O uso de aeronave remotamente pilotada nas aulas práticas de estudo do relevo e de impactos ambientais
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.527Palavras-chave:
Meio ambiente, Geografia, Erosão do solo, TecnologiaResumo
A tecnologia dos drones, que vem se popularizando e apesar da sua difusão estar associada a um objeto de lazer (hobby), tem sido empregada em pesquisas e experimentos com o nome de ‘Aeronave Remotamente Pilotada’ (ARP). Munida de um sensor de captura de imagem, a ARP filma e faz registro imagético em ângulos diferentes do espaço terrestre para ser analisado posteriormente, além de realizar mapeamento em escalas com excelente nível de detalhamento do relevo em áreas de risco de difícil acesso e realizar voo de monitoramento sobre processos erosivos em áreas degradadas – e em diversos tipos de pesquisas relacionadas à observação, à análise e à interpretação. O objetivo da pesquisa foi utilizar a ARP nas aulas práticas da disciplina ‘Geografia II’ do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Química, no estudo do relevo e nas análises de impactos ambientais. A metodologia para desenvolvimento deste artigo foi baseada na pesquisa histórica para coleta de dados e informações sobre o desenvolvimento e utilização da tecnologia das ARPs ao longo do tempo e o procedimento dedutivo, que a partir de estudos generalizados sobre os vários modelos teve-se a particularidade do fenômeno, que permitiu definir modelo mais adequado da ARP para o uso na disciplina de Geografia. Nesse sentido, a pesquisa mostrou a construção de um cenário favorável à utilização de uma nova tecnologia que de forma eficiente permitiu aquisição de imagens impressas em formato A4 com excelente qualidade e prendeu a atenção dos alunos na sala de aula à descrição, análise e apresentação do relevo e dos estudos ambientais.
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Accepted 2018-11-06
Published 2018-11-14