Reflexões sobre organização e gestão na educação profissional e tecnológica: uma análise dos elementos históricos e sociológicos
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.426Palavras-chave:
Gestão da escola, Administração escolar, Educação profissional, Modelo de gestão escolarResumo
O presente estudo tem como objetivo discutir a organização e gestão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), abordando alguns dos desdobramentos históricos, sociais e legais para a efetivação da gestão democrática no contexto educacional da EPT. Para isso, analisamos aos processos de gestão escolar e as influências patrimonialistas e gerencialistas ocorridas no contexto histórico brasileiro; posteriormente, descrevemos os fundamentos político-ideológicos da organização administrativa da escola, com foco nas relações entre gestão pedagógica, administrativa e de recursos humanos e a importância destas para a transformação social; e, por fim, abordamos os elementos histórico-políticos e legais do processo democrático no contexto escolar e os entraves existentes para a legitimação da gestão democrática como princípio norteador das práticas educativas e da organização escolar, com foco na EPT. Quanto a metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa de caráter descritivo-reflexiva, baseado em autores como Coutinho (2006), Fernandes (2006), Grabowski (2014), Gramsci (2007), Paro (2012) e Souza (2009). As conclusões mostraram que a gestão escolar é influenciada por aspectos históricos, econômicos e político-ideológicos, na qual a classe dominante como mecanismo de conformação social, acarretando na efetivação de uma gestão democrática formal e estética, com uma visão distorcida dos princípios democráticos necessários à transformação social no espaço escolar. Concluiu-se também que a superação dessas concepções tradicionais dar-se-á a partir da reflexão desses elementos em sua prática social, buscando elencar considerações e sugestões para se efetivar uma gestão escolar que alcance a transformação social.
Downloads
Métricas
Referências
AMORA, Antônio Soares. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa. 19 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil [recurso eletrônico]. Brasília : Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2017.
BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB [recurso eletrônico]: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 14. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017.
BUENO, Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. 2 ed. São Paulo: FTD, 2007.
COUTINHO, Carlos Nelson. O Estado Brasileiro: gênese, crise, alternativas. In: LIMA, Júlio César França (org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/EPSJV, 2006.
FERNANDES, Florestan. O Modelo Autocrático-Burguês de Transformação Capitalista. In.: FERNANDES, Florestan A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5 ed. São Paulo: Globo, 2006.
FERRETTI, Celso João. Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 299-306, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13943.pdf>. Acesso em 07 jul. 2018.
GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Tradução: Ivo Storniolo. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2007.
GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo. São Paulo: Hedra, 2007.
GRABOWSKI, Gabriel. Gestão e planejamento da educação profissional e tecnológica. [recurso eletrônico]. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
GURGEL, Cláudio R. M. A gerência do pensamento: gestão contemporânea e consciência neoliberal. São Paulo: Cortez, 2003.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista / O ornitorrinco. São Paulo, Boitempo, 2003.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 25, n. 3, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/07.pdf>. Acesso em 08 jun. 2018.
VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, E. M. Gestão democrática da escola no Brasil: desafios a implementação de um novo modelo. Revista Iberoamericana de Educación, v. 67, p. 19-37, 2015. Disponível em: <https://rieoei.org/historico/documentos/rie67a01.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14