Considerações sobre a gestão democrática e participativa na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Ricardo Antonio Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.389

Palavras-chave:

Gestão democrática da escola, Participação democrática, Educação profissional

Resumo

O presente ensaio tem por finalidade refletir acerca da gestão escolar democrática e participativa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, pautado em uma abordagem qualitativa e em uma pesquisa bibliográfica e documental, este estudo discute dialeticamente os seguintes pontos: os princípios que orientam a gestão escolar democrática em instituições na EPT e os mecanismos de participação democrática na EPT. Entende-se que a gestão escolar democrática precisa continuamente reelaborar e redirecionar seus princípios, reavaliar seus mecanismos de participação e fazer do poder uma possibilidade e um empoderamento dos sujeitos que constituem a comunidade escolar. Por parte da gestão deve haver sempre esse duplo cuidado, de que a instituição seja germe de uma sociedade igualitária e estimular os profissionais da educação a se envolverem nas questões acerca da constituição de uma organização democrática. Uma gestão democrática favorece a divergência, a controvérsia, a pluralidade de ideias e a solidifica-se no intuito de uma sociedade livre, justa e solidária. O diálogo reflexivo constitui-se como antídoto para evitar a autocracia, a oligarquia e as tiranias que não são e nem serão privilégio de uma determinada cultura ou época. As inúmeras contradições que desafiam a EPT não podem ser minimizadas, precisam ser enfrentadas do ponto de vista teórico e prático, mas para tal, deve ser formado um consenso mínimo em torno da gestão para que embora tenha tantas diferenças de concepções e visões, não se perca o foco daquilo que é o papel humano e social de uma instituição que forma para a EPT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a qualificação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

ARENDT, Hannah. O que é política? Úrsula Ludz (Org.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

ARISTÓTELES. Política. Tradução do grego, introdução e notas do Prof. Mário da Gama Kury. 3 ed.. Brasília: UNB, 1997

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília(DF): Imprensa Nacional, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 31 maio 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília(DF): Imprensa Nacional, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 31 maio 2018.

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de fortalecimento de conselhos escolares: conselho escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Caderno 5. MEC/ SEB, Brasília, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2015.

BRASIL. Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12992>. Acesso em: 25 set. 2010.

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task...95>. Acesso em: 29 jun. 2015.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 19 ed. Rio de Janeiro: Elservier, 1992.

COVEY, Stephen R. Liderança Baseada em Princípios. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática dos sistemas públicos de ensino. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora M. Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. Petropólis (RJ): Vozes, 2005.

DIAZ BORDENAVE, Juan Henrique. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1994.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio (Org.) Autonomia da Escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2004.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 11-24.

GRABOWSKI, Gabriel. Gestão e planejamento da educação profissional e tecnológica. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas estrutura e organização. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. ampl. Goiânia: Livros MF, 2008.

LÜCK, Heloisa et. al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LÜCK, Heloisa. Gestão educacional: estratégia, ação global e coletiva no ensino. IN: FINGER, A. Et. Al. Educação: caminhos e perspectivas. Curitiba: Champagnat, 1996.

LÜCK, Heloisa. Gestão Educacional, uma questão paradigmática. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, Série Cadernos de Gestão, vol.1, 2006.

LÜCK, Heloisa. A gestão participativa na escola. 3. ed. Petrópolis. RJ: Vozes, 2008. (Série Cadernos de Gestão).

LÜCK, Heloisa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. (Série Cadernos de Gestão)

MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de; LUCE, Maria Beatriz. Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências. In: LUCE, Maria Beatriz; MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de (Org.). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006. p. 15-25.

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007.

VEIGA, Ilma Passos; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de (Orgs.). Escola: espaço do Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Considerações sobre a gestão democrática e participativa na Educação Profissional e Tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.389. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/389. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-07-25
Accepted 2018-10-29
Published 2018-11-14