Tecnologias digitais no ensino da matemática e formação de professores: possibilidades com o QR Code Reader
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.387Palavras-chave:
Informática e educação, Formação de professores, Software educativo, Ensino de matemáticaResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar propostas de uso do QR Code Reader em sala de aula, a partir de reflexões tecidas por professores de Matemática. Considerando que Tecnologias Digitais, smartphones e aplicativos estão presentes em nossas vidas, e, com mais intensidade, ainda, entre os jovens. Para realizar este estudo utilizou-se de metodologia quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário misto a professores de Matemática da rede pública de determinado município do Rio Grande do Sul. Os dados assinalaram que, embora a maioria dos professores cita utilizar as Tecnologias Digitais para ensinar Matemática, o índice tem acentuado decréscimo em se tratando do smartphone, e o Qr Code é quase que desconhecido pela totalidade dos professores. Sobre as justificativas para utilização ou não utilização do smartphone, encontra-se, que esse facilita e promove a atenção, mas, também, pode gerar indisciplina em sala de aula. No entanto, este mesmo público reconhece no aplicativo potencial para ensino e aprendizagem, o que ressalta a importância da formação destes profissionais. Por fim, práticas como as sugeridas proporcionam uma experiência diferente do tradicional, alinhada com a evolução tecnológica atual. O que possivelmente contribuirá para tornar as aulas mais dinâmicas, alunos mais motivados e uma visão diferenciada da matemática.
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Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14