Trilhas de aprendizagem personalizadas

guia didático para o Curso Técnico em Administração a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2499

Palavras-chave:

produto educacional, trilhas de aprendizagem, produção de guia didático, pesquisa qualitativa

Resumo

Este artigo, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), investiga as práticas pedagógicas em Educação a Distância (EAD) que podem ser aplicadas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo geral da pesquisa é investigar as percepções e necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem do curso técnico a distância em administração, a fim de compreender como eles percebem o processo de ensino a distância e quais são suas necessidades em relação ao curso, contribuindo assim para um processo pedagógico de qualidade social. Utilizando metodologia de pesquisa qualitativa e estudo de campo, o artigo explora a construção, concepção, desenvolvimento e avaliação de um produto educacional. O resultado deste estudo é um produto educacional, o Guia Didático: Trilhas de Aprendizagem para o Curso Técnico em Administração EAD que visou a partir das demandas apresentadas pelos estudantes desenvolver e implementar trilhas de aprendizagem eficazes e engajadoras para o curso técnico de administração EAD, abrangendo as seguintes áreas: Processos Estratégicos, Processos Logísticos, Processos de Recursos Humanos, e Processos Contábeis e Financeiros. A partir da pesquisa realizada na dissertação de mestrado, concluiu-se que a implementação de trilhas de aprendizagem personalizadas, alinhadas às percepções e necessidades dos estudantes, pode promover um processo pedagógico mais eficaz e engajador, potencializando a qualidade da educação a distância no curso técnico em administração.

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Biografia do Autor

Luciano de Lima Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Mestre em educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Orientador de Educação Profissional - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC

Josiane Carolina Soares Ramos Procasko, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Pós-Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutoramento na linha de pesquisa "Formação, Políticas e Práticas em Educação" na perspectiva da Educação Digital. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa "Políticas e gestão de processos educacionais". Mestre em Educação pela UFRGS na mesma linha de pesquisa. Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora Titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Informática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Tecnologias Digitais, Práticas Pedagógicas na EPT, Gestão Democrática da Educação, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores.

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

SILVEIRA, Luciano de Lima; PROCASKO, Josiane Carolina Soares Ramos. Trilhas de aprendizagem personalizadas: guia didático para o Curso Técnico em Administração a Distância. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e249925, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2499. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2499. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional