Aprendizagem baseada em problemas e tecnologias digitais na educação do campo

uma proposta para educadores em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2490

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Processo Educacional, Formação Continuada

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da replicação do Processo Educacional (PE), intitulado "Formação Continuada com Educadores/as do Campo: Ensinando Ciências da Natureza a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas e Tecnologias Digitais" com professores de Ciências da Natureza nas séries iniciais e finais do ensino fundamental em escolas localizadas em contextos camponeses no município de Pacajá, no estado do Pará. Adotou-se a uma abordagem qualitativa e a pesquisa-ação. Analisaram-se as percepções e métodos adotados por 39 professores durante e após participarem da formação. Os dados foram coletados, por meio de questionários, entrevistas e observação participante, e foram analisados utilizando a técnica de Análise Textual Discursiva. Como resultado, verificou-se que a formação continuada oferecida foi bem-sucedida para os educadores que atuam nas escolas do campo, permitindo a introdução das Tecnologias Digitais (TIC) e da Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), em suas práticas, contribuindo assim para o aprimoramento profissional e para a qualidade do ensino. A etapa avaliativa do processo ocorreu por meio de rodas de conversa com professores da Escola do Campo, de modo positiva resultou na ampliação da formação para 24 professores da Reserva Extrativista do Xingu (RESEX), além de convites de outros municípios da região. Em conclusão, os resultados obtidos demonstram que o PE aplicado aos professores de Pacajá apresentou alta eficácia, evidenciada não apenas pela incorporação da Aprendizagem Baseada em Problemas e Tecnologias Digitais, mas também pela melhoria nas práticas pedagógicas, maior engajamento dos alunos e uma abordagem mais contextualizada no ensino de Ciências.

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Biografia do Autor

Ronaldo dos Santos Leonel, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutorando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (PPGECM - UFPR). Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA - UEPA). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2010). Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ CAMPUS ALTAMIRA (2015). Professor Efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará.

Jacirene Vasconcelos de Albuquerque, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Docente e pesquisadora da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculada ao Departamento de Educação Geral (DEDG) e ao Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/UFPA/UEA/REAMEC), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialização em Currículo e Avaliação na Educação Básica e Licenciatura em Pedagogia (UEPA). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia em Movimento (GEPPEM) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (GEPEECA).

Ronilson Freitas de Souza, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química, além de mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é professor do Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Atua no ensino de Química e Ensino de Ciências, com foco em metodologias inovadoras que promovam o processo de ensino-aprendizagem nessas áreas.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atuou como Vice-Coordenador (01/2022 - 08/2023) e Coordenador (09/2023 - 01/2026), e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI).

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

LEONEL, Ronaldo dos Santos; ALBUQUERQUE, Jacirene Vasconcelos de; SOUZA, Ronilson Freitas de; BEDIN, Everton. Aprendizagem baseada em problemas e tecnologias digitais na educação do campo: uma proposta para educadores em Ciências . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e249025, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2490. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2490. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional