Análise comparativa dos programas de mestrado em educação tecnológica no âmbito dos Centros Federais e Estaduais de Educação Tecnológica e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sudeste Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.271Palavras-chave:
Educação tecnológica. Pós-graduação. Análise comparativa. Boas práticas.Resumo
O objetivo geral desta pesquisa é analisar comparativamente os programas de mestrado em educação tecnológica no âmbito dos Centros Federais e Estaduais de Educação Tecnológica e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia localizados na região sudeste do Brasil. Os objetivos específicos são: listar as áreas de concentração e linhas de pesquisa; relacionar as disciplinas obrigatórias e eletivas ofertadas; elencar o perfil dos docentes vinculados, no que tange a: formação; linhas de pesquisa em que atuam; publicações em periódicos indexados; orientações de mestrado concluídas; e evidenciar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de cada programa. A presente pesquisa pode ser classificada, com base em seus objetivos, em exploratória e descritiva. Adicionalmente, o estudo classifica-se como pesquisa bibliográfica. A análise foi empreendida a partir das informações de cada programa disponíveis nos correspondentes sítios institucionais na internet, bem como nas propostas dos programas de pós-graduação, ano-base 2016, elencadas na Plataforma Sucupira. A relevância do tema e a contribuição da pesquisa para a área de conhecimento em pauta residem na possibilidade de viabilizar a criação de um banco de boas práticas, fruto da análise comparativa dos distintos programas de pós-graduação stricto sensu, associada ao referencial teórico consultado.
Downloads
Métricas
Referências
BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Mestrado Profissional: ProfEPT abre 401 vagas para todo o Brasil. 16 de janeiro de 2017. Disponível em: <http://redefederal.mec.gov.br/links/1093-mestrado-profissional-profept-abre-401-para-todo-o-brasil>. Acesso em: 04 abr. 2017.
BROTTO, Claudio Valerio de Paula. O processo de expansão do IFES: democracia, participação e função social. 2013. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: <http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_6700_CLAUDIO%20VALERIO%20DE%20PAULA%20BROTTO.pdf>. Acesso em: 02 abr.2016.
CENTRO PAULA SOUZA. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de Mestrado do Centro Paula Souza. 27nov.2017. Disponível em: <http://www.cps.sp.gov.br/pos-graduacao/stricto-sensu/>. Acesso em: 27 nov. 2017.
CÉSAR PEREIRA, Paulo. O CONCETEF frente ao atual momento da educação profissional e tecnológica. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010, v. 1, p. 230-243.
CIAVATTA, Maria. Universidades tecnológicas: horizonte dos institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETS)? In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010, v. 1, p. 159-174.
COSTA, Claudinei Aparecido da. Educação Matemática nos Cursos Superiores de Tecnologia: Revelações sobre a formação estatística. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. 2013. 273 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GRABOWSKI, Gabriel; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Reforma, legislação e financiamento da educação profissional do Brasil. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010, v. 1, p. 271-284.
GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin. Educação Tecnológica. In: GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin (Org.). Educação Tecnológica: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002, p. 25-73.
LEMOS, Rita Maria; VIEIRA, Vania Maria de Oliveira. Educação tecnológica e formação docente: Saberes e práticas em foco. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 10, p. 01-16, 2010.
NASCIMENTO, Osvaldo Vieira do. Educação Profissional e Tecnológica: Princípios e Filosofia. JM Livraria Jurídica, 2010.
PEREIRA, Carlos Magno. Prefacio. In: NASCIMENTO, Osvaldo Vieira do. Educação Profissional e Tecnológica: Princípios e Filosofia. JM Livraria Jurídica, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência & Educação, Bauru, 2009, v.15, n. 3, p. 681-694.
TAVARES, Fábio Liberato de Faria. Reflexões sobre educação, tecnologia e educação tecnológica. Revista Acadêmica Online, v. 1, p. 7-16, 2015. Disponível em: . Acesso em 22 out. 2015.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-01-30
Published 2018-06-01