“Reações Curiosas”: Produção e aplicação de kit didático para o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.586Palavras-chave:
Material didático, Química, Ensino médioResumo
O presente artigo apresenta o percurso da construção, validação e aplicação de um Kit Didático para o Ensino de Ciências, como proposta de um produto educacional desenvolvido durante a disciplina de recursos didáticos ofertada pelo mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Brasil. O produto foi validado por especialistas e, em seguida, foi aplicado a um grupo de alunos do segundo ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual do Espírito Santo, com o objetivo de averiguar os conhecimentos prévios em relação ao conteúdo de reações químicas, além de possibilitar a avaliação do potencial do Kit como um material pedagógico lúdico e interessante dentro do contexto de uma aula de química. Por meio de questionário aplicado em dois momentos, antes e depois da utilização do Kit Didático, ficou evidente a importância de uma prática contrária a um modelo simplista de educação, pois a utilização do Kit, construído com materiais simples e de baixo custo, materializa um ensino de ciências que possibilite a compreensão das relações existentes entre a Ciência e o cotidiano do aluno, rompendo com práticas de um ensino tradicionalmente fragmentado. Utilizar diferentes espaços para a aprendizagem, com recursos inovadores é um meio de elevar a qualidade das aprendizagens construídas de forma significativa.
Downloads
Referências
BRASIL, MEC. As Novas Diretrizes Curriculares que Mudam o Ensino Médio Brasileiro, Brasília,1998.
CARMO, E. A.; SILVA, O. F.; BARREIROS, J. A. L.; FERREIRA, A. O. Construção de Protótipo Didático: Uma abordagem diferenciada no processo de ensino/aprendizagem de engenharia. In: CBA,16., Anais... Salvador, Brasil. 2006.
COELHO, A.A.R.; ALMEIDA, O. M.; SANTOS, J. E. S.; SUMAR, R. R. Experimentos Práticos de Controle Adaptado na Graduação. In.: COBENGE – CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, Anais... Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC, 2001.
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação (SEDU). Currículo Básico da Escola Estadual - Ensino médio: área de Ciências da Natureza. Vitória: SEDU, 2009. 128 p. 2010.
FILATRO, A. As teorias pedagógicas fundamentais em EAD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (orgs). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. (pp. 96-104).
MAGNO, W. C.; ARAÚJO, A. E. P.; LUCENA, M. A.; MONTARROYOS, E. Realizando experimentos didáticos com o sistema de som de um PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 117-123, 2004.
PAINES, P. A. Desenvolvimento de Kit Didático de Geração de Energia Solar. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/8319/PAINES%2C%20PATRICIA%20DE%20ANDRADE.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 03 jul. 2018.
ROTHE-NEVES, M.; SILVA, O. F; BARREIROS, J. A. L. Metodologia para a construção de protótipos didáticos para cursos de controle e automação de sistemas. COBENGE 2004. Disponível em <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/15/artigos/01_057.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.