Concepção de um software para mapeamento estrutural de analogias empregadas no ensino de ciências

Autores

  • Wilbert Viana Barbosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Alexandre da Silva Ferry Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.580

Palavras-chave:

Analogia, Ensino de ciências, Software educativo

Resumo

O uso de analogias em sala de aula ou textualmente é uma prática de ensino muito comum, normalmente realizada de forma espontânea e pouco sistematizada. O campo de estudos sobre analogias em contextos de ensino tem revelado o potencial desse recurso de mediação didática para a aprendizagem, mas também tem apontado os riscos decorrentes do mau uso. Na perspectiva da análise de analogias e do seu emprego no ensino, Ferry e Paula (2017) introduzem um sistema de notações, respaldado pela Structure-mapping theory, de Gentner (1983), para esquematizar as correspondências entre dois domínios comparados analogicamente no contexto da Educação em Ciências. Esse sistema de notações serviu como base para a estruturação de um software capaz de auxiliar a construção do mapeamento estrutural de analogias e auxiliar o processo de análise estrutural e sistemática desse tipo de comparação, que foi concebido a partir de procedimentos comuns no desenvolvimento de software: levantamento de requisitos; construção do banco de dados; codificação e testes das funcionalidades implementadas. Assim, o presente artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta digital fundamentada, denominada Sistema MAPES, que demonstrou ser capaz de otimizar o processo de mapeamento estrutural, por meio da apresentação de elementos úteis para a análise das analogias, e de contribuir para o campo de estudos. Como conclusão, o Sistema MAPES pode ser usado como um importante recurso tecnológico para auxiliar nos estudos de analogias aplicadas a contextos de ensino e de pesquisa, seja no planejamento ou na análise desse recurso mediacional.

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Biografia do Autor

Wilbert Viana Barbosa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Instituto Doctum de Educação e Tecnologia (2011). Especialista em Gestão Estratégia - Comunicação, Marketing e Recursos Humanos (2014). Estuda Educação Tecnológica no programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. É professor e Coordenador do Curso de Sistemas de Informação nas Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni.

http://lattes.cnpq.br/2145066035423548

Alexandre da Silva Ferry, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Licenciado em Química pela UFMG. Em 2017, realizou um Pós-doutoramento em Ciências da Educação, área de especialidade da Educação em Ciências, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Atua como professor efetivo do Magistério Federal do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Departamento de Química e no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, em Belo Horizonte (MG). Desenvolve pesquisas no campo das analogias e das estratégias de modelagem na Educação em Ciências, atuando principalmente no desenvolvimento e aplicação de métodos, técnicas e práticas educativas em Ciência e Tecnologia. Tem interesse nos estudos do campo da Multimodalidade na Educação em Ciências e nos estudos que abordam práticas educativas em espaços não formais, como museus de Ciência e Tecnologia.

http://lattes.cnpq.br/8756874425868341


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Publicado

14-11-2018

Como Citar

BARBOSA, W. V.; FERRY, A. da S. Concepção de um software para mapeamento estrutural de analogias empregadas no ensino de ciências. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.580. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/580. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-25
Published 2018-11-14