Produtos educacionais na formação do mestre em educação profissional e tecnológica

Autores

  • Roberta Pasqualli Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Josimar de Aparecido Vieira IFRGS
  • Ana Sara Castaman IFRGS

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.302

Palavras-chave:

Formação tecnológica, Ensino, Educação profissional

Resumo

Discute a problemática da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Questiona-se, entre outros, se a produção do produto educacional como TCC não perde de vista a qualidade exigida em um curso Stricto Sensu. De cunho bibliográfico e reflexivo está dividido em três etapas: (1) mapeamento da trajetória dos Mestrados Profissionais, destacando as prerrogativas que legitimam sua implantação e caracterizam seu objetivo e produto final; (2) a proposta do PROFEPT, ofertado pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e, (3) a articulação entre a pesquisa e o ensino para a elaboração do produto educacional do PROFEPT. Como considerações finais, encaminha-se a necessidade de ampliação das pesquisas acerca dos desafios, entraves, contribuições e possibilidades da elaboração de produtos educacionais como TCC do PROFEPT, uma vez que os produtos educacionais não podem ser vistos como algo estanque, mas como algo em movimento, dinâmico e representativo da realidade de cada espaço educacional investigado.

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Biografia do Autor

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação - UFRGS

Josimar de Aparecido Vieira, IFRGS

Doutor em Educação - PUC RS

Ana Sara Castaman, IFRGS

Doutora em Educação - Unisinos

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

PASQUALLI, R.; VIEIRA, J. de A.; CASTAMAN, A. S. Produtos educacionais na formação do mestre em educação profissional e tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 07, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i07.302. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/302. Acesso em: 23 abr. 2024.
Received 2018-01-15
Accepted 2018-05-10
Published 2018-06-01