O processo de formação inicial e continuada dos trabalhadores na área de flexografia: os aspectos socioeconômicos e o ensino profissional

Autores

  • Eduardo do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Câmpus Caçador / Professor EBTT
  • Rachel Patalena Leal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Câmpus Florianópolis / Professor EBTT
  • Fernanda Coutinho Soares Universidade Estadual de Ponta Grossa / Professor Colaborador
  • Fernando Augusto Groh de Castro Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Câmpus Caçador / Professor EBTT
  • Patrícia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Câmpus Caçador / Professor EBTT

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.494

Palavras-chave:

Educação tecnológica, Pedagogia crítica, Empregabilidade, Qualificação profissional, Competências

Resumo

Este artigo apresenta-se como um estudo de caso que se propõe a utilizar os alicerces teóricos da pedagogia crítica, da educação profissional tecnológica e do contexto regional, a fim de compreender o processo de formação dos trabalhadores para a indústria de embalagens na área de flexografia em Caçador-SC. Metodologicamente observou-se desde as possibilidades da modalidade de curso do tipo Formação Inicial e Continuada (FIC) à importância da busca ativa junto às empresas. A posição pessoal dos gestores tem forte influência sobre a empregabilidade destes trabalhadores, e estes têm consciência das problemáticas envolvidas no seu contexto profissional e social, porém, poucos conseguem atuar para a modificação desta situação. Desta forma, uma equipe docente multidisciplinar e uma concepção pedagógica politécnica para formação integral foram decisivos neste cenário. Os discentes têm alta expectativa sobre o aprendizado prático, mas ainda existem dificuldades estruturais para a adequação do ensino neste sentido.

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Biografia do Autor

Eduardo do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Câmpus Caçador / Professor EBTT

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão / Engenharia de materiais

Rachel Patalena Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Câmpus Florianópolis / Professor EBTT

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão / Português

Fernanda Coutinho Soares, Universidade Estadual de Ponta Grossa / Professor Colaborador

Departamento de Engenharia de Materiais

Fernando Augusto Groh de Castro Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Câmpus Caçador / Professor EBTT

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão / Sociologia

Patrícia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Câmpus Caçador / Professor EBTT

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão / Geografia

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

DO NASCIMENTO, E.; PATALENA LEAL, R.; COUTINHO SOARES, F.; GROH DE CASTRO MOURA, F. A.; FRANGELLI BUGALLO LOPES DO NASCIMENTO, P. O processo de formação inicial e continuada dos trabalhadores na área de flexografia: os aspectos socioeconômicos e o ensino profissional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.494. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/494. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-08-24
Accepted 2018-10-19
Published 2018-11-14