Caracterização da produção científica dos gestores de Extensão e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRS

Autores

  • Magali Inês Pessini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Calabró Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.339

Palavras-chave:

Formação de gestores, Produtividade, Avaliação da educação

Resumo

O estudo se propõe a apresentar um comparativo da produção científica dos gestores de Extensão e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa. Esta investigação se pautou da análise do cenário institucional, das características do perfil dos gestores. Constatamos que os gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação possuem titulação mais elevada que os gestores de Extensão e, por consequência, a produção científica dos gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação é maior do que os gestores de Extensão. Outro fator relevante é que, no cenário institucional, além dos gestores possuírem atribuições regimentais, estes também se constituem como proponentes das ações de extensão e de pesquisa.

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Biografia do Autor

Magali Inês Pessini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Tecnologia em Laticínios pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Pedagogia pela Anhanguera; mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, e aluna do curso de doutorado em Química da Vida e Saúde - Educação e Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Assistente de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

PESSINI, M. I.; CALABRÓ, L. Caracterização da produção científica dos gestores de Extensão e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRS. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.339. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/339. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-06-26
Accepted 2018-10-19
Published 2018-11-14