A formação de grupos operativos e sua influência no processo de aprendizagem no laboratório de eletricidade

Autores

  • Andréa Cantarelli Morales Universidade de Caxias do Sul
  • Francisco Catelli Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.497

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Trabalho em equipe, Laboratório

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar como a formação de grupos com relação ao conhecimento prévio contribuem, para o processo de aprendizagem, considerando atividades práticas em laboratório de eletricidade. Como base fundamental foram considerados alguns referencias teóricos específicos. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1980) foi utilizada como principal fonte para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes, chamadas por Ausubel de subsunçor, e como a identificação do conhecimento prévio do estudante por parte do professor pode auxiliar no processo de aprendizagem. Relacionando as questões de formação dos grupos, considerando também a afinidade e a colaboração entre os integrantes dos grupos, foi empregada a teoria de grupos operativos de Pichon-Rivière (2009). Esta pesquisa evidenciou que os grupos formados por homogeneidade em relação ao conhecimento prévio houve maior cooperação e colaboração no objetivo final na construção da tarefa. Dos grupos heterogêneos em relação ao conhecimento prévio, somente em dois grupos houve colaboração, os demais desenvolveram as atividades sem cooperação, buscando apenas a conclusão da atividade em si, sem observarem o processo de aprendizagem do grupo como um todo.

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Biografia do Autor

Andréa Cantarelli Morales, Universidade de Caxias do Sul

Educação em Engenharia

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

MORALES, A. C.; CATELLI, F. A formação de grupos operativos e sua influência no processo de aprendizagem no laboratório de eletricidade. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.497. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/497. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-08-24
Accepted 2018-10-25
Published 2018-11-14