Reflexões sobre organização e gestão na educação profissional e tecnológica: uma análise dos elementos históricos e sociológicos

Autores

  • Wallace Pereira Sant Ana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Lucas Manoel Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Lauce Noriyo de Moraes Nozaki Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Luciana Campos de Oliveira Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.426

Palavras-chave:

Gestão da escola, Administração escolar, Educação profissional, Modelo de gestão escolar

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a organização e gestão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), abordando alguns dos desdobramentos históricos, sociais e legais para a efetivação da gestão democrática no contexto educacional da EPT. Para isso, analisamos aos processos de gestão escolar e as influências patrimonialistas e gerencialistas ocorridas no contexto histórico brasileiro; posteriormente, descrevemos os fundamentos político-ideológicos da organização administrativa da escola, com foco nas relações entre gestão pedagógica, administrativa e de recursos humanos e a importância destas para a transformação social; e, por fim, abordamos os elementos histórico-políticos e legais do processo democrático no contexto escolar e os entraves existentes para a legitimação da gestão democrática como princípio norteador das práticas educativas e da organização escolar, com foco na EPT. Quanto a metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa de caráter descritivo-reflexiva, baseado em autores como Coutinho (2006), Fernandes (2006), Grabowski (2014), Gramsci (2007), Paro (2012) e Souza (2009). As conclusões mostraram que a gestão escolar é influenciada por aspectos históricos, econômicos e político-ideológicos, na qual a classe dominante como mecanismo de conformação social, acarretando na efetivação de uma gestão democrática formal e estética, com uma visão distorcida dos princípios democráticos necessários à transformação social no espaço escolar. Concluiu-se também que a superação dessas concepções tradicionais dar-se-á a partir da reflexão desses elementos em sua prática social, buscando elencar considerações e sugestões para se efetivar uma gestão escolar que alcance a transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wallace Pereira Sant Ana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Pedagogo-Área do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Uruaçu.

Lucas Manoel Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Cidade de Goiás.

Lauce Noriyo de Moraes Nozaki, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Valparaíso.

Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia.

Luciana Campos de Oliveira Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. É Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Formosa.

Referências

AMORA, Antônio Soares. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa. 19 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil [recurso eletrônico]. Brasília : Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2017.

BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB [recurso eletrônico]: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 14. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017.

BUENO, Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. 2 ed. São Paulo: FTD, 2007.

COUTINHO, Carlos Nelson. O Estado Brasileiro: gênese, crise, alternativas. In: LIMA, Júlio César França (org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/EPSJV, 2006.

FERNANDES, Florestan. O Modelo Autocrático-Burguês de Transformação Capitalista. In.: FERNANDES, Florestan A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5 ed. São Paulo: Globo, 2006.

FERRETTI, Celso João. Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 299-306, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13943.pdf>. Acesso em 07 jul. 2018.

GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Tradução: Ivo Storniolo. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2007.

GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo. São Paulo: Hedra, 2007.

GRABOWSKI, Gabriel. Gestão e planejamento da educação profissional e tecnológica. [recurso eletrônico]. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

GURGEL, Cláudio R. M. A gerência do pensamento: gestão contemporânea e consciência neoliberal. São Paulo: Cortez, 2003.

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista / O ornitorrinco. São Paulo, Boitempo, 2003.

PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 25, n. 3, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/07.pdf>. Acesso em 08 jun. 2018.

VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, E. M. Gestão democrática da escola no Brasil: desafios a implementação de um novo modelo. Revista Iberoamericana de Educación, v. 67, p. 19-37, 2015. Disponível em: <https://rieoei.org/historico/documentos/rie67a01.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2018.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

ANA, W. P. S.; ANDRADE, L. M.; NOZAKI, L. N. de M.; CASTRO, M. A. D. R. de; DIAS, L. C. de O. Reflexões sobre organização e gestão na educação profissional e tecnológica: uma análise dos elementos históricos e sociológicos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.426. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/426. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-08-13
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14