O uso de aeronave remotamente pilotada nas aulas práticas de estudo do relevo e de impactos ambientais

Autores

  • José Roselito Carmelo Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazons
  • Charles Silva de Araújo Secretaria Municipal de Educação de Manaus – SEMED
  • Darler Júnior Pereira Rebouças Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.527

Palavras-chave:

Meio ambiente, Geografia, Erosão do solo, Tecnologia

Resumo

A tecnologia dos drones, que vem se popularizando e apesar da sua difusão estar associada a um objeto de lazer (hobby), tem sido empregada em pesquisas e experimentos com o nome de ‘Aeronave Remotamente Pilotada’ (ARP). Munida de um sensor de captura de imagem, a ARP filma e faz registro imagético em ângulos diferentes do espaço terrestre para ser analisado posteriormente, além de realizar mapeamento em escalas com excelente nível de detalhamento do relevo em áreas de risco de difícil acesso e realizar voo de monitoramento sobre processos erosivos em áreas degradadas – e em diversos tipos de pesquisas relacionadas à observação, à análise e à interpretação. O objetivo da pesquisa foi utilizar a ARP nas aulas práticas da disciplina ‘Geografia II’ do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Química, no estudo do relevo e nas análises de impactos ambientais. A metodologia para desenvolvimento deste artigo foi baseada na pesquisa histórica para coleta de dados e informações sobre o desenvolvimento e utilização da tecnologia das ARPs ao longo do tempo e o procedimento dedutivo, que a partir de estudos generalizados sobre os vários modelos teve-se a particularidade do fenômeno, que permitiu definir modelo mais adequado da ARP para o uso na disciplina de Geografia. Nesse sentido, a pesquisa mostrou a construção de um cenário favorável à utilização de uma nova tecnologia que de forma eficiente permitiu aquisição de imagens impressas em formato A4 com excelente qualidade e prendeu a atenção dos alunos na sala de aula à descrição, análise e apresentação do relevo e dos estudos ambientais.

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Biografia do Autor

José Roselito Carmelo Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazons

Graduado em Geografia, Especialista em Geografia da Amazônia Brasileira e Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas -  UFAM. Professor de carreira no ensino Básico,Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, com experiência docente em programas de graduação e de pós-graduação lato sensu em instituições de ensino superior. Experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Geografia Física (Geomorfologia, Biogeografia, Hidrologia e Pedologia), Ciências Ambientais (com ênfase na avaliação e na gestão ambiental, atuando principalmente nas seguintes temáticas: a percepção e a sensibilização ambiental, Educação Ambiental, planejamento ambiental com enfoque em recuperação de área degradada, caracterização e avaliação de impacto ambiental e gestão de resíduos sólidos), Geociências com ênfase em Geologia Ambiental.

Charles Silva de Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Manaus – SEMED

Geógrafo, Analista de Geoprocessamento, SIG e Sensoriamento Remoto

Darler Júnior Pereira Rebouças, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Aluno bolsista do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

SILVA, J. R. C.; DE ARAÚJO, C. S.; PEREIRA REBOUÇAS, D. J. O uso de aeronave remotamente pilotada nas aulas práticas de estudo do relevo e de impactos ambientais. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.527. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/527. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-25
Accepted 2018-11-06
Published 2018-11-14