v. 4 n. 08 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC

					Visualizar v. 4 n. 08 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC

Edição Especial “Educação, Ensino e suas Tecnologias”

Publicado: 14-11-2018

Expediente

  • Expediente, v. 04, n. 08, nov. 2018

    Izabel Alinne Alves de Paula
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.713

Editorial

  • Editorial, v. 04, n. 08, nov. 2018

    Maria Lúcia Tinoco Pacheco
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.714
  • Analisando as controvérsias sobre o desastre socioambiental da Samarco em uma oficina pedagógica com jornais impressos

    Alexsandro Luiz dos Reis, Fábio Augusto Rodrigues e Silva
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.430
  • Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática

    Andréia Maciel da Silva
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.350
  • Estratégias para ensino de áreas de regiões planas irregulares na educação básica: uma proposta fundamentada no uso do software GeoGebra

    Danilo Augusto Ferreira de Jesuz, Ana Lucia Pereira
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.377
  • Tecnologias digitais no ensino da matemática e formação de professores: possibilidades com o QR Code Reader

    Carla Denize Ott Felcher, Ana Cristina Medina Pinto, Vanderlei Folmer
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.387
  • A rede social facebook como ferramenta de comunicação entre a escola e a família

    Renata Aparecida Drape, Andréia Barboza Braga, Maria Angélica Chagas Ferreira, Rafael Ferraz Baptista, Rafael Santos
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.407
  • Ensino, Iniciação à Pesquisa e Tecnologias de Informação e Comunicação nas Fronteiras do Pensar

    Rogério José Schuck, Maria Isabel Lopes, Fabrício Agostinho Bagatini, Inauã Weirich Ribeiro, Lara Kalkmann Goulart
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.410
  • Percepções de conceitos em educação ambiental através de uma sequência didática com a temática água em diferentes ambientes

    Saidea Regina de Souza Moreira
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.467
  • Modelagem matemática, cálculo diferencial e integral e banco de dados: um estudo sobre pesquisas brasileiras

    Jefferson Dantas de Oliveira, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.496
  • Por trás de fotografias e imagens: reflexões sobre o uso de tecnologias à luz das implicações do currículo oculto

    Bruno Sérgio de Andrade, Amanda Larissa de Almeida, Eliane Matesco Cristovão
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.521
  • Citologia para estudantes surdos: uma unidade de ensino potencialmente significativa

    Eliane Barth Tavares, Cinara Calvi Anic, João dos Santos Cabral Neto
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.525
  • Projeto sustentável de escola flutuante ribeirinha

    Pedro Felix Liotto, Laerte Melo Barros, Thiago Felix da Silva, Vinicius dos Santos Albuquerque
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.526
  • A língua portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ensino do gênero textual relatório de aula prática no PROEJA

    Monick Munay Dantas da Silveira Pinto, Samuel de Carvalho Lima
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.540
  • A produção de vídeo como prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem

    Josias Pereira, Adriana Kovalscki, Jaqueline Antunes da Silva, Josiane de Moraes Brignol, Viviane Peres de Jesus Lino
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.565
  • Concepção de um software para mapeamento estrutural de analogias empregadas no ensino de ciências

    Wilbert Viana Barbosa, Alexandre da Silva Ferry
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.580
  • Alunos avatares: a utilização de um aplicativo como ferramenta de ensino de língua inglesa

    Ânderson Martins Pereira, Everton Estela Miranda, Priscila Fonseca Mello Fonseca
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.606
  • Software GCompris como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de Matemática: investigações na formação continuada de professores na rede Municipal em Cametá/PA

    Nilcilene da Silva Coelho, Rubenvaldo Monteiro Pereira
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.620
  • A configuração didática para mediação pedagógica do curso de especialização em Docência para Educação Profissional, na modalidade educação a distância, do Instituto Federal de Santa Catarina

    Mauro Lorençatto
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.484
  • Experimentos alternativos para determinação da qualidade da água a partir da utilização de filtros de garrafas de PET

    Aline Carvalho de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.597
  • Formação de professores e ação educativa na era da cultura digital: algumas reflexões

    Úrsula Cunha Anecleto
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.477
  • O uso de aeronave remotamente pilotada nas aulas práticas de estudo do relevo e de impactos ambientais

    José Roselito Carmelo Silva, Charles Silva de Araújo, Darler Júnior Pereira Rebouças
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.527
  • Caracterização da produção científica dos gestores de Extensão e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRS

    Magali Inês Pessini, Luciana Calabró
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.339
  • O processo de formação inicial e continuada dos trabalhadores na área de flexografia: os aspectos socioeconômicos e o ensino profissional

