Química e Tecnologia: Um aplicativo para a abordagem dos conteúdos de ácidos e bases no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.609Palavras-chave:
Software educativo, Química, TecnologiaResumo
Considerando as dificuldades de aprendizagem no ensino de química relatados em vários trabalhos. Este trabalho tem o intuito de contribuir para minimizar as dificuldades dos alunos na aprendizagem de química dos conteúdos de ácidos e bases. O tema é apontado como de difícil abstração dificultando aos alunos uma relação com o cotidiano. Assim, a relevância dessa pesquisa se concentra em proporcionar uma ferramenta educacional que possa ser utilizada tanto por alunos e professores, seja no espaço formal ou não-formal, que possa contribuir para minimizar as dificuldades na aprendizagem desses conteúdos. Diante disso, para o desenvolvimento do aplicativo educacional foi utilizado a metodologia de concepção de desenvolvimento de aplicações educativas, nomeada “O caso das hipermídias”, o que resultou no aplicativo educacional AciBase, desenvolvido na linguagem de programação Python. O jogo AciBase pode ser um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de ácidos e bases, contribuindo para a apropriação do conhecimento científico. O jogo pode acarretar em um maior interesse pelo conteúdo, destacando as formas como as questões foram elaboradas, a facilidade em jogar e a forma de abordar o conteúdo de ácidos e bases. Nesse sentido, o jogo AciBase proporciona motivação em busca do conhecimento químico, contribui para a apropriação dos conteúdos químico. Entretanto compreende-se que o aplicativo educacional deve ser utilizado como uma ferramenta de auxílio para alunos e professores nesse processo. O jogo AciBase por si só não acarreta em aprendizagem, entretanto sua utilização associada à metodologia de ensino pode se tornar uma ferramenta poderosa nesse processo.
Downloads
Metrics
Referências
AGUIAR, Mônica R. Marques Palermo de.; MARIA, Luiz Cláudio de Santa; MARTINS, Andrea Barbosa. As drogas no ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, n. 18, p. 18-21, nov. 2003.
AMANTE, Lucia; MORGADO, Lina. Metodologia de concepção e desenvolvimento de aplicações educativas: o caso dos materiais hipermídia. Discursos: Língua, cultura e sociedade, S.3, nº especial, p. 27-43, 2001.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. In: BRASIL. PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Acesso à internet e a televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. São Paulo: IBGE, 2015.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 02 maio 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
DEMO, Pedro. NovasTecnologias, pressões e oportunidades. Ed. Atlas, 2008.
GIORDAN, Marcelo. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção do significado. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
GUERRA, Guianéia, et al. La dimensión ciencia-tecnología-sociedad del tema de ácidos y bases em un aula del bachillerato. Educación Química. 2008. 12p.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias o Novo Ritmo Da Informação. Editora Papirus. Campinas, SP, 8º edição, 2011.
KISHIMOTO. Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação infantil. In: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
LEITE, Bruno Silva; Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação do docente. 1.ed. Curitiba, Appris, 2015.
MALDANER, Otavio Aloisio.; ZANON, Lenir Basso. Ensino de Química em Foco. Ed. Inijuí, 2010.
MESSEDER NETO, Hélio Soares. O lúdico no ensino de química na perspectiva histórico-cultural: além do espetáculo, além da aparência. 1ed. Curitiba: Editora Prisma, 2016.
MORAES, Maria. Candida. Integração das tecnologias de informação e comunicação. 2013. Disponível em <http://lucianoupmtz.blogspot.com.br/2013/06/integracao-das-tecnologiasde.html>.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2000.
OLIVEIRA, Aline Machado de. Concepções alternativas de estudantes de ensino médio sobre ácidos e bases: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/13870>.
PIRES, Romulo de Oliveira; ABREU, Thais Costa de; MESSEDER, Jorge Cardoso. Proposta de ensino de química com uma abordagem contextualizada através da história da ciência. Revista Ciência em Tela, v.3, n.1, 2010.
PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. 8.ed, Salvador: EDUFAB, 2013.
REATEGUI, Eliseo. Interface para softwares educativos. Revista Renote, Novas Tecnologias na Educação. v.5, n. 1, 2007.
SANTOS, Dayane Graciele; et al. Jogo das ligações: uma abordagem lúdica para o auxílio do processo de ensino aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15, 2010, Anais... Brasília. Disponível em: <http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R1170-3.pdf>.
SANTOS, Wildson Luiz. P dos.; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014
SCHAFF, Adam. A sociedade informática. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista: Brasiliense, 1995.
SHIMADA, Hideaki; KITAJIMA, Muneo. Why Do Illustrations Promote Text Comprehension? Motivation Effect and Elaboration Effect. In.: INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE COGNITIVE SCIENCE, 5, 2006. Anais... Vancouver, British Columbia, Canadá, July 26, 2006. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org.pdf>.
SILVA, Marcos Paulo da e SANTIAGO, Maria Antonieta. Proposta para o ensino dos conceitos de ácidos e bases: construindo conceitos através da História de Ciência combinada ao emprego de um software interativo de livre acesso. Revista História da Ciências e Ensino. v. 5, 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/9263>.
SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e Atividades lúdicas para o ensino de Química. 2 ed. Goiânia: Kelps, 2015.
SOUSA, Cleuzane R. e SILVA, Fernando C. Discutindo o contexto das definições de ácidos e bases. Revista Química Nova na Escola. v. 40, n. 1,p.12-18, 2017. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc40_1/04-CCD-52-17.pdf>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-10-29
Published 2018-11-14