Modelagem matemática, cálculo diferencial e integral e banco de dados: um estudo sobre pesquisas brasileiras

Autores

  • Jefferson Dantas de Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.496

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Cálculo diferencial e integral, Banco de dados, Mapeamento

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma investigação que tem como objetivo analisar como se apresentam as pesquisas que utilizam a modelagem matemática como auxílio para o ensino da disciplina Cálculo Diferencial e Integral, e posteriormente armazená-las em um banco de dados. Como abordagem metodológica, se utilizou os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de dez pesquisas publicadas em dois bancos de dados. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente sete categorias: a) contexto da pesquisa; b) questão de pesquisa/objetivo; c) referencial teórico; d) metodologia; e) principais resultados; f) perspectivas de continuidade; e g) conteúdo do Cálculo diferencial e integral. Após o mapeamento, as pesquisas foram disponibilizadas na rede, organizadas em um banco de dados criado para este fim. O estudo permitiu identificar a relevância da utilização de procedimentos metodológicos como a Modelagem Matemática no ensino e na aprendizagem da disciplina de Cálculo diferencial e integral. Verificou-se ainda que a utilização dessa metodologia permite que os estudantes sintam-se motivados no processo de aprendizagem dessa disciplina, adquirindo o interesse pelo estudo do cálculo.

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Biografia do Autor

Jefferson Dantas de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Educação Matemática e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM).

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

DE OLIVEIRA, J. D.; DE FREITAS MADRUGA, Z. E. Modelagem matemática, cálculo diferencial e integral e banco de dados: um estudo sobre pesquisas brasileiras. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.496. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/496. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-24
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14