Ensino Tecnológico
entre sentidos e significados, acepções e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2496Palavras-chave:
Ensino, Formação de Professores, Ensino TecnológicoResumo
O texto apresenta acepções e perspectivas de Ensino Tecnológico, como parte da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro (PPGET IFAM). Tem como objetivo anunciar a compreensão de Ensino Tecnológico a partir das acepções e perspectivas a ele atribuídas, em percursos que evidenciam, sobre ele, sentidos e significados. Desdobra-se em caráter de pesquisa qualitativa, por meio de revisão da literatura, pesquisa documental e entrevista narrativa, tendo como suporte de análise a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados obtidos apontam o conceito de Ensino Tecnológico como: dinâmico, por conta do fazer humano, situado sócio-historicamente, ultrapassando a mera compreensão de qualificação do termo ensino pelo adjetivo derivado de tecnologia; práxis, na qual o diálogo presente nas práticas sociais é mediador entre teoria e prática, para transformação de homens, mulheres e realidades; e ensino para a compreensão. Frente às descobertas, considera-se o Ensino Tecnológico campo fértil de pesquisa na área de formação de professores, o que ocorre, no PPGET IFAM, há uma década.
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