Caracterização da produção científica dos gestores de Extensão e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRS

Autores

  • Magali Inês Pessini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Calabró Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.339

Palavras-chave:

Formação de gestores, Produtividade, Avaliação da educação

Resumo

O estudo se propõe a apresentar um comparativo da produção científica dos gestores de Extensão e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa. Esta investigação se pautou da análise do cenário institucional, das características do perfil dos gestores. Constatamos que os gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação possuem titulação mais elevada que os gestores de Extensão e, por consequência, a produção científica dos gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação é maior do que os gestores de Extensão. Outro fator relevante é que, no cenário institucional, além dos gestores possuírem atribuições regimentais, estes também se constituem como proponentes das ações de extensão e de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Magali Inês Pessini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Tecnologia em Laticínios pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Pedagogia pela Anhanguera; mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, e aluna do curso de doutorado em Química da Vida e Saúde - Educação e Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Assistente de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.

Referências

BERTI, Luciana Calabró et al. Produção científica e formação de recursos humanos na área de Bioquímica em instituições federais do Rio Grande do Sul: fomento estadual. Química Nova, v. 33, n. 3, p. 765-771, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Diário Oficial da União, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação. Razões, Princípios e Programas. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.Diário Oficial da União, Brasília, 2008.

DEMO, Pedro. A Nova LDB: ranços e avanços. 3. ed. Campinas: Papirus, 1997.

GALIAZZI, Maria do Carmo, et al. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência e Educação, v. 7, n. 2, p. 249-263, 2001.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JACOBS, Daisy. Demystification of bibliometrics, scientometrics, informetrics and webometrics. In: Dis Annual Conference, 11, 2010, Richardsbay. Conferences Richardsbay: University of Zululand, 2010. Disponível em: <https://www.researchgate.net>. Acesso em: 22 jun. 2017.

/publication/266877235_Demystification_of_Bibliometrics_Scientometrics_Informetrics_and_Webometrics>. Acesso em: 6 jun. 2017.

MAZZILLI, Maria Aparecida. Dificuldades dos docentes na implementação de uma proposta inovadora: relato de um estudo. In: Singular ou plural? Eis a escola em questão. Belo Horizonte: GAME/FaE/UFMG, 2000.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MESQUITA FILHO, Alberto. Integração Ensino-Pesquisa-Extensão. Integração, v. 9, p. 138-143, 1997. Disponível em: <http://ecientificocultural.com/ECC2/arti gos/epe.htm>. Acesso em: 1 nov. 2017.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (Org.). Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: PROEX UFMG, 2000.

OKUBO, Yoshiko. Bibliometric Indicators and analysis of reaserch sytems: methods and examples. Paris: OECD, 1997.

SANTOS, Raimundo Nonato Macedos dos; KOBASHI, Nair Yumiko. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 155-172, jan./dez. 2009.

TARGINO, Maria das Graças; GARCIA, Joana Coeli Ribeiro. Ciência brasileira na base de dados do Institut for Scientific Information (ISI). Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 103-107, jan./abr. 2000.

TAUCHEN, Gionara. O princípio da indissociabilidade universitária: um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2854/1/000418585-Texto%2bCompleto-0.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2017.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

PESSINI, M. I.; CALABRÓ, L. Caracterização da produção científica dos gestores de Extensão e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRS. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.339. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/339. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-06-26
Accepted 2018-10-19
Published 2018-11-14