/sus.php>. Acesso em: 18 ago. 2019.
STEFFANI, M. H.; VIEIRA, F. Planetários. In: MATSUURA, Oscar. História da Astronomia no Brasil. Volume II. MAST/MCTI, Recife: Cepe Editora e Secretaria da Ciência e Tecnologia de Pernambuco, 2014. p.400-418. Disponível em: <http://www.mast.br/HAB2013/index.html>. Acesso em: 3 jul. 2019.
TANAKA, O. Y.; MELO, C. Avaliação de Programas de Saúde do Adolescente- um modo de fazer Capitulo IV. São Paulo : Edusp, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2020-04-17
Publicado 2020-06-05