O Tecnoestresse entre docentes no Ensino em Saúde

construção e avaliação de Produtos Educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2524

Palavras-chave:

ensino, produtos educacionais, tecnologia, docentes

Resumo

O presente estudo explora a concepção e avaliação de dois Produtos Educacionais (PE) focados no Estresse Tecnológico, desenvolvidos a partir de uma pesquisa realizada em duas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas em Parauapebas-PA. O objetivo foi o de conhecer as repercussões do estresse tecnológico entre docentes nas práticas de ensino com apoio das tecnologias, à luz da Psicodinâmica do Trabalho (PDT), para instrumentalizar a gestão das IES com produtos educacionais para o desenvolvimento docente quanto a estes temas. Um questionário aplicado com 20 docentes levantou o perfil socioprofissional dos participantes e avaliou o impacto do estresse tecnológico no âmbito do ensino, além de identificar estratégias mitigadoras e de melhorias no ensino utilizadas pelos educadores. Ainda, dois encontros de Grupo Focal (GF) também contribuíram para a criação de um Podcast e de uma proposta de Roteiro de Oficina, que foram avaliados pelos participantes quanto à usabilidade e relevância para o ensino em saúde. Os resultados demonstraram que o grupo docente é jovem e heterogêneo em formação. Foram identificados impactos do estresse tecnológico como inabilidade, resistência ou excesso ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), além de estratégias pessoais, de relação com o estudante ou com a tecnologia ou aquelas utilizadas no ensino para redução do estresse, com escasso suporte institucional. Os PE foram considerados adequados e agregadores ao ensino em saúde, recebendo avaliações positivas sobre sua usabilidade/manuseio.

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Biografia do Autor

Tassio Vinicius Silva Costa, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduado em Psicologia pelo IESPES (2014) e em Letras- Português/Inglês pela UNIUBE (2016). Mestrando pelo Programa de Pós Graduação Ensino em Saúde na Amazônia (PPG-ESA) da Universidade do Estado do Pará. Psicólogo efetivo da Prefeitura de Parauapebas e docente do curso de Psicologia da Faculdade Vale dos Carajás.

Ivonete Vieira Pereira Peixoto, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica pela UEPA (1988), Mestre em Enfermagem pela UFRJ (2003) e Doutora em Enfermagem pela UFRJ (2011). Atualmente é professora Adjunto da UEPA, Diretora do Centro de Saúde Escola do Marco CCBS/UEPA e Vice-Coordenadora do Mestrado e Doutorado programa ESA/UEPA . 

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

COSTA, Tassio Vinicius Silva; PEIXOTO, Ivonete Vieira Pereira. O Tecnoestresse entre docentes no Ensino em Saúde: construção e avaliação de Produtos Educacionais . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e252425, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2524. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2524. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional