Química e Tecnologia: Um aplicativo para a abordagem dos conteúdos de ácidos e bases no Ensino Médio

Autores

  • Janaína Lopes Xavier Universidade Estadual de Goias
  • Gislane Silvério Neto Barreto Universidade Estadual de Goiás
  • José Divino dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.609

Palavras-chave:

Software educativo, Química, Tecnologia

Resumo

Considerando as dificuldades de aprendizagem no ensino de química relatados em vários trabalhos. Este trabalho tem o intuito de contribuir para minimizar as dificuldades dos alunos na aprendizagem de química dos conteúdos de ácidos e bases. O tema é apontado como de difícil abstração dificultando aos alunos uma relação com o cotidiano. Assim, a relevância dessa pesquisa se concentra em proporcionar uma ferramenta educacional que possa ser utilizada tanto por alunos e professores, seja no espaço formal ou não-formal, que possa contribuir para minimizar as dificuldades na aprendizagem desses conteúdos. Diante disso, para o desenvolvimento do aplicativo educacional foi utilizado a metodologia de concepção de desenvolvimento de aplicações educativas, nomeada “O caso das hipermídias”, o que resultou no aplicativo educacional AciBase, desenvolvido na linguagem de programação Python. O jogo AciBase pode ser um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de ácidos e bases, contribuindo para a apropriação do conhecimento científico. O jogo pode acarretar em um maior interesse pelo conteúdo, destacando as formas como as questões foram elaboradas, a facilidade em jogar e a forma de abordar o conteúdo de ácidos e bases. Nesse sentido, o jogo AciBase proporciona motivação em busca do conhecimento químico, contribui para a apropriação dos conteúdos químico. Entretanto compreende-se que o aplicativo educacional deve ser utilizado como uma ferramenta de auxílio para alunos e professores nesse processo. O jogo AciBase por si só não acarreta em aprendizagem, entretanto sua utilização associada à metodologia de ensino pode se tornar uma ferramenta poderosa nesse processo.

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Biografia do Autor

José Divino dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Química Teórica em sensores, varistores, sensores de gases, catalise, Nanotecnologia, programação em Shell, C, FULLERENOS, NANOTUBOS, NANORINGS, modelagem molecular de polímeros e interações macromoléculas utilizando a dinâmica molecular com aproximação clássica e quântica. Orientação na construção de softwares aplicados ao ensino de Ciências com linguagens de programação como Python, Java, C, PHP, awk, bash, entre outras.

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professora da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, foi coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia, coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química e Ciências, políticas públicas e ensino de química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de ciências e mídias no ensino de ciências.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

XAVIER, J. L.; BARRETO, G. S. N.; SANTOS, J. D. dos; MESQUITA, N. A. da S. Química e Tecnologia: Um aplicativo para a abordagem dos conteúdos de ácidos e bases no Ensino Médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.609. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/609. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Desenvolvimento de Produtos Educacionais
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-29
Published 2018-11-14