    Eduardo do Nascimento, Rachel Patalena Leal, Fernanda Coutinho Soares, Fernando Augusto Groh de Castro Moura, Patrícia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.494
  • Reflexões sobre organização e gestão na educação profissional e tecnológica: uma análise dos elementos históricos e sociológicos

    Wallace Pereira Sant Ana, Lucas Manoel Andrade, Lauce Noriyo de Moraes Nozaki, Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro, Luciana Campos de Oliveira Dias
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.426
  • Trajetória do CEP-ETC na gestão e oferta da Educação Profissional na Ceilândia e para Ceilândia

    Klever Corrente Silva, Anderson Gomes Peixoto
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.457
  • Desenvolvimento de um manipulador robótico como ferramenta educacional no ensino tecnológico

    Cynthia Beatriz Scheffer-Dutra, Maurício Edgar Stivanello, Ana Maria Navarro Barbosa, Wayne Pereira Albuquerque Cavalcanti Pinto
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.475
  • A formação de grupos operativos e sua influência no processo de aprendizagem no laboratório de eletricidade

    Andréa Cantarelli Morales, Francisco Catelli
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.497
  • Aproximações entre educação jurídica e ensino médio integrado: proposta para uma formação cidadã e ética

    Camila Bernardino de Oliveira Lamas, Paula Reis de Miranda, Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.569
  • A gestão baseada em competência é compatível com o Ensino Médio Integrado ao técnico na Rede Federal de Educação Profissional?

    Juliana Vieira Galvão
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.573
  • Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica: uma experiência na disciplina de Bases Conceituais do ProfEPT

    Paula Reis de Miranda, Géssica Braga Brum Bertholdo, Beatriz Gonçalves Brasileiro
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.576
  • Avaliação do Projeto Enxurrada de Bits

    Otaviano Martins Monteiro, Erlene Rosa dos Santos Souza, Ramon da Cunha Lopes, Sandro Renato Dias
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.602
  • Considerações sobre a gestão democrática e participativa na Educação Profissional e Tecnológica

    Ana Sara Castaman, Ricardo Antonio Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.389
  • O ensino de Língua Portuguesa para fins específicos na Educação Profissional: algumas reflexões

    Rodrigo da Silva Lima
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.375
  • A pesquisa na Educação Profissional Técnica De Nível Médio (EPTNM): análise de um plano de curso técnico sobre pesquisas desenvolvidas em conformidade com a Resolução CNS 466/12

    Vanessa Santos Vasconcelos, Nubia Moura Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.399
  • O espaço da literatura na contemporaneidade: experiências de iniciação à docência no ensino tecnicista brasileiro, o caso IFSul - Bagé

    Andressa Alves Machado, Zila Letícia Goulart Pereira Rêgo
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.619
  • Proposta de metodologia para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem de autoria própria com scratch.

    Luiz Carlos Aires Macedo, Maria Ivete Basniak, Marcos Cesar Danhoni Neves, Sani de Carvalho Rutz Da Silva, Débora Amaral Taveira Mello
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.519
  • Museu-escola: produção do guia didático interdisciplinar do museu antares de ciência e tecnologia/observatório astronômico antares

    Milena Pereira da Silva, Paulo Cesar da Rocha Poppe
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.445
  • As videoaulas e os desafios para a produção de material didático: pensando a docência na educação online

    Vivian Martins, Joelma Fabiane Ferreira Almeida
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.447
  • Uma proposta para desenvolver a Habilidade Cognitivo-Linguística (Explicar) em aulas de química utilizando a estratégia P.O.E. (Prever-Observar-Explicar)

    Marcondes Luiz da Silva Azevedo, Marcia Gorette Lima da Silva
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.507
  • Os desafios da orientação na prática da Iniciação Científica a distância

    Eliza Adriana Sheuer Nantes, Antonio Lemes Guerra Junior, Ednéia de Cássia Santos Pinho, Juliana Fogaça Sanches Simm
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.546
  • “Reações Curiosas”: Produção e aplicação de kit didático para o Ensino de Ciências

    Chirlei de Fátima Rodrigues, Renata Subtil Torres, Danielli Veiga Carneiro Sondermann
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.586
  • Química e Tecnologia: Um aplicativo para a abordagem dos conteúdos de ácidos e bases no Ensino Médio

    Janaína Lopes Xavier, Gislane Silvério Neto Barreto, José Divino dos Santos, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.609
  • EduCoelho: uma plataforma educacional para a alfabetização financeira

    Eduardo Wartchow, Roberta Dall Agnese da Costa, Carine Geltrudes Webber
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.493