“Reações Curiosas”: Produção e aplicação de kit didático para o Ensino de Ciências

Autores

  • Chirlei de Fátima Rodrigues Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Renata Subtil Torres Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Danielli Veiga Carneiro Sondermann Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.586

Palavras-chave:

Material didático, Química, Ensino médio

Resumo

O presente artigo apresenta o percurso da construção, validação e aplicação de um Kit Didático para o Ensino de Ciências, como proposta de um produto educacional desenvolvido durante a disciplina de recursos didáticos ofertada pelo mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Brasil. O produto foi validado por especialistas e, em seguida, foi aplicado a um grupo de alunos do segundo ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual do Espírito Santo, com o objetivo de averiguar os conhecimentos prévios em relação ao conteúdo de reações químicas, além de possibilitar a avaliação do potencial do Kit como um material pedagógico lúdico e interessante dentro do contexto de uma aula de química. Por meio de questionário aplicado em dois momentos, antes e depois da utilização do Kit Didático, ficou evidente a importância de uma prática contrária a um modelo simplista de educação, pois a utilização do Kit, construído com materiais simples e de baixo custo, materializa um ensino de ciências que possibilite a compreensão das relações existentes entre a Ciência e o cotidiano do aluno, rompendo com práticas de um ensino tradicionalmente fragmentado. Utilizar diferentes espaços para a aprendizagem, com recursos inovadores é um meio de elevar a qualidade das aprendizagens construídas de forma significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Chirlei de Fátima Rodrigues, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Professora de Química da Rede Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo. Mestranda do Programa Educimat - Instituto Federal do Espírito Santo - IFES.

 http://lattes.cnpq.br/5246207727584522

Renata Subtil Torres, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Pedagoga e Instrutora Voluntária da Escola Ambiental de Bodyboarding e Auxiliar de Secretaria Escolar da Prefeitura Municipal de Vila Velha- Espírito Santo. Mestranda do Programa Educimat - Ifes.

 http://lattes.cnpq.br/2315165571493040

Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Professora com dedicação exclusiva do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 http://lattes.cnpq.br/8335710912224751

Referências

BRASIL, MEC. As Novas Diretrizes Curriculares que Mudam o Ensino Médio Brasileiro, Brasília,1998.

CARMO, E. A.; SILVA, O. F.; BARREIROS, J. A. L.; FERREIRA, A. O. Construção de Protótipo Didático: Uma abordagem diferenciada no processo de ensino/aprendizagem de engenharia. In: CBA,16., Anais... Salvador, Brasil. 2006.

COELHO, A.A.R.; ALMEIDA, O. M.; SANTOS, J. E. S.; SUMAR, R. R. Experimentos Práticos de Controle Adaptado na Graduação. In.: COBENGE – CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, Anais... Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC, 2001.

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação (SEDU). Currículo Básico da Escola Estadual - Ensino médio: área de Ciências da Natureza. Vitória: SEDU, 2009. 128 p. 2010.

FILATRO, A. As teorias pedagógicas fundamentais em EAD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (orgs). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. (pp. 96-104).

MAGNO, W. C.; ARAÚJO, A. E. P.; LUCENA, M. A.; MONTARROYOS, E. Realizando experimentos didáticos com o sistema de som de um PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 117-123, 2004.

PAINES, P. A. Desenvolvimento de Kit Didático de Geração de Energia Solar. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/8319/PAINES%2C%20PATRICIA%20DE%20ANDRADE.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 03 jul. 2018.

ROTHE-NEVES, M.; SILVA, O. F; BARREIROS, J. A. L. Metodologia para a construção de protótipos didáticos para cursos de controle e automação de sistemas. COBENGE 2004. Disponível em <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/15/artigos/01_057.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

RODRIGUES, C. de F.; TORRES, R. S.; SONDERMANN, D. V. C. “Reações Curiosas”: Produção e aplicação de kit didático para o Ensino de Ciências. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.586. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/586. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Desenvolvimento de Produtos Educacionais
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-25
Published 2018-11-14