Tecnologias digitais no ensino da matemática e formação de professores: possibilidades com o QR Code Reader

Autores

  • Carla Denize Ott Felcher Doutoranda no Programa Educação em Ciências da UFRGS Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel
  • Ana Cristina Medina Pinto UFPel
  • Vanderlei Folmer UNIPAMPA - Campus Uruguaiana

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.387

Palavras-chave:

Informática e educação, Formação de professores, Software educativo, Ensino de matemática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar propostas de uso do QR Code Reader em sala de aula, a partir de reflexões tecidas por professores de Matemática. Considerando que Tecnologias Digitais, smartphones e aplicativos estão presentes em nossas vidas, e, com mais intensidade, ainda, entre os jovens. Para realizar este estudo utilizou-se de metodologia quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário misto a professores de Matemática da rede pública de determinado município do Rio Grande do Sul. Os dados assinalaram que, embora a maioria dos professores cita utilizar as Tecnologias Digitais para ensinar Matemática, o índice tem acentuado decréscimo em se tratando do smartphone, e o Qr Code é quase que desconhecido pela totalidade dos professores. Sobre as justificativas para utilização ou não utilização do smartphone, encontra-se, que esse facilita e promove a atenção, mas, também, pode gerar indisciplina em sala de aula. No entanto, este mesmo público reconhece no aplicativo potencial para ensino e aprendizagem, o que ressalta a importância da formação destes profissionais. Por fim, práticas como as sugeridas proporcionam uma experiência diferente do tradicional, alinhada com a evolução tecnológica atual. O que possivelmente contribuirá para tornar as aulas mais dinâmicas, alunos mais motivados e uma visão diferenciada da matemática.

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Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Doutoranda no Programa Educação em Ciências da UFRGS Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel, especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Atua como professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel e também como professora formadora na UAB/UFPel. Doutoranda no Programa Educação em Ciências pela UFRGS, pesquisando principalmente sobre ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Educação a Distância e Formação de Professores.

Ana Cristina Medina Pinto, UFPel

Graduada em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciência da Computação pelo PPGC /UFRGS. Atuou como coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia FTEC na unidade de Porto Alegre. Atualmente sou professora pesquisadora (bolsista/CAPES-UAB) do curso de Matemática a Distância da UFPel e desenvolvo atividades de pesquisa na área de Educação a distância (EAD) e aluna regular do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

 

Vanderlei Folmer, UNIPAMPA - Campus Uruguaiana

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria e Letras - Português/Inglês pela Universidade Paulista, mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria e pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade de Lisboa - Portugal. É professor no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e coordenador do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UNIPAMPA. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, Nutrição, Obesidade, Diabetes mellitus e Estresse Oxidativo.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

FELCHER, C. D. O.; PINTO, A. C. M.; FOLMER, V. Tecnologias digitais no ensino da matemática e formação de professores: possibilidades com o QR Code Reader. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.387. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/387. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-07-24
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14