Experimentos alternativos para determinação da qualidade da água a partir da utilização de filtros de garrafas de PET

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.597

Palavras-chave:

Experimentos alternativos, Filtração, Qualidade e dureza na água

Resumo

A água é importante para as populações humanas, determinando o seu modo de vida. Providenciar água com qualidade para as necessidades das pessoas em todo o mundo é o grande desafio ao desenvolvimento sustentável de muitas áreas, seja qual for o seu grau de desenvolvimento. Ela é responsável pela variação climática, pela manutenção dos rios, lagos e oceanos e cria condições para o desenvolvimento de plantas e animais. O objetivo foi contribuir com a aprendizagem dos alunos a partir de experimentos alternativos sobre teste de qualidade e dureza da água. Através dos experimentos, os alunos obtiveram dados sobre a presença de sais de carbonatos dissolvidos na água e a possibilidade de tratamento adequado da mesma. Os conhecimentos prévios de 80 estudantes dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio constituíram os dados do estudo, obtidos das respostas de questionários e entrevistas. Inicialmente os alunos não sabiam sobre a propriedade de dureza na água e depois conseguiram determinar a presença de sais de carbonatos que causam essa característica. Os filtros foram desenvolvidos a partir de garrafas de PET (politereftalato de etileno) e carvão do tipo vegetal, ativado e mineral. Verificou-se que os resultados das filtrações foram diferentes, sendo o carvão ativado foi mais eficiente. Os alunos se questionaram sobre o papel dos diferentes tipos de carvão na eficiência do filtro e pesquisaram as suas propriedades. Para obterem ao final uma amostra inodora e pura afirmaram que só foi possível quando usavam o filtro com carvão ativado por apresentar a capacidade de adsorção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Carvalho de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Pará (2004). Cursou Especialização em Tecnlogia de Alimentos-2004 (Incompleto). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Mestrado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Professora do IFAM-AM desde Julho/08. É professora do quadro permanente do IFAM-Campus Coari. Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela UFRGS. Realiza atividades experimentais utilizando a água e  metodologias ativascomo a PBL (metodologia de resolução de problemas). Participa de cursos de Férias nas escolas da Rede Pública Municipal e Estadual em Santa Maria-RS e Guarapuava-RS através da Rede Nacional de Educação Leopoldo de Meis- CAPES. Experiência com ensaios biológicos inseticidas utilizando larvas e insetos adultos de Aedes

Referências

ASSMANN, H.; SUNG, J. Competência e sensibilidade solidária: educar para a esperança. Petrópolis: Vozes, 2000.

AUSUBEL, David P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: 1963.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora, 2006.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, 1999.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1998.

BORGES, T. S; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista; n° 04, p. 1 19-143, 2014.

BRITTO, J.M.; RANGEL, M.C. Processos avançados de oxidação de compostos fenólicos em efluentes industriais. Química Nova, v.31, n.1, p.114-122, 2008.

DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Tradução por Godofredo Rangel, Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959.

FREIRE, M. C. B. A criança indígena na escola urbana. Manaus: EDUA, 2009.

FREIRE, P. Conscientização: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo, Editora Cortez e Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa - 21ª Edição- São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREITAS, Aline. Água: Temática integradora dos conteúdos curriculares aos temas transversais a partir de metodologias investigativasítulo da dissertação ou tese. 2018. 165 f. Tese (Doutorado em Educação e Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

FIBGE – Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico de 1990, 1991.

GOMES, J. L., BARBIERI, J. C. Gerenciamento de Recursos Hídricos no Brasil e no Estado de São Paulo: um novo modelo de Política Pública, 2004.

HELLER, L.; PÁDUA, V. L. Abastecimento de água para consumo humano. 1º Ed. Minas Gerais: UFMG, 2006.

JACOBI, P. R., GRANDISOLI, E. Água e sustentabilidade: desafios, perspectivas e soluções. São Paulo: IEE-USP e Reconectta,1ª Edição, 2017.

MACEDO, J. A. B. Águas & Águas. 3º Ed. Minas Gerais: CRQ – MG, 2007

MARENGO, J. A. Caracterização do clima atual e definição das alterações climáticas para o território brasileiro ao longo do século XXI. Brasília: Ministério do Meio Ambiente (MMA), 2007

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE – OMS. Guidelines for Drinking-Water Quality. Volume 1, Geneva, SW. 494p., 2004.

PORTARIA Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde.

SALVADOR, C. C. Aprendizagem escolar e construção de conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SCHROEDER, E. Os conceitos espontâneos dos estudantes como referencial para o planejamento de aulas de ciências: análise de uma experiência didática para o estudo dos répteis a partir da teoria histórico cultural do desenvolvimento. Experiências em Ensino de Ciências, v. 8, n. 1, 2013.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

DE FREITAS, A. C. Experimentos alternativos para determinação da qualidade da água a partir da utilização de filtros de garrafas de PET. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.597. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/597. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-30
Published 2018-11-14