Reflexões sobre organização e gestão na educação profissional e tecnológica: uma análise dos elementos históricos e sociológicos

Autores

  • Wallace Pereira Sant Ana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Lucas Manoel Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Lauce Noriyo de Moraes Nozaki Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Luciana Campos de Oliveira Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.426

Palavras-chave:

Gestão da escola, Administração escolar, Educação profissional, Modelo de gestão escolar

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a organização e gestão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), abordando alguns dos desdobramentos históricos, sociais e legais para a efetivação da gestão democrática no contexto educacional da EPT. Para isso, analisamos aos processos de gestão escolar e as influências patrimonialistas e gerencialistas ocorridas no contexto histórico brasileiro; posteriormente, descrevemos os fundamentos político-ideológicos da organização administrativa da escola, com foco nas relações entre gestão pedagógica, administrativa e de recursos humanos e a importância destas para a transformação social; e, por fim, abordamos os elementos histórico-políticos e legais do processo democrático no contexto escolar e os entraves existentes para a legitimação da gestão democrática como princípio norteador das práticas educativas e da organização escolar, com foco na EPT. Quanto a metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa de caráter descritivo-reflexiva, baseado em autores como Coutinho (2006), Fernandes (2006), Grabowski (2014), Gramsci (2007), Paro (2012) e Souza (2009). As conclusões mostraram que a gestão escolar é influenciada por aspectos históricos, econômicos e político-ideológicos, na qual a classe dominante como mecanismo de conformação social, acarretando na efetivação de uma gestão democrática formal e estética, com uma visão distorcida dos princípios democráticos necessários à transformação social no espaço escolar. Concluiu-se também que a superação dessas concepções tradicionais dar-se-á a partir da reflexão desses elementos em sua prática social, buscando elencar considerações e sugestões para se efetivar uma gestão escolar que alcance a transformação social.

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Biografia do Autor

Wallace Pereira Sant Ana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Pedagogo-Área do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Uruaçu.

Lucas Manoel Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Cidade de Goiás.

Lauce Noriyo de Moraes Nozaki, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Valparaíso.

Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia.

Luciana Campos de Oliveira Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. É Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Formosa.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

ANA, W. P. S.; ANDRADE, L. M.; NOZAKI, L. N. de M.; CASTRO, M. A. D. R. de; DIAS, L. C. de O. Reflexões sobre organização e gestão na educação profissional e tecnológica: uma análise dos elementos históricos e sociológicos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.426. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/426. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-08-13
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14