Construção e validação de questionário para avaliar a saúde mental de professores que atendem crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2585

Palavras-chave:

Autismo, Professores de Educação Básica, Saúde Mental

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição definida por dificuldades na comunicação e comportamento. Crianças com TEA têm o direito à inclusão no ensino regular, sendo fundamental o papel dos professores nesse processo. No entanto, a docência é uma das profissões mais afetadas por doenças ocupacionais, o que pode impactar as qualidades do trabalho. O presente trabalho tem o objetivo de descrever o processo de construção e validação de um questionário para avaliar a saúde mental de professores do Ensino infantil e do Ensino fundamental do município de Uberaba-MG que atendem crianças com TEA. O estudo adotou a metodologia de participação pesquisa-ação, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF) e contou com a participação de 86 professores. A pesquisa revelou de forma qualitativa como os problemas enfrentados pelos professores, como condições precárias de trabalho, falta de apoio, excesso de trabalho e lacunas na formação profissional contribuem para o desgaste psicológico dos educadores. Isso foi essencial para a elaboração colaborativa de um questionário de pesquisa para investigar a fundo esses aspectos. Os resultados advindos da aplicação e análise dos dados desse questionário poderão auxiliar a implementação de políticas e ações para promover a saúde mental desses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, resultando, por conseguinte, em um processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo para estudantes com TEA.

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Biografia do Autor

Shabbina Ribeiro Messina, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Terapia Ocupacional (2011) e Pedagogia (2020), pela Universidade de Uberaba, MG (2011). Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Eucacional Faveni (2020). Mestre Em Diversidade e Inclusão pelo Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI-UFF, 2024).

Manuel Gustavo Leitão Ribeiro, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Ciências Biológicas (Genética, em 1999 e Licenciatura, em 2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências Biológicas (Biofísica) no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

MESSINA, Shabbina Ribeiro; RIBEIRO, Manuel Gustavo Leitão. Construção e validação de questionário para avaliar a saúde mental de professores que atendem crianças com Transtorno do Espectro Autista . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e258525, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2585. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2585. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional