Uma proposta para desenvolver a Habilidade Cognitivo-Linguística (Explicar) em aulas de química utilizando a estratégia P.O.E. (Prever-Observar-Explicar)

Autores

  • Marcondes Luiz da Silva Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Marcia Gorette Lima da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.507

Palavras-chave:

Experimentação, Predizer, Observar e explicar, Habilidades cognitivas

Resumo

Estudos têm avançado sobre estratégias de ensino que visem o desenvolvimento de práticas argumentativas, particularmente as que priorizam a produção, comunicação e avaliação de conhecimento científico em sala de aula. Entre as estratégias consideramos a perspectiva POE (Prever-Observar-Explicar) a partir de uma atividade experimental para abordar conceitos de Eletroquímica, nosso produto educacional. Nossa pesquisa investiga as habilidades cognitivo-linguísticas predizer, observar e explicar manifestadas por alunos do ensino superior em química. Para tanto, utilizamos instrumentos de coleta de dados para as três etapas da POE. Como principais resultados foi possível observar por meio da produção de gêneros argumentativos, oral (discussão individual e em grupo) e escritos (ficha individual) que a estratégia de ensino se mostrou útil para que os alunos exponham suas ideias e negociem entre si argumentos e explicações para os fenômenos químicos apresentados, e ainda que os alunos apresentaram evolução conceitual expressas nas respostas apresentadas nas explicações escritas, à medida em que a atividade foi desenvolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcondes Luiz da Silva Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Química do Petróleo (2014) e Licenciatura em Química (2017), Mestrando (modalidade Profissional) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, todos pela UFRN.

Marcia Gorette Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

graduada em Quimica Industrial pela UFPA (1991) e em Licenciatura em Química (1999) pela UFRN, mestre em Engenharia Química (1995) pela UFRN, especialista em CTS pela Universidade de Oviedo (2001), doutora em Educação (2003) pela UFRN e pós-doutorado (2014) em Ensino de Ciências pela Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha) como bolsista Capes. Atuou na escola da educação básica por 10 anos. É vinculada ao Instituto de Química da UFRN como professor Associado III. Entre as funções atuais inclui a coordenação da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN e a participação como membro do projeto de pesquisa Observatório da Educação (OBEDUC-2013). Coordenou o Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Química no período de 2008-2013, exerceu cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (mestrado profissional) da UFRN e atuou como coordenadora pedagógica do Programa de Bolsas REUNI na Pro-Reitoria de Pós-Graduação, coordenou e atuou como membro do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) com a Universidade de Coimbra e na Universidade do Minho, no período de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Educação em Química atuando, principalmente, com argumentação no ensino de ciências e formação de professores

Referências

ALONSO, Luis ¿Cuál es el nivel o dificultad de la enseñanza que se está exigiendo en la aplicación del nuevo sistema educativo? Educar, n. 26, p. 53-74, 2000.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2003.

ARAGON-MÉNDEZ, Maria del Mar. La ciencias experimentales y la enseñanza bilingüe. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 4, n. 1, p. 152-175, 2007.

BORGES, A. Tarciso. Como evoluem os modelos mentais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 1, p. 66-92, 1999.

BRUXEL, Jerusa. Atividades Experimentais no Ensino de Química: Pesquisa e Construção conceitual. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Centro Universitário Univates. Lajeado, 2012.

BURGOS, Bertha Velásquez; CLEVES, Nahyr Remolina; MÁRQUEZ, María Graciela Calle. Habilidades de pensamiento como estrategia de aprendizaje para los estudiantes universitarios. Revista de Investigaciones UNAD, v. 12, n. 2, p. 23-41, 2013.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa. Building up explanations in physics teaching. International Journal of Science Education, v. 26, n. 2, p. 225-237, 2004.

CHAMIZO, Jose Antonio. Evaluación de los aprendizajes. Tercera parte: POE, autoevaluación, evaluación en grupo y diagramas de Venn. Evaluación Educativa. v. 8, n. 3, p. 141-145, 1997.

CINICI, Ayhan; SOZBILIR, Mustafa; DEMIR, Yavuz. Effect of cooperative and individual learning activities on students' understanding of diffusion and osmosis. Eurasian Journal of Educational Research, v. 11, n. 43, p. 19-36, 2011.

