O Tecnoestresse entre docentes no Ensino em Saúde
construção e avaliação de Produtos Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2524Palavras-chave:
ensino, produtos educacionais, tecnologia, docentesResumo
O presente estudo explora a concepção e avaliação de dois Produtos Educacionais (PE) focados no Estresse Tecnológico, desenvolvidos a partir de uma pesquisa realizada em duas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas em Parauapebas-PA. O objetivo foi o de conhecer as repercussões do estresse tecnológico entre docentes nas práticas de ensino com apoio das tecnologias, à luz da Psicodinâmica do Trabalho (PDT), para instrumentalizar a gestão das IES com produtos educacionais para o desenvolvimento docente quanto a estes temas. Um questionário aplicado com 20 docentes levantou o perfil socioprofissional dos participantes e avaliou o impacto do estresse tecnológico no âmbito do ensino, além de identificar estratégias mitigadoras e de melhorias no ensino utilizadas pelos educadores. Ainda, dois encontros de Grupo Focal (GF) também contribuíram para a criação de um Podcast e de uma proposta de Roteiro de Oficina, que foram avaliados pelos participantes quanto à usabilidade e relevância para o ensino em saúde. Os resultados demonstraram que o grupo docente é jovem e heterogêneo em formação. Foram identificados impactos do estresse tecnológico como inabilidade, resistência ou excesso ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), além de estratégias pessoais, de relação com o estudante ou com a tecnologia ou aquelas utilizadas no ensino para redução do estresse, com escasso suporte institucional. Os PE foram considerados adequados e agregadores ao ensino em saúde, recebendo avaliações positivas sobre sua usabilidade/manuseio.
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