Uma proposta para desenvolver a Habilidade Cognitivo-Linguística (Explicar) em aulas de química utilizando a estratégia P.O.E. (Prever-Observar-Explicar)

Autores

  • Marcondes Luiz da Silva Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Marcia Gorette Lima da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.507

Palavras-chave:

Experimentação, Predizer, Observar e explicar, Habilidades cognitivas

Resumo

Estudos têm avançado sobre estratégias de ensino que visem o desenvolvimento de práticas argumentativas, particularmente as que priorizam a produção, comunicação e avaliação de conhecimento científico em sala de aula. Entre as estratégias consideramos a perspectiva POE (Prever-Observar-Explicar) a partir de uma atividade experimental para abordar conceitos de Eletroquímica, nosso produto educacional. Nossa pesquisa investiga as habilidades cognitivo-linguísticas predizer, observar e explicar manifestadas por alunos do ensino superior em química. Para tanto, utilizamos instrumentos de coleta de dados para as três etapas da POE. Como principais resultados foi possível observar por meio da produção de gêneros argumentativos, oral (discussão individual e em grupo) e escritos (ficha individual) que a estratégia de ensino se mostrou útil para que os alunos exponham suas ideias e negociem entre si argumentos e explicações para os fenômenos químicos apresentados, e ainda que os alunos apresentaram evolução conceitual expressas nas respostas apresentadas nas explicações escritas, à medida em que a atividade foi desenvolvida.

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Biografia do Autor

Marcondes Luiz da Silva Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Química do Petróleo (2014) e Licenciatura em Química (2017), Mestrando (modalidade Profissional) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, todos pela UFRN.

Marcia Gorette Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

graduada em Quimica Industrial pela UFPA (1991) e em Licenciatura em Química (1999) pela UFRN, mestre em Engenharia Química (1995) pela UFRN, especialista em CTS pela Universidade de Oviedo (2001), doutora em Educação (2003) pela UFRN e pós-doutorado (2014) em Ensino de Ciências pela Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha) como bolsista Capes. Atuou na escola da educação básica por 10 anos. É vinculada ao Instituto de Química da UFRN como professor Associado III. Entre as funções atuais inclui a coordenação da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN e a participação como membro do projeto de pesquisa Observatório da Educação (OBEDUC-2013). Coordenou o Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Química no período de 2008-2013, exerceu cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (mestrado profissional) da UFRN e atuou como coordenadora pedagógica do Programa de Bolsas REUNI na Pro-Reitoria de Pós-Graduação, coordenou e atuou como membro do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) com a Universidade de Coimbra e na Universidade do Minho, no período de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Educação em Química atuando, principalmente, com argumentação no ensino de ciências e formação de professores

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

DA SILVA AZEVEDO, M. L.; SILVA, M. G. L. da. Uma proposta para desenvolver a Habilidade Cognitivo-Linguística (Explicar) em aulas de química utilizando a estratégia P.O.E. (Prever-Observar-Explicar). Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.507. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/507. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Desenvolvimento de Produtos Educacionais
Received 2018-08-25
Accepted 2018-10-25
Published 2018-11-14