Modelagem matemática, cálculo diferencial e integral e banco de dados: um estudo sobre pesquisas brasileiras

Autores

  • Jefferson Dantas de Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.496

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Cálculo diferencial e integral, Banco de dados, Mapeamento

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma investigação que tem como objetivo analisar como se apresentam as pesquisas que utilizam a modelagem matemática como auxílio para o ensino da disciplina Cálculo Diferencial e Integral, e posteriormente armazená-las em um banco de dados. Como abordagem metodológica, se utilizou os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de dez pesquisas publicadas em dois bancos de dados. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente sete categorias: a) contexto da pesquisa; b) questão de pesquisa/objetivo; c) referencial teórico; d) metodologia; e) principais resultados; f) perspectivas de continuidade; e g) conteúdo do Cálculo diferencial e integral. Após o mapeamento, as pesquisas foram disponibilizadas na rede, organizadas em um banco de dados criado para este fim. O estudo permitiu identificar a relevância da utilização de procedimentos metodológicos como a Modelagem Matemática no ensino e na aprendizagem da disciplina de Cálculo diferencial e integral. Verificou-se ainda que a utilização dessa metodologia permite que os estudantes sintam-se motivados no processo de aprendizagem dessa disciplina, adquirindo o interesse pelo estudo do cálculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jefferson Dantas de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Educação Matemática e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM).

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas Ciências Sociais. In: GEWANDSNAJDER, F. O método nas Ciências Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. cap. 4. p. 145-152.

ARAÚJO, A. M. R. Modelagem Matemática nas aulas de cálculo: uma estratégia que pode contribuir com a aprendizagem dos alunos da engenharia. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pará, Pará, 2008.

BARBA, C. H. Orientações básicas na elaboração do artigo científico. 2008. Disponívelem:http://www.unir.br/html/pesquisa/Pibic/Elaboracao%20de%20Artigo%20Cientifico2006.doc. Acesso em: 06/03/2018.

BASSANEZI, R. C. Ensino e aprendizagem com Modelagem Matemática. 3.ed. São Paulo; Contexto, 2010.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática & implicações no ensino aprendizagem de matemática. Blumenau: Editora FURB, 1999.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática & Implicações no Ensino e Aprendizagem de Matemática. 3. ed. Blumenau: Edifurb, 2007.

BLUM, W., NISS, M. Applied mathematical problem solving, modelling, applications, and links to other subjects – state, trends and issues in mathematics instruction. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 22, n. 1, p. 37-68, 1991.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. In: Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 2010.

BRITO, A. J.; CARDOSO, V. C. Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do Cálculo Diferencial: reflexões metodológicas. Zetetiké, 1997.

CARGNIN, C. Ensino e Aprendizagem da Integral de Riemann de uma variável real: possibilidades de articulação da utilização de mapas conceituais com a Teoria de Registros de Representação Semiótica. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2013.

FERRÃO, N.S. Mapas Conceituais digitais como elemento sinalizador da aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2013.

GOMES, E. Ensino e aprendizagem de cálculo na engenharia: um mapeamento das publicações nos COBENGEs. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS – GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 16, Canoas. Anais... Canoas: ULBRA, 2012.

GUEDIN, J. Cálculo diferencial e integral: o ensino como uma abordagem histórica e suas contextualizações. Monografia (Especialização em Educação Matemática). Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Criciúma, 2004.

JUNQUEIRA, S. M. S. Experiências de estudantes na construção do conhecimento de Derivada em aulas de Cálculo Diferencial e Integral I. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2014.

LEME, J.C.M. Aprendizagem da Derivada: Uma perspectiva de análise pelos fluxos de pensamento. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2016.

MADRUGA, Z. E. F; BIEMBENGUT, M. S. Modelagem & Aleg(o)rias: um enredo entre cultura e educação. Editora Appris. Curitiba-PR. 2016.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MATEUS, P. Derivadas de funções reais de uma variável real e Integrais de Riemann: Construção e aprendizagem de conceitos mediados pro mídias e práticas usuais. Tese (Doutorado). Universidade de Anhanguera, São Paulo, 2014.

REZENDE, W.M. O ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. In MACHADO, N.; CUNHA, M. (Org) Linguagem, Conhecimento, Ação – ensaios de epistemologia e didática. Escrituras, São Paulo, 2003.

ROCHA, M. D. Desenvolvendo atividades computacionais na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I: Estudo de uma proposta de ensino pautada na articulação entre a visualização e a experimentação. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, 2010.

SANTOS, M. B. S. Um olhar para o conceito de Limite: Constituição, Apresentação e Percepção de professores e alunos sobre o ensino e aprendizado. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2013.

SANTOS, S. P.; MATOS, M. G.O. O ensino de Cálculo I no curso de Licenciatura em Matemática: obstáculos na aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, v.3, n.3, p.458 - 473, Agosto – Dezembro, 2012.

SILVA, C. A. Introdução ao conceito da integral de funções polinomiais em um curso de engenharia de produção por meio de tarefas fundamentadas em princípios de Modelagem Matemática. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2013.

VOGADO, G.E.R. O ensino e a aprendizagem das ideias preliminares envolvido no conceito de integral por meio da resolução de problemas. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2014.

WROBEL, Julia S. et. al. O mapa do ensino de Cálculo nos últimos 10 anos do COBENGE. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 41., 2013. Anais... Gramado, Rio Grande do Sul. 2013.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

DE OLIVEIRA, J. D.; DE FREITAS MADRUGA, Z. E. Modelagem matemática, cálculo diferencial e integral e banco de dados: um estudo sobre pesquisas brasileiras. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.496. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/496. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-24
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14