CONCARI, Sonia Beatriz. Las teorías y modelos en la explicación científica: implicancias para la enseñanza de lasciencias. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 85-94, 2001.

COROMINAS, Josep. Actividades experimentales POE en la enseñanza de la química y de la física. Alambique. n. 74, p.69-75. 2013.

CORSO, Thiago Marinho; TRIVELATO, Silvia Luzia. Explicação na educação científica: um panorama (1998 a 2016) da science education. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 4611-4616, 2017.

CUSTÓDIO, José Francisco; CRUZ, Frederico Firmo; OLIVEIRA, Maurício Pietrocola Pinto. Explicações científicas, explicações escolares e entendimento. Alexandria, v. 4, n. 2, p. 179-204, 2011.

DUVAL, Raymond. Semiosis y pensamiento humano. Colombia: Universidad del Valle, 1999.

FIGUEIROA, Alcina. A explicação de fenómenos físicos por alunos do ensino básico. In: CONGRESSO ENCIGA, 19., Póvoa de Varzim, Actas... 2006.

GILBERT, John K.; BOULTER, Caroline; RUTHERFORD, Margaret. Models in explanations, part 1: horses of courses? International Journal of Science Education, v. 20, n. 1, p. 83-97, 1998.

GILBERT, John K.; BOULTER, Caroline; RUTHERFORD, Margaret. Explanations with models in science education. In: GILBERT, J. K; BOULTER, C. J. (Eds). Developing models in science education. Dordrecht: Kluwer, 2000, p. 193-208.

GIL-PEREZ, Daniel; CACHAPUZ, Antonio; CARVALHO, Ana Maria Pessoa; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

GUATEMALA. Ministério da Educação. Direção Geral de Avaliação e Investigação Educativa. La predicción, una estratégia para aplicar en la comunicación oral y escrita. 2012. Materiales Pedagógicos - Comunicación y Lenguaje - La predicción.

GUNSTONE, Richard; WHITE, Richard. Understanding of gravity. Science Education, n. 65, p. 291-299. 1981.

IZQUIERDO, Mercè; SANMARTÍ, Neus. Enseñar a leer y escribir textos de Ciencias de la Naturaleza. Barcelona. 2000.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, Maria Pilar; GALLÁSTEGUI, Joaquin. Argumentación y uso de pruebas: construcción, evaluación y comunicación de explicaciones química. Barcelona: 2011. p. 121

JOYCE, Chris. Predict, Observe, Explain (POE). Disponível em http://www. arbs.nzcer.org.nz/strategies/poe.php. 2006

JORBA, Jordi. Hablar y escribir para aprender. Barcelona, 2000.

KIBIRIGE, Israel; OSODO, Joseph; TLALA, Kedibone Magdeline. The effect of Predict-Observe-Explain strategy on learners’ misconceptions about dissolved salts. Mediterranean Journal of Social Sciences. v. 5, n. 4, p. 300-310, 2014.

KLIMOVSKY, Gregorio. Las desventuras del conocimiento científico. Una introducción a la epistemología. 2.ed., Buenos Aires: A Z Editora, 1995.

LIRA, Mirtes Ribeiro. A explicação na prática discursiva pedagógica no ensino de ciências naturais. Jundaí: Paco, 2014.

LIEW, Chong Wah; TREAGUST, David. A Predict-Observe-Explain teaching sequence for learning about students' understanding of heat and expansion liquids. Science Teachers Journal, v. 41, n. 1, 1995.

LONDOÑO, Saulo. Habilidades cognitivo lingüísticas de pensamiento social en estudiantes de la escuela pedro emilio gil a través de la enseñanza y aprendizaje del derecho de opinión. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidad Tecnológica de Pereira. Facultad de Ciencias de LA Educación, Colômbia, 2016.

MACHAMER, Peter. Philosophy of science: an overview for educators. Science & Education, v. 7, n.1, p. 1-11. 1998.

MEDEIROS, Edilene Ferreira; SILVA, Márcia Gorette Lima; LOCATELLI, Solange Wagner. A argumentação e o potencial metacognitivo de uma atividade experimental baseada na POA (Previsão-Observação-Argumentação). AmazRECM, v. 14, n. 29, p. 27-42, 2018.

