Software GCompris como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de Matemática: investigações na formação continuada de professores na rede Municipal em Cametá/PA

Autores

  • Nilcilene da Silva Coelho Universidade Federal do Pará
  • Rubenvaldo Monteiro Pereira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.620

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Matemática, Computação

Resumo

Este trabalho apresenta algumas considerações fruto de observações e entrevistas realizadas durante a execução de capacitações em softwares educacionais, ofertadas por projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Pará, Campus Tocantins-Cametá no Estado do Pará. Essas capacitações, ofertadas na forma de oficinas para alunos e minicursos para professores da escola básica, têm como objetivo trabalhar competências e habilidades na utilização de tecnologias educacionais, com ênfase no ensino e aprendizagem da Matemática. Dentre os softwares utilizados o GCompris tem se destacado entre os cursistas. O GCompris é um software livre educacional multiplataforma composto de dezenas de atividades lúdicas em várias áreas do conhecimento e desenvolvido para ser utilizado como recurso didático para o ensino e aprendizagem na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com os professores sobre: nível de conhecimento em tecnologias digitais, acesso a infraestrutura tecnológica nas escolas, satisfação com os minicursos ofertados pelo projeto e suas impressões sobre a utilização do GCompris como um recurso didático no ensino e aprendizagem da matemática. Os resultados obtidos apontam que, se por um lado há ainda muitas lacunas na formação e deficiência em infraestrutura para implementação de metodologias de ensino que envolvam tecnologias digitais nas escolas do município, por outro, há muita abertura e disposição, por parte dos professores, para utilização dessas ferramentas em suas práticas nas escolas.

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Biografia do Autor

Nilcilene da Silva Coelho, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura em Matemática da Universidade Fwederal do Pará do Campus Universitátio do Tocantins CAmetá.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

COELHO, N. da S.; PEREIRA, R. M. Software GCompris como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de Matemática: investigações na formação continuada de professores na rede Municipal em Cametá/PA. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.620. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/620. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-29
Published 2018-11-14