Trilhas de aprendizagem personalizadas
guia didático para o Curso Técnico em Administração a Distância
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2499Palavras-chave:
produto educacional, trilhas de aprendizagem, produção de guia didático, pesquisa qualitativaResumo
Este artigo, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), investiga as práticas pedagógicas em Educação a Distância (EAD) que podem ser aplicadas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo geral da pesquisa é investigar as percepções e necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem do curso técnico a distância em administração, a fim de compreender como eles percebem o processo de ensino a distância e quais são suas necessidades em relação ao curso, contribuindo assim para um processo pedagógico de qualidade social. Utilizando metodologia de pesquisa qualitativa e estudo de campo, o artigo explora a construção, concepção, desenvolvimento e avaliação de um produto educacional. O resultado deste estudo é um produto educacional, o Guia Didático: Trilhas de Aprendizagem para o Curso Técnico em Administração EAD que visou a partir das demandas apresentadas pelos estudantes desenvolver e implementar trilhas de aprendizagem eficazes e engajadoras para o curso técnico de administração EAD, abrangendo as seguintes áreas: Processos Estratégicos, Processos Logísticos, Processos de Recursos Humanos, e Processos Contábeis e Financeiros. A partir da pesquisa realizada na dissertação de mestrado, concluiu-se que a implementação de trilhas de aprendizagem personalizadas, alinhadas às percepções e necessidades dos estudantes, pode promover um processo pedagógico mais eficaz e engajador, potencializando a qualidade da educação a distância no curso técnico em administração.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 229 p.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da CAPES: Teses e dissertações produzidas por professores e alunos dos cursos de pós-graduação. Brasília, DF, 2019
BEHRENS, M. A. Jogos educativos digitais: estratégias para o desenvolvimento de competências. Curitiba: Editora UFPR, 2016.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2021. E-book. ISBN 978-65-88717-54-7.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. 14. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2014.
LOTÚMOLO JUNIOR, José; MILL, Daniel. Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context. CONJECTURA: filosofia e educação, [S. l.], v. 25, p. e020035, 2020. DOI: 10.18226/21784612.v25.e020035. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8117. Acesso em: 5 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e021028
MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Distance Education: A Systems View of Online Learning. 3. ed. Belmont: Wadsworth Cengage Learning, 2011
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Editora Papirus, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.