Aprendizagem baseada em problemas e tecnologias digitais na educação do campo
uma proposta para educadores em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2490Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Processo Educacional, Formação ContinuadaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da replicação do Processo Educacional (PE), intitulado "Formação Continuada com Educadores/as do Campo: Ensinando Ciências da Natureza a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas e Tecnologias Digitais" com professores de Ciências da Natureza nas séries iniciais e finais do ensino fundamental em escolas localizadas em contextos camponeses no município de Pacajá, no estado do Pará. Adotou-se a uma abordagem qualitativa e a pesquisa-ação. Analisaram-se as percepções e métodos adotados por 39 professores durante e após participarem da formação. Os dados foram coletados, por meio de questionários, entrevistas e observação participante, e foram analisados utilizando a técnica de Análise Textual Discursiva. Como resultado, verificou-se que a formação continuada oferecida foi bem-sucedida para os educadores que atuam nas escolas do campo, permitindo a introdução das Tecnologias Digitais (TIC) e da Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), em suas práticas, contribuindo assim para o aprimoramento profissional e para a qualidade do ensino. A etapa avaliativa do processo ocorreu por meio de rodas de conversa com professores da Escola do Campo, de modo positiva resultou na ampliação da formação para 24 professores da Reserva Extrativista do Xingu (RESEX), além de convites de outros municípios da região. Em conclusão, os resultados obtidos demonstram que o PE aplicado aos professores de Pacajá apresentou alta eficácia, evidenciada não apenas pela incorporação da Aprendizagem Baseada em Problemas e Tecnologias Digitais, mas também pela melhoria nas práticas pedagógicas, maior engajamento dos alunos e uma abordagem mais contextualizada no ensino de Ciências.
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