MILLÁN, Gisela Hernández; VILLA, Norma Mónica López. Predecir, observar, explicar e indagar: estrategias efectivas en el aprendizaje de las ciencias. Educació Química, n. 9, 2011.

NEDELSKY, Leo. Science Teaching and science testing. 1965.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. Conhecimento profissional para ensinar a explicar processos e fenômenos nas aulas de Química. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 243-268, 2015.

OSBORNE, Jonathan F.; PATTERSON, Alexis. Scientific argument and explanation: a necessary distinc¬tion? Science Education, v. 95, n. 4, p. 627-638, 2011.

PALMER, David. The POE in the primary school: an evaluation. Research in Science Education, v. 25, n. 3, p. 323-332, 1995.

PRAIA, João; CACHAPUZ, António Francisco; GIL-PÉREZ, Daniel. Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência. Ciência & Educação, v. 8, n. 1, p. 127-145, 2002.

RATHS, Louis (1986). Cómo enseñar a pensar. Buenos Aires: Paidós.

RODRIGUES, Renato Félix; PEREIRA, Alexsandro Pereira; SABKA, Diego Ricardo. O debate entre argumentação e explicação: uma análise no contexto de seminários de astronomia. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 4571-4574, 2017.

ROMERO-BOJÓRQUEZ, Ladislao, SLISKO, Josip; UTRILLA-QUIROZ, Alejandra. Incremento de presión en recipiente con globos inflados en su interior: las predicciones y explicaciones estudiantiles. Ra Ximhai, v. 10, n. 5, p. 199-210, 2014.

SÁNCHEZ, Margarita. Desarrollo de habilidades del pensamiento: procesos básicos del pensamiento. 2a. ed., México: Ed. Trillas, 1995.

SANMARTÍ, Neus. Didáctica de las ciências em la educación secundaria obligatoria. Síntesis Educación: DCE, 2002.

SANMARTÍ, Neus. El lenguaje y la experimentación en las clases de Química. Educación abierta: aspectos didácticos de Física y Química. Espanha, n. 163, p. 183–202, 2003.

SANTOS, Juliano; MEIRA, Karina Cardoso. Operações de pensamento e estratégias de ensino: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, n. 3, p. 2025-2038, 2015.

SANTOS, C. G. B. Explorando a aprendizagem baseada em problemas no ensino médio para tratar de temas interdisciplinares a partir das aulas de química. 2010. 104f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

SCHWAHN, Maria Cristina Aguirre; OAIGEN, Edson Roberto. O uso do laboratório de ensino de Química como ferramenta: investigando as concepções de licenciandos em Química sobre o Predizer, Observar, Explicar (POE). Acta Scientiae, v. 10, n. 2, p.151-169. 2008

SCHWITZGEBEL, Eric. Children’s theories and the drive to explain. Science & Education, v. 8, 457-488, 1999.

SILVA, Marcia Gorette Lima; MARQUEZ, Conxita Bargalló; OLIVERAS, Begonya Prat. Análisis de las dificultades de futuros professores de química al ler criticamente un artículo de prensa. Educação & Pesquisa, v. 43, n. 2, p 535-552, 2017.

SILVA, Marcia Gorette Lima; NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Instrumentação para o ensino de química. Natal: UFRN, 2008.

SUART, Rita de Cássia; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.

SWEEDLER, Jonathan. Disponível em: <http://scienceblogs.com.br/hypercubic/2016/12/13-problemas-no-solucionados-da-qumica/>. 2016.

TALAMONTI, Mariana Baldasarre. Prácticas y representaciones sociales presentes en una escuela no tradicional. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Matemática Educativa). Instituto Politécnico Nacional, México DF. 2010.

VERNET, Isabel Meza. Procesos cognitivos básicos, material de apoyo. Cuadernos Unimetanos, n. 20, p. 34-36, 2009.

WANNMACHER, Vera. Predição, compreensão e situação de compreensão. Revista Desenredo, v. 7, n. 1, p. 91-103. 2011.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

DA SILVA AZEVEDO, M. L.; SILVA, M. G. L. da. Uma proposta para desenvolver a Habilidade Cognitivo-Linguística (Explicar) em aulas de química utilizando a estratégia P.O.E. (Prever-Observar-Explicar). Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.507. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/507. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Desenvolvimento de Produtos Educacionais
Received 2018-08-25
Accepted 2018-10-25
Published 2018-11-14