A pesquisa na Educação Profissional Técnica De Nível Médio (EPTNM): análise de um plano de curso técnico sobre pesquisas desenvolvidas em conformidade com a Resolução CNS 466/12

Autores

  • Vanessa Santos Vasconcelos Instituto Federal da Bahia
  • Nubia Moura Ribeiro Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.399

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Resolução CNS 466/12, Plano de curso, Ética em pesquisa

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a pesquisa é tratada em um plano de curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na área de enfermagem, visando identificar se a proposta de pesquisa a ser desenvolvida no curso é passível de ser aplicada em conformidade com normativas de ética em pesquisa, especificamente a Resolução CNS 466/12. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, por meio de uma análise documental do plano de curso técnico em enfermagem do Campus Eunápolis do atual Instituto Federal da Bahia. No documento foi identificada proposta de pesquisa científica com pessoas, através de entrevista e questionário. Conclui-se, após a sua análise, que há previsão de desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos, portanto, estas devem ser aplicadas em conformidade com a Resolução CNS 466/12.

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Biografia do Autor

Vanessa Santos Vasconcelos, Instituto Federal da Bahia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2009). Especialização em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal (MBA Profissional) pela ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil (2015). Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal da Bahia- IFBA. Atualmente é Auxiliar em Administração da Universidade Federal da Bahia.

Currículo lattes (CV): http://lattes.cnpq.br/0159394386952509

Nubia Moura Ribeiro, Instituto Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É professora do Instituto Federal da Bahia (cedida à UNILAB) e do Doutorado em Difusão do Conhecimento, em parceria com a UFBA. Foi Diretora do Campus de São Francisco do Conde da UNILAB, Pro-reitora de Pesquisa e Pós-Garduação do IFBA, Coordenadora da câmara Interdisciplina da FAPESB. Tem experiência na área deQuímica, Educação, Inovação, Propriedade Intelectual e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, gestão da inovação, gestão social do conhecimento, educação em química, biodiesel e cromatografia.

Currículo lattes (CV): http://lattes.cnpq.br/0456729000030033

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

VASCONCELOS, V. S.; RIBEIRO, N. M. A pesquisa na Educação Profissional Técnica De Nível Médio (EPTNM): análise de um plano de curso técnico sobre pesquisas desenvolvidas em conformidade com a Resolução CNS 466/12. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.399. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/399. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-07-30
Accepted 2018-11-06
Published 2018-11-14