Software GCompris como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de Matemática: investigações na formação continuada de professores na rede Municipal em Cametá/PA
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.620Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem, Matemática, ComputaçãoResumo
Este trabalho apresenta algumas considerações fruto de observações e entrevistas realizadas durante a execução de capacitações em softwares educacionais, ofertadas por projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Pará, Campus Tocantins-Cametá no Estado do Pará. Essas capacitações, ofertadas na forma de oficinas para alunos e minicursos para professores da escola básica, têm como objetivo trabalhar competências e habilidades na utilização de tecnologias educacionais, com ênfase no ensino e aprendizagem da Matemática. Dentre os softwares utilizados o GCompris tem se destacado entre os cursistas. O GCompris é um software livre educacional multiplataforma composto de dezenas de atividades lúdicas em várias áreas do conhecimento e desenvolvido para ser utilizado como recurso didático para o ensino e aprendizagem na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com os professores sobre: nível de conhecimento em tecnologias digitais, acesso a infraestrutura tecnológica nas escolas, satisfação com os minicursos ofertados pelo projeto e suas impressões sobre a utilização do GCompris como um recurso didático no ensino e aprendizagem da matemática. Os resultados obtidos apontam que, se por um lado há ainda muitas lacunas na formação e deficiência em infraestrutura para implementação de metodologias de ensino que envolvam tecnologias digitais nas escolas do município, por outro, há muita abertura e disposição, por parte dos professores, para utilização dessas ferramentas em suas práticas nas escolas.
Downloads
Métricas
Referências
GRANDO, R.C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino aprendizagem da matemática. Campinas: UNICAMP, 1995.
GULO, A.S.J.; CUNHA, L.M.; FAVELO, E.; MOITA, L. Utilizando Gcompris na escola. In. ENCONTRO NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2., de 03 a 05 outubro de 2008. Anais..., Cascavel, 2008. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2018.
KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira,1994.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2003.
LOPES, M. G. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez, 2001.
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense. 2002.
REGANHAN, W. G. Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores. 2006. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.
SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2012.
VAZ, C. R.; FAGUNDES, A. B.; PINHEIRO, N. A. M. O surgimento da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação: uma revisão. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1, Anais... Paraná, UTFPR, 2009. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/1%20CTS/CTS_
Artigo8.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-10-29
Published 2018-11-14