Ensino Tecnológico

entre sentidos e significados, acepções e perspectivas

Autores

  • Augusto José Savedra Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM https://orcid.org/0000-0002-1542-2316
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2496

Palavras-chave:

Ensino, Formação de Professores, Ensino Tecnológico

Resumo

O texto apresenta acepções e perspectivas de Ensino Tecnológico, como parte da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro (PPGET IFAM). Tem como objetivo anunciar a compreensão de Ensino Tecnológico a partir das acepções e perspectivas a ele atribuídas, em percursos que evidenciam, sobre ele, sentidos e significados. Desdobra-se em caráter de pesquisa qualitativa, por meio de revisão da literatura, pesquisa documental e entrevista narrativa, tendo como suporte de análise a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados obtidos apontam o conceito de Ensino Tecnológico como: dinâmico, por conta do fazer humano, situado sócio-historicamente, ultrapassando a mera compreensão de qualificação do termo ensino pelo adjetivo derivado de tecnologia; práxis, na qual o diálogo presente nas práticas sociais é mediador entre teoria e prática, para transformação de homens, mulheres e realidades; e ensino para a compreensão. Frente às descobertas, considera-se o Ensino Tecnológico campo fértil de pesquisa na área de formação de professores, o que ocorre, no PPGET IFAM, há uma década.

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Biografia do Autor

Augusto José Savedra Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Integrada do Brasil - FAIBRA (2015). Especialista em Metodologia de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2007). Possui Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2005). Participante, como pesquisador em dois grupos de estudos e pesquisa, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Discurso - LADI - UFAM e no Grupo de Pesquisa Gênero e meio Ambiente (GEMA) - IFAM, e como estudante no do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (GEPROFET) - IFAM. Realizou o processo de elaboração, implementação e validação do produto educacional “Formação Continuada para Professores de Língua Portuguesa: Reflexões e uma Proposta à Luz do Letramento”, em concomitância com a construção da dissertação do mestrado, disponível em https://drive.google.com/file/d/1ppOBOwpj9pWV8IgKY2wVsXK-N01CnyLe/view. É professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Parintins.

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas -  IFAM. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008). Especialista em Psicopedagogia (2005) e em Metodologia do Ensino Superior (2004) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo (1988). Professora permanente dos cursos de mestrado e doutorado em Ensino Tecnológico do IFAM, onde também atuou, na graduação, nos cursos de licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática e na coordenação do Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas; na pós-graduação, nos cursos de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Mestrado em Ensino de Física e na coordenação do Mestrado em Ensino Tecnológico. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino de Ciências, Estágio Curricular Supervisionado, Educação Científica e Ensino Tecnológico.

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Publicado

13-01-2025

Como Citar

LIMA, Augusto José Savedra; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Ensino Tecnológico : entre sentidos e significados, acepções e perspectivas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e249625, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2496. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2496. Acesso em: 28 abr. 2025.