Considerações sobre a gestão democrática e participativa na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.389Palavras-chave:
Gestão democrática da escola, Participação democrática, Educação profissionalResumo
O presente ensaio tem por finalidade refletir acerca da gestão escolar democrática e participativa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, pautado em uma abordagem qualitativa e em uma pesquisa bibliográfica e documental, este estudo discute dialeticamente os seguintes pontos: os princípios que orientam a gestão escolar democrática em instituições na EPT e os mecanismos de participação democrática na EPT. Entende-se que a gestão escolar democrática precisa continuamente reelaborar e redirecionar seus princípios, reavaliar seus mecanismos de participação e fazer do poder uma possibilidade e um empoderamento dos sujeitos que constituem a comunidade escolar. Por parte da gestão deve haver sempre esse duplo cuidado, de que a instituição seja germe de uma sociedade igualitária e estimular os profissionais da educação a se envolverem nas questões acerca da constituição de uma organização democrática. Uma gestão democrática favorece a divergência, a controvérsia, a pluralidade de ideias e a solidifica-se no intuito de uma sociedade livre, justa e solidária. O diálogo reflexivo constitui-se como antídoto para evitar a autocracia, a oligarquia e as tiranias que não são e nem serão privilégio de uma determinada cultura ou época. As inúmeras contradições que desafiam a EPT não podem ser minimizadas, precisam ser enfrentadas do ponto de vista teórico e prático, mas para tal, deve ser formado um consenso mínimo em torno da gestão para que embora tenha tantas diferenças de concepções e visões, não se perca o foco daquilo que é o papel humano e social de uma instituição que forma para a EPT.
Métricas
Referências
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a qualificação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
ARENDT, Hannah. O que é política? Úrsula Ludz (Org.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
ARISTÓTELES. Política. Tradução do grego, introdução e notas do Prof. Mário da Gama Kury. 3 ed.. Brasília: UNB, 1997
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília(DF): Imprensa Nacional, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 31 maio 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília(DF): Imprensa Nacional, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 31 maio 2018.
BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de fortalecimento de conselhos escolares: conselho escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Caderno 5. MEC/ SEB, Brasília, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2015.
BRASIL. Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12992>. Acesso em: 25 set. 2010.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task...95>. Acesso em: 29 jun. 2015.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 19 ed. Rio de Janeiro: Elservier, 1992.
COVEY, Stephen R. Liderança Baseada em Princípios. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática dos sistemas públicos de ensino. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora M. Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. Petropólis (RJ): Vozes, 2005.
DIAZ BORDENAVE, Juan Henrique. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1994.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio (Org.) Autonomia da Escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2004.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 11-24.
GRABOWSKI, Gabriel. Gestão e planejamento da educação profissional e tecnológica. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas estrutura e organização. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. ampl. Goiânia: Livros MF, 2008.
LÜCK, Heloisa et. al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
LÜCK, Heloisa. Gestão educacional: estratégia, ação global e coletiva no ensino. IN: FINGER, A. Et. Al. Educação: caminhos e perspectivas. Curitiba: Champagnat, 1996.
LÜCK, Heloisa. Gestão Educacional, uma questão paradigmática. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, Série Cadernos de Gestão, vol.1, 2006.
LÜCK, Heloisa. A gestão participativa na escola. 3. ed. Petrópolis. RJ: Vozes, 2008. (Série Cadernos de Gestão).
LÜCK, Heloisa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. (Série Cadernos de Gestão)
MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de; LUCE, Maria Beatriz. Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências. In: LUCE, Maria Beatriz; MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de (Org.). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006. p. 15-25.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007.
VEIGA, Ilma Passos; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de (Orgs.). Escola: espaço do